O UNIFAA possui uma variada política de atendimento ao discente que inclui o Programa de Nivelamento e Apoio à Aprendizagem (PRONAP), o Centro de Apoio Psicológico e Pedagógico (CAPP), Programa de acompanhamento a egressos, Programa de monitoria, Programa de apoio financeiro ao discente, a ouvidoria e outros dispositivos.
A Política de Apoio ao Estudante visa a promover a implantação de programas diversificados de atenção e atendimento aos acadêmicos, buscando o pleno desenvolvimento do corpo discente, considerando a promoção do bem-estar e desenvolvimento integral do estudante, condição essencial aos processos de aprendizagem e ao sucesso acadêmico, pessoal e profissional. Prevê atividades tais como: apoio ao desenvolvimento acadêmico, suporte pedagógico e psicológico, acesso às atividades sócio-culturais e esportivas, além de apoio ao egresso.
Para acompanhamento dos alunos, realizam-se reuniões mensais entre os diretores de cursos e os representantes de turma, visando obter informações sobre o relacionamento aluno-professor, sobre a visão do discente a respeito do desenvolvimento das disciplinas e do curso, gerando propostas para melhoria do mesmo. Além disso, foi instituído o “Café com o UNIFAA”, programa este que visa propiciar um momento de confraternização entre a Reitoria e representantes do corpo discentes da IES. São realizados seis encontros por ano, os alunos são escolhidos pela direção de cada curso.
Os docentes são os facilitadores e mediadores do processo ensino-aprendizagem, buscando sempre estarem acessíveis aos alunos, mostrando-se dispostos a sanar suas dúvidas. Eles também estimulam os discentes a desenvolver iniciação científica, publicações de trabalhos em revistas, apresentação de trabalhos em congressos e participação nas atividades de monitoria.
A política institucional que norteia o apoio aos estudantes tem como base as seguintes diretrizes:
O PRONAP – Programa de Nivelamento e Apoio à Aprendizagem tem como objetivo identificar problemas pontuais de aprendizagem nas disciplinas básicas, principalmente, Matemática, Biologia, Química, Libras, Língua Portuguesa e Inglês Instrumental.
As disciplinas oferecidas gratuitamente no programa de nivelamento e de apoio a aprendizagem não possuem caráter obrigatório nem contam como carga horária a ser contabilizada na matriz curricular. Têm apenas o intuito de contribuir para a aprendizagem dos estudantes no processo de desempenho nas disciplinas regulares. O programa possui emissão de certificado e o aluno poderá cursar os 6 cursos simultaneamente se for do seu interesse.
Os alunos terão até 90 dias para realizar a disciplina e emitir o certificado de conclusão.
DISCIPLINAS OFERTADAS
Matemática: Inscreva-se
Biologia: Inscreva-se
Química: Inscreva-se
Libras: Inscreva-se
Língua Portuguesa: Inscreva-se
Inglês Instrumental: Inscreva-se
O CAPP é o Centro de Apoio Pedagógico e Psicológico do UNIFAA. A unidade está subordinada ao Núcleo de Apoio Pedagógico e Inclusão, NAPI, e foi criada para dar suporte e orientação pedagógica e psicológica aos alunos da Instituição de forma a minimizar as variáveis que interferem no processo de aquisição de conhecimento, nas condições de permanência dos discentes e nas questões de acessibilidade pedagógica e inclusão a alunos com deficiência ou com necessidades educativas especiais.
O CAPP tem como objetivo geral orientar e auxiliar os alunos na resolução de problemas - acadêmicos, de relacionamento interpessoal, psicológicos e relativos a acessibilidade e inclusão - que interferem no desenvolvimento pessoal, profissional e no processo de aprendizagem.
Agende seu horárioO Núcleo de Atividades (NAT) é uma unidade do Centro Universitário de Valença (UNIFAA), criado cujo objetivo é centralizar os registros e procedimentos relacionados às atividades complementares, trabalho de conclusão de curso (TCC), monitoria e estágio supervisionado curricular (ESC), objetivando a divulgação, a padronização, arquivo e controle de procedimentos gerais em relação a estas atividades.
Em consonância com o disposto no artigo 84 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996), que trata da monitoria realizada pelos discentes do Ensino Superior, o UNIFAA oferece através de edital, semestralmente, vagas aos discentes que apresentem excelência acadêmica, para que possam atuar como monitores em tarefas de apoio ao ensino.
A monitoria visa ao aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos, além de favorecer o clima de cooperação mútua entre os estudantes, bem como, a interação e cooperação entre docente e estudante.
Os professores dos cursos realizam a seleção e acompanhamento dos monitores ao longo de cada semestre letivo. Esse acompanhamento esclarece sobre procedimentos e documentos que devem ser preenchidos, auxiliando-os, também, nas tarefas cotidianas e esclarecimento de dúvidas. Essa ação contempla, ainda, a aprovação do plano inicial e do relatório final de atividades, além do registro e certificação final.
As vagas são oferecidas pelas disciplinas, para tanto, os monitores passam por um processo de seleção por meio da análise de histórico escolar, prova e entrevista. Diante da importância apresentada pelo programa para o complemento da formação profissional, a monitoria é objeto de esforços intensivos de melhoria e ampliação, visando a proporcionar a inclusão de novos contingentes de estudantes nas atividades.
Conheça mais sobre a monitoria do UNIFAA.
Edital de Monitoria