Profissionais da saúde de Valença recebem as primeiras doses da vacina da Covid-19

Um momento histórico para a população valenciana. Na manhã desta quarta-feira, 20, foram aplicadas as primeiras vacinas da Covid-19 em moradores do Valença. O início da vacinação na cidade aconteceu no Hospital Escola de Valença (HEV) e a primeira a receber a dose da vacina foi Loide Bergman Costa, Técnica de Enfermagem do HEV há 31 anos.

"Agradeço a Deus pela vacina ter chegado a Valença e ter começado aqui por nossos colegas,

profissionais de saúde, para podermos ser imunizados e poder proteger nossa família,

amigos e a população" - disse Loide.

O segundo imunizado no município foi Luis Melo diniz, que há 35 anos desempenha as funções de Serviços Gerais no Hospital Escola. Ele também contou sobre ser um dos primeiros a receber a vacina.

"Fico muito feliz por ser um dos primeiros a ter tomado a vacina.

É uma vitória para a gente que a população de Valença

possa tomar a vacina também." - contou Luis Melo

O marco inicial da vacinação da Covid-19 contou com a presença do Prefeito de Valença, Fernandinho Graça, do Vice-Prefeito, Hélio Suzano, da Secretária de Saúde, Soraia Furtado da Graça, do Presidente da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, Antônio Carlos Arbex, do Diretor Geral do HEV, Thiago José, e da Diretora Administrativa do HEV, Josiê Nogueira.

VACINAÇÃO EM VALENÇA

A primeira fase da vacinação em Valença seguirá criteriosamente as orientações do Ministério da Saúde e acontecerá de acordo com a listagem abaixo de grupos prio:

- Trabalhadores da Saúde, da linha de frente em todos os hospitais do Município;
- Idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência (Asilo São Vicente de Paula, Asilo de Conservatória);
- Pacientes e Funcionários das 02 Residências Terapêuticas da Saúde Mental e Enfermaria Psiquiátrica;
- Trabalhadores de serviços de funerária e coveiros;
- Equipe das ambulâncias;
- Equipe da CINED;
- Equipe da Vigilância em Saúde que estão na coleta de material para exames Covid-19
- Equipe da Imunização;
- Equipe de frente da Atenção Básica que estão atendendo pacientes com sintomas Covid-19;

As demais fases da vacinação, voltadas a outros grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, serão realizadas conforme novas remessas de vacina forem recebidas na cidade. A vacinação será realizada por 3 equipes volantes de imunização que sairão da Central de Imunização com escolta para maior segurança dos profissionais e dos estabelecimentos de destino.