Comitiva com nove profissionais da FAA realiza imersão na educação de Sobral

Publicado em: 03/09/2024

A aproximação entre a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) e o município de Sobral teve mais um capítulo na última semana. Uma comitiva composta por nove profissionais do Centro Universitário de Valença – UniFAA e da Rede de Educação Arcoverde esteve em Sobral (CE) na última semana para mais uma imersão no modelo educacional da cidade cearense. Segundo o Presidente da FAA, José Rogério Moura de Almeida Neto, a ideia é entender como os métodos usados lá “podem ser adaptados e aplicados em nossas instituições, visando elevar ainda mais a qualidade do ensino que oferecemos, além de apoiar na transformação da educação pública da região.”

Sobral é um exemplo de sucesso quando se fala na transformação da educação pública por meio de políticas educacionais consistentes e bem planejadas, com foco na formação continuada de professores, no uso de dados para monitorar o aprendizado e em um sistema de gestão escolar que envolve a comunidade. “Essa combinação de fatores criou um ambiente onde a aprendizagem de qualidade é priorizada, resultando em altos índices de desempenho, como vimos no Ideb”, afirma José Rogério, acrescentando que “essa visita nos oferece a oportunidade de trazer essas lições de volta e implementá-las em nossos contextos, potencializando ainda mais a qualidade da educação que oferecemos.”

A coordenadora dos cursos de Licenciatura do UniFAA, Mônica Teixeira, integrou a comitiva da FAA. Segundo ela, a imersão no sistema educacional de Sobral não poderia ser mais enriquecedora. Foram feitas visitas às escolas, conversas com gestores e professores locais, e observação de práticas pedagógicas com excelentes resultados de aprendizagem. Para ela, os ganhos obtidos por meio desse intercâmbio são múltiplos:

“Em primeiro lugar, estamos adquirindo conhecimento sobre um modelo de ensino que tem se destacado nacionalmente pela eficiência e pelos excelentes resultados nas avaliações nacionais. Além disso, estamos trazendo de volta conhecimentos que podem ser adaptados e implementados em nossa realidade, visando a melhoria da qualidade do ensino. O intercâmbio também fortalece a formação continuada de nossos docentes, permitindo que eles se atualizem e desenvolvam novas competências pedagógicas. Por fim, essa experiência promove um valioso networking e uma troca de experiências que enriquece o repertório de todos os envolvidos.”