Convênio COAPES com Barra do Piraí

Publicado em: 20/12/2022

No último dia 16, a Fundação Dom André Arcoverde juntamente ao Centro Universitário de Valença, oficializou com a prefeitura de Barra do Piraí o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Presidente da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, Antônio Carlos Dahbar Arbex, o Reitor do UNIFAA, José Rogério Moura de Almeida Neto, o Prefeito da cidade de Barra do Piraí, Mario Reis Esteves, o Secretário municipal da Saúde, Dione Caruso e a Coordenadora de Unidade Básica de saúde, Veronica Tancredo Duarte Mansur Massa.

A assinatura deste documento possibilita a atuação dos alunos do UNIFAA nos setores da saúde de Barra do Piraí, que incluem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) entre outras.

O presidente da Fundação Dom André Arcoverde (FAA), Antônia Carlos Dabhar Arbex, exaltou a parceria e o governo de Barra do Piraí por acreditar no trabalho da instituição. “À nossa instituição vem se preparando a cada dia, há anos, para momentos como esse, onde a gente pode expandir nosso trabalho, trazer a nossa qualidade, mas tudo isso só faz sentido quando a gente coloca pessoas com essa visão e depositam uma confiança na gente, acredita no nosso trabalho. Isso é o que faz sentido para todos nós!”

Para o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, está é uma grande parceria e é uma comprovação que novos projetos podem surgir entre as duas partes. “Queria deixar registrado aqui a grande parceria que se concretizou como UNIFAA. Não só no Super Polo, que a cidade ganhou de presente neste final de ano, mas também com essa assinatura que aconteceu na Prefeitura Municipal hoje. Eu tinha uma frustação muito grande, eu revitalizei, estruturei todos os hospitais públicos da cidade, mas faltava o trabalho de prevenção, a atenção básica, e com essa assinatura dos 22 postos de saúde, 17 estarão equipados para servir a população. Eu não tenho dúvidas de que outras parcerias surgirão.”

Para o Reitor do Centro Universitário de Valença (UNIFAA), José Rogério Moura de Almeida Neto, é um momento de extrema importância para as duas partes envolvidas.  “é um momento histórico, tanto para o Centro Universitário de Valença, como para a cidade de Barra do Piraí. Desde 2017 temos experiência em gerir m COAPES e, vamos trazer todo o nosso conhecimento técnico para Barra do Piraí. Iremos melhorar a assistência a população na atenção primária e iremos também ofertar um excelente campo de prática profissional para os nossos alunos.”

O QUE É O COAPES?

O COAPES – Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde, propõe o SUS como um ambiente de aprendizagem e de vivência conjunta que aperfeiçoa e qualifica a prática nos serviços, potencializando assim a formação dos profissionais de saúde e o desenvolvimento dos trabalhadores a partir da realidade e do contato direto com os pacientes.

O COMPROMISSO COM VALENÇA E REGIÃO

Esta ação, juntamente a inauguração do Super Polo em Barra do Piraí, uma extensão do campus sede, e tantas outras, são a concretização da missão e visão do UNIFAA, que se preocupa em gerar o desenvolvimento socioeconômico em toda a região que cerca o município de Valença.