Cuide de sua saúde mental!

Publicado em: 09/05/2023

A saúde mental é um aspecto crucial da saúde em geral, que se refere ao bem-estar psicológico e emocional das pessoas. Ter uma boa saúde mental significa poder lidar com os desafios e pressões do dia a dia de forma equilibrada, mantendo o controle emocional, a capacidade de tomar decisões e de se relacionar com os outros.

A saúde mental é importante para os estudantes universitários e profissionais, pois afeta diretamente a capacidade de realizar tarefas e lidar com situações difíceis. Estudos da Andifes mostram que cerca de 80% dos estudantes de graduação já tiveram problemas emocionais.

Além disso, a saúde mental afeta também na empregabilidade. Uma pesquisa da Capita revelou que: 45% dos trabalhadores consideraram deixar um emprego devido ao estresse que ele gera e cerca de 53% tiveram colegas que foram forçados a desistir do trabalho devido ao estresse.

Para que este cenário não seja recorrente, uma das alternativas é  que cada vez mais seja difundido informações acerca do tema e que cada pessoa entenda a importância de cuidar mais do seu bem-estar e fique atento aos sinais que seu corpo dá no dia a dia.

Veja algumas maneiras de cuidar da saúde mental:

•        Praticar atividades físicas: exercícios físicos regulares ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade e aumentam a sensação de bem-estar.
  •    Ter uma dieta saudável: uma dieta equilibrada e saudável é importante para a saúde mental e física. Comer alimentos ricos em nutrientes pode ajudar a reduzir o estresse e a melhorar o humor.
  •       Dormir bem: a qualidade do sono afeta diretamente a saúde mental. É importante ter uma rotina de sono regular e dormir pelo menos 7 horas por noite.
  •        Manter conexões sociais: ter um bom relacionamento com amigos e familiares pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e melhorar o bem-estar emocional.
  •  Praticar técnicas de relaxamento: técnicas como meditação, respiração profunda e yoga podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e melhorar a saúde mental.
  •    Procurar ajuda profissional: em casos mais graves, pode ser necessário procurar ajuda profissional. Psicólogos e psiquiatras podem ajudar a tratar problemas de saúde mental e melhorar a qualidade de vida.

Se você perceber que apresenta algum dos sintomas abaixo, é importante procurar ajuda:

• Mudanças de humor frequentes: alterações frequentes no humor, como tristeza, irritação, ansiedade e falta de motivação podem ser um sinal de que a saúde mental está em risco.
  • Isolamento social: se a pessoa evita contato social ou deixa de participar de atividades que antes lhe davam prazer, isso pode ser um indicativo de que algo não vai bem.
  • Dificuldades para realizar tarefas cotidianas: quando a pessoa encontra dificuldade para realizar atividades que antes eram simples, como se concentrar em tarefas ou tomar decisões, isso pode ser um sinal de que a saúde mental está afetando o desempenho.
  • Alterações no sono e apetite: mudanças significativas nos padrões de sono e alimentação podem ser indicativos que a saúde mental está em risco.
  • Pensamentos negativos: pensamentos frequentes e recorrentes de fracasso, desesperança, desvalorização pessoal ou ideação suicida são sinais sérios de que a saúde mental precisa ser cuidada.

Neste sentido, o Centro Universitário de Valença (UNIFAA) oferece aos seus estudantes o Centro de Saúde e Qualidade de Vida do Estudante que tem como propósito ações destinadas à proteção, promoção e prevenção de agravos à saúde e melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

O Centro de Saúde e Qualidade de Vida do Estudante possui 4 grandes áreas, sendo elas:

Centro de Apoio Pedagógico e Psicológico (CAPP)

O UNIFAA criou o Centro de Apoio Pedagógico e Psicológico (CAPP) com o objetivo de oferecer suporte tanto pedagógico quanto psicológico aos estudantes. O atendimento psicológico é individual e proporciona um ambiente seguro para que o aluno possa expressar suas dificuldades e angústias. Já os atendimentos pedagógicos visam fornecer orientações e técnicas sobre organização de estudos e enfrentamento de avaliações. O CAPP conta com um corpo técnico permanente formado por profissionais de Psicologia, Psiquiatria e Pedagogia.

Núcleo de Educação Inclusiva (NEIn)

O Núcleo de Educação Inclusiva do UNIFAA visa abranger todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas, econômicas, culturais, raciais, de gênero ou outras. Portanto, o conceito de educação inclusiva é abrangente e considera todas as interfaces de acessibilidade e inclusão.

A inclusão no UNIFAA é um direito humano fundamental e visa mobilizar recursos financeiros, administrativos, educacionais e pedagógicos e capacitar as unidades da instituição no atendimento aos estudantes que precisam.

Núcleo de Atividade Física e Esporte (NAFE)

Para incentivar a prática de atividades físicas e esportes entre seus estudantes, o UNIFAA desenvolveu o Núcleo de Atividade Física e Esporte (NAFE). O núcleo possui um corpo técnico permanente composto por profissionais de Educação Física e oferece aulas semanais de diversas modalidades esportivas, tanto no campus sede quanto no Clube dos Coroados.

Núcleo de avaliação física e nutrição (NAFIN)

O Núcleo de Avaliação Física e Nutrição foi criado recentemente, com o intuito de incentivar a alimentação saudável entre os aluno e assim, prevenir doenças.O NAFIN apresenta um corpo técnico permanente composto por profissionais dos cursos de Educação Física e de Nutrição.