Cuide de sua saúde mental!

Cuide de sua saúde mental!

Cuide de sua saúde mental!

Publicado em: 09/05/2023

A saúde mental é um aspecto crucial da saúde em geral, que se refere ao bem-estar psicológico e emocional das pessoas. Ter uma boa saúde mental significa poder lidar com os desafios e pressões do dia a dia de forma equilibrada, mantendo o controle emocional, a capacidade de tomar decisões e de se relacionar com os outros.

A saúde mental é importante para os estudantes universitários e profissionais, pois afeta diretamente a capacidade de realizar tarefas e lidar com situações difíceis. Estudos da Andifes mostram que cerca de 80% dos estudantes de graduação já tiveram problemas emocionais.

Além disso, a saúde mental afeta também na empregabilidade. Uma pesquisa da Capita revelou que: 45% dos trabalhadores consideraram deixar um emprego devido ao estresse que ele gera e cerca de 53% tiveram colegas que foram forçados a desistir do trabalho devido ao estresse.

Para que este cenário não seja recorrente, uma das alternativas é  que cada vez mais seja difundido informações acerca do tema e que cada pessoa entenda a importância de cuidar mais do seu bem-estar e fique atento aos sinais que seu corpo dá no dia a dia.

Veja algumas maneiras de cuidar da saúde mental:

  •        Praticar atividades físicas: exercícios físicos regulares ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade e aumentam a sensação de bem-estar.
  •    Ter uma dieta saudável: uma dieta equilibrada e saudável é importante para a saúde mental e física. Comer alimentos ricos em nutrientes pode ajudar a reduzir o estresse e a melhorar o humor.
  •       Dormir bem: a qualidade do sono afeta diretamente a saúde mental. É importante ter uma rotina de sono regular e dormir pelo menos 7 horas por noite.
  •        Manter conexões sociais: ter um bom relacionamento com amigos e familiares pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e melhorar o bem-estar emocional.
  •  Praticar técnicas de relaxamento: técnicas como meditação, respiração profunda e yoga podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e melhorar a saúde mental.
  •    Procurar ajuda profissional: em casos mais graves, pode ser necessário procurar ajuda profissional. Psicólogos e psiquiatras podem ajudar a tratar problemas de saúde mental e melhorar a qualidade de vida.

Se você perceber que apresenta algum dos sintomas abaixo, é importante procurar ajuda:

  • Mudanças de humor frequentes: alterações frequentes no humor, como tristeza, irritação, ansiedade e falta de motivação podem ser um sinal de que a saúde mental está em risco.
  • Isolamento social: se a pessoa evita contato social ou deixa de participar de atividades que antes lhe davam prazer, isso pode ser um indicativo de que algo não vai bem.
  • Dificuldades para realizar tarefas cotidianas: quando a pessoa encontra dificuldade para realizar atividades que antes eram simples, como se concentrar em tarefas ou tomar decisões, isso pode ser um sinal de que a saúde mental está afetando o desempenho.
  • Alterações no sono e apetite: mudanças significativas nos padrões de sono e alimentação podem ser indicativos que a saúde mental está em risco.
  • Pensamentos negativos: pensamentos frequentes e recorrentes de fracasso, desesperança, desvalorização pessoal ou ideação suicida são sinais sérios de que a saúde mental precisa ser cuidada.

Neste sentido, o Centro Universitário de Valença (UNIFAA) oferece aos seus estudantes o Centro de Saúde e Qualidade de Vida do Estudante que tem como propósito ações destinadas à proteção, promoção e prevenção de agravos à saúde e melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

O Centro de Saúde e Qualidade de Vida do Estudante possui 4 grandes áreas, sendo elas:

Centro de Apoio Pedagógico e Psicológico (CAPP)

O UNIFAA criou o Centro de Apoio Pedagógico e Psicológico (CAPP) com o objetivo de oferecer suporte tanto pedagógico quanto psicológico aos estudantes. O atendimento psicológico é individual e proporciona um ambiente seguro para que o aluno possa expressar suas dificuldades e angústias. Já os atendimentos pedagógicos visam fornecer orientações e técnicas sobre organização de estudos e enfrentamento de avaliações. O CAPP conta com um corpo técnico permanente formado por profissionais de Psicologia, Psiquiatria e Pedagogia.

Núcleo de Educação Inclusiva (NEIn)

O Núcleo de Educação Inclusiva do UNIFAA visa abranger todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas, econômicas, culturais, raciais, de gênero ou outras. Portanto, o conceito de educação inclusiva é abrangente e considera todas as interfaces de acessibilidade e inclusão.

A inclusão no UNIFAA é um direito humano fundamental e visa mobilizar recursos financeiros, administrativos, educacionais e pedagógicos e capacitar as unidades da instituição no atendimento aos estudantes que precisam.

Núcleo de Atividade Física e Esporte (NAFE)

Para incentivar a prática de atividades físicas e esportes entre seus estudantes, o UNIFAA desenvolveu o Núcleo de Atividade Física e Esporte (NAFE). O núcleo possui um corpo técnico permanente composto por profissionais de Educação Física e oferece aulas semanais de diversas modalidades esportivas, tanto no campus sede quanto no Clube dos Coroados. 

Núcleo de avaliação física e nutrição (NAFIN)

O Núcleo de Avaliação Física e Nutrição foi criado recentemente, com o intuito de incentivar a alimentação saudável entre os aluno e assim, prevenir doenças.O NAFIN apresenta um corpo técnico permanente composto por profissionais dos cursos de Educação Física e de Nutrição.

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade
18/04/2024

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade

A importância da pós-graduação
16/04/2024

A importância da pós-graduação

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras
10/04/2024

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras