Educação de qualidade ao alcance de todos: UniFAA e municípios construindo juntos um futuro de oportunidades

Publicado em: 02/02/2024

Democratizar o acesso ao ensino superior de qualidade, capaz de fazer diferença na vida das pessoas e nas regiões onde vivem. Essa é a proposta do Centro Universitário de Valença – UniFAA ao celebrar convênios com 14 municípios do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o que proporciona descontos significativos nas mensalidades das graduações presenciais, exceto Medicina, semipresenciais e na modalidade a distância. Os percentuais variam de 10% a 50%. Esses descontos são possíveis porque a Fundação Educacional Dom André Arcoverde – FAA (mantenedora do UniFAA), é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que visa sempre ao impacto social de suas ações.

Os municípios que celebraram convênio com o UniFAA por meio das respectivas prefeituras são: Comendador Levy Gasparian, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio das Flores, Três Rios e Valença, todos no estado do Rio de Janeiro; e Santa Bárbara do Monte Verde, Santana do Deserto e Santa Rita do Jacutinga, em Minas Gerais. Em sete dessas cidades, os beneficiados são moradores, servidores municipais e dependentes. Em outras sete, servidores municipais e dependentes.

Compromisso com a transformação social

O presidente da FAA, José Rogério Neto, destaca a importância da natureza filantrópica da instituição para a oferta de descontos: "esse é um dos fatores que possibilitam a FAA oferecer descontos em convênios. Essa característica não apenas está alinhada com a missão da FAA em transformar vidas pela educação, mas também permite que a instituição cumpra seu papel social ao facilitar o acesso à educação de qualidade, promovendo benefícios significativos para a comunidade."

Quando questionado sobre a possibilidade de estender os descontos para outros municípios ou projetos de incentivo para 2024, o presidente da FAA adiantou que estão sempre avaliando novas possibilidades, como parte do compromisso contínuo com a promoção da educação. “Além disso, estamos considerando outros projetos de incentivo para 2024, visando ampliar ainda mais as oportunidades de acesso ao ensino superior." Por fim, José Rogério enfatiza o empenho constante em fortalecer parcerias com os municípios e buscar alternativas que facilitem o ingresso de estudantes na educação superior, e diz acreditar que “essas iniciativas não apenas beneficiam os alunos, mas também contribuem para o desenvolvimento educacional e social das regiões onde atuamos".

Impacto social e acesso a uma educação de qualidade

O reitor do Centro Universitário de Valença – UniFAA, Marcio Martins da Costa, avalia o impacto social dos descontos nos municípios conveniados como expressivo. Ele destaca que "os descontos concedidos contribuem para o desenvolvimento dessas localidades e reafirmam nosso compromisso em proporcionar uma educação de alta qualidade. Os descontos oferecidos têm o potencial de remover barreiras financeiras que muitos alunos enfrentam ao buscar uma educação superior de excelência." Ele destaca que, ao terem acesso ao UniFAA, os alunos podem experimentar uma formação acadêmica robusta, contribuindo para a construção de uma base sólida para suas carreiras profissionais.

O reitor reforça ainda que "os descontos representam uma ferramenta essencial para democratizar o acesso à educação superior de qualidade, permitindo que mais indivíduos alcancem seus objetivos acadêmicos e profissionais."

Benefícios, números e futuro

O Diretor de Compliance Leonardo Ramos explica os benefícios práticos dos convênios. Ele destaca que as bolsas podem chegar a 50% de desconto para alguns cursos presenciais e que, para obter o desconto, os futuros alunos devem comprovar o vínculo com o município conveniado. Ele lembra ainda que algumas dessas cidades custeiam ônibus para transporte dos estudantes. Segundo Leonardo, o número de alunos beneficiados varia de semestre para semestre, mas destaca que a prioridade é continuar expandindo essas oportunidades.

Além dos municípios, foram celebrados convênios com várias instituições. Tenha acesso à listagem com todos os convênios através do link: https://unifaa.edu.br/pdfs/2024/01/relacao-de-convenio-unifaa-2023-2.pdf .

Para saber mais, entre em contato com o time UniFAA: (24) 99222-6127

Conheça UniFAA – Centro Universitário de Valença

O UniFAA é uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e a formação integral dos seus alunos. Com uma trajetória de inovação e compromisso com a educação, o UniFAA busca oferecer oportunidades acessíveis e de qualidade para todos os interessados no conhecimento. Conheça mais em unifaa.edu.br.