Entenda mais sobre a CPA

Publicado em: 05/12/2023

CONTEÚDO SOBRE CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão presente em todas as instituições de ensino superior brasileiras, responsável por conduzir processos de avaliação interna e externa da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão oferecidos pela instituição.

Em diversas oportunidades, surgem algumas questões frequentes sobre a CPA, tais comoQual a importância da CPA para a instituição? e como a CPA pode contribuir para o

Neste texto, o presidente da CPA, Prof. Ms. Carlos Antônio da Silva Carvalho, nos esclarece questões para que você possa entender melhor o papel e a importância da Comissão Própria de Avaliação.

1.       Qual a importância da CPA para a instituição?

A autoavaliação institucional é um processo sistêmico, regular e contínuo, que visa produzir efeitos na qualidade institucional pela integração dos resultados obtidos no processo com as diversas esferas de atuação e processos decisórios de gestão na Instituição. Desta forma, a CPA pode efetivamente contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico, administrativo e, especialmente, para o planejamento da gestão institucional.

4.         Como a CPA pode contribuir para o cumprimento da missão institucional?

A avaliação é fundamental para a gestão de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Através do processo de avaliação, a IES consegue identificar seus pontos fortes e fracos, avaliar o desempenho de seus programas e projetos, e promover ações para aprimorar a qualidade de seus serviços educacionais e de pesquisa. Dessa forma, a avaliação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da educação superior e para o sucesso da instituição.

5.         Como a CPA pode consolidar seu papel como um órgão importante na busca pela excelência acadêmica?

Com a elaboração dos relatórios parcial e final da avaliação interna, é possível propor políticas institucionais e redefinir a atuação ou a missão da instituição. Essa análise crítica da própria instituição permite que ela identifique seus pontos fortes e fracos e promova melhorias contínuas em sua qualidade educacional, contribuindo para o desenvolvimento da educação superior no país.

6.         Quais são os desafios enfrentados pela CPA na sua missão de avaliar constantemente a instituição e como eles podem ser superados?

Um dos maiores desafios é incentivar a participação dos alunos, e para isso, a CPA realiza visitas em sala de aula e os coordenadores explicam a importância de participar da avaliação. Essa participação fornece dados valiosos para identificar os aspectos favoráveis da instituição e os pontos a serem melhorados, permitindo o planejamento de ações para aprimorar a qualidade educacional continuamente.

Para saber mais sobre a CPA, acesse o campus virtual, lá você irá encontrar  o relatório parcial e relatório integral