Equipe do UniFAA participa do Projeto Rondon no sertão pernambucano

Publicado em: 03/07/2024

Duas professoras e oito alunos do Centro Universitário de Valença (UniFAA) embarcam nesta quarta-feira, 3, com destino a Pernambuco. Na bagagem, o desejo de construir um país melhor por meio da extensão universitária. Liderado pela Coordenadora de Extensão, Vivian Rodrigues, e pela professora adjunta Rachel Brinco, o grupo vai participar do Projeto Rondon em Trindade, cidade com cerca de 30 mil habitantes localizada do sertão pernambucano. A primeira parada será em Petrolina (PE), onde a equipe ficará concentrada no 72º Batalhão de Infantaria da Caatinga. Lá, o grupo vai interagir com estudantes e professores de outras 24 instituições de ensino superior, bem como com militares do batalhão.

No sábado, 6, a equipe seguirá para Trindade, local onde desenvolverá diversas oficinas visando o progresso do município nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos até o dia 18 de julho. De volta a Petrolina, professoras e universitários fazem a apresentação dos trabalhos realizados em Trindade para os demais grupos do Projeto Rondon. Está marcado para dia 20 de julho o retorno para Valença (RJ). Os discentes do UniFAA que embarcam para o nordeste brasileiro nessa jornada enriquecedora são Emily Porto, Isadora Gonçalves e Leandro Oliveira, do curso de Medicina; Gabriella Guedes, Leandro Vieira e Mel Luz, do curso de Enfermagem; e Letícia Menezes e Maria Tavares, do curso de Odontologia.

“A participação do UNIFAA no Projeto Rondon representa um compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, buscando contribuir de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas. Esta iniciativa fortalece a formação cidadã dos estudantes, proporcionando-lhes uma experiência prática de grande valor”, explica Vivian, acrescentando que “o trabalho dos universitários busca colaborar com as autoridades municipais e líderes comunitários, contribuindo para a construção da cidadania e o desenvolvimento local sustentável. As ações visam melhorar a qualidade de vida, a gestão pública e as condições socioambientais e econômicas das comunidades.”

Sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon foca em ações transformadoras e duradouras, realizadas de maneira participativa, democrática e emancipadora, fortalecendo a soberania nacional. As atividades são direcionadas a lideranças comunitárias, servidores públicos, agentes multiplicadores, professores, agentes de saúde, organizações da sociedade civil e a comunidade em geral. Em contrapartida, oferece aos universitários a oportunidade de vivenciar diferentes realidades do Brasil, aplicar seus conhecimentos acadêmicos e trocar experiências. Essa interação com as comunidades permite que os estudantes reflitam sobre sua formação como cidadãos e futuros profissionais comprometidos com soluções para os problemas nacionais.

O Projeto Rondon é um programa social, interministerial de relevância nacional, coordenado pelo Ministério da Defesa, que conta com a participação dos Ministérios da Educação, da Saúde, da Cidadania, do Desenvolvimento Regional, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente e da Secretaria de Governo da Presidência da República. É desenvolvido desde 1967.