FAA disponibiliza 115 bolsas de estudos para as unidades da Rede de Educação Arcoverde
Publicado em: 09/12/2024
A Rede de Educação Arcoverde está com processo seletivo aberto para concessão de 115 bolsas de estudo integrais e parciais, do Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio, em três unidades: Colégio Arcoverde de Valença, Colégio Arcoverde de Barra do Piraí e Colégio Arcoverde – Unidade Macedo Soares (Volta Redonda). Para Valença, são 16 bolsas de estudo de 100% e 12 de 50%; em Barra do Piraí, 32 de 100% e 29 de 50%; e em Volta Redonda, sete de 100% e 19 de 50%. A concessão dessas bolsas de estudo é possível pelo fato de a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), mantenedora da Rede de Educação Arcoverde, possuir o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).
Pode concorrer qualquer estudante, desde que se adéque ao que está previsto no edital. Por exemplo, para concorrer à bolsa de estudo integral, o candidato deve ser de família com renda bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Para a concessão de bolsa de estudo parcial, a renda familiar bruta mensal per capita não pode ultrapassar três salários-mínimos. O processo seletivo seguirá o seguinte cronograma:
- preenchimento do formulário de requerimento de inscrição e entrega dos documentos estabelecidos no edital na Secretaria da unidade do Colégio Arcoverde pretendida – de 03/12 a 06/01;
- período de entrevista – 23/12 e 25/01;
- divulgação do resultado final – 27/01.
“O programa de bolsas CEBAS tem um impacto social significativo, pois permite que estudantes de famílias com renda per capita mais baixa tenham acesso à educação de qualidade, muitas vezes inacessível em outros contextos”, observa o Diretor da Rede de Educação Arcoverde, Frederico O. Santos, destacando três aspectos positivos que a obtenção da bolsa de estudo pode significar na vida do estudante:
- aumentar a autoestima e a motivação – saber que foi selecionado para um programa tão importante pode reforçar sua confiança e senso de valor;
- quebrar o ciclo de pobreza – a educação de qualidade abre portas para melhores oportunidades profissionais, transformando a realidade econômica e social do estudante e de sua família;
- garantir acesso a recursos e redes de apoio – uma escola de excelência oferece não apenas ensino, mas também acesso a uma infraestrutura de qualidade, atividades extracurriculares e um ambiente que favorece o aprendizado e o desenvolvimento integral.
Por fim, o Diretor acrescenta que contar com estudantes de diferentes contextos socioeconômicos traz diversos benefícios para o ambiente escolar, possibilitando maior empatia, respeito às diferenças e desenvolvimento de competências socioemocionais. “Ao interagir com colegas de diferentes realidades, os alunos desenvolvem uma visão mais ampla do mundo e aprendem a lidar com a pluralidade, preparando-se para viver e atuar em uma sociedade diversa”, avalia Frederico, ressaltando, ainda, que “programas de bolsas reforçam o compromisso da escola com a inclusão, a equidade e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.”
Clique aqui para conferir o edital do programa de concessão de bolsas (https://www.redearcoverde.com.br/wp-content/uploads/2024/12/EDITAL_BOLSAS_ARCOVERDE_2025_.pdf). Todas as informações no endereço redearcoverde.com.br.