FAA em Ação: serviços, esporte e diversão para celebrar os 60 anos da Fundação Educacional Dom André Arcoverde
Publicado em: 27/03/2025
Nada melhor do que celebrar os 60 anos da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), completados em março, do que prestando serviço à comunidade. Colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula sempre foi um direcionamento dos cursos superiores mantidos pela FAA e que hoje integram o Centro Universitário UNIFAA. Valorizando essa vocação aperfeiçoada nas últimas seis décadas, no próximo sábado, 29, será realizada edição festiva do FAA em Ação no Bairro Cambota, em Valença. Serão oferecidos diversos atendimentos à comunidade ao longo da manhã, com participação de cerca de 80 universitários de mais de 10 cursos. E como é uma data festiva, não vão faltar pipoca, algodão-doce e outras guloseimas, além de brinquedos e muitas surpresas para celebrar o aniversário da Fundação. Tudo elaborado com muito carinho. Afinal, “se vale a pena ser feito, tem que ser bem-feito”.
A ação tem início às 8h na Quadra Poliesportiva Terezinha Belém. De acordo com o Diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto, a participação dos estudantes do UNIFAA é motivo de especial alegria. Na visão dele, os discentes são “protagonistas de uma jornada que une conhecimento técnico e compromisso social. A participação dos nossos estudantes é sempre motivo de orgulho. Eles não apenas aplicam o que aprendem em sala de aula, mas vivem na prática o propósito que nos move: servir com excelência, acolher com empatia e transformar realidades por meio da educação e da saúde.”
Serviços e acolhimento para a população
Uma atração especial será a participação do Ponto de Cultura Nação Mestiça Capoeira, com uma roda especial comandada pelo Mestre Tota. Outra iniciativa de grande impacto que estará presente no FAA em Ação é o projeto “Educando pelo Esporte”, mantido pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPABS), que busca fomentar a inclusão social, a saúde, a preservação de valores éticos e cívicos, e o respeito às tradições culturais. De acordo com a Coordenadora Elaine Dias, é objetivo também promover o entendimento dos direitos e das responsabilidades, a solidariedade, o desenvolvimento psicomotor e o aprimoramento do condicionamento físico. Tudo isso por meio do esporte. As aulas são ministradas na quadra do bairro pelo Professor Carlos Eduardo Bastos, de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde, de acordo com a faixa etária. Atende gratuitamente crianças de 5 a 13 anos nas modalidades de Iniciação ao Esporte, Voleibol e Futsal, que terão demonstrações no FAA em Ação deste sábado.
Seis Ligas Acadêmicas divididas em três atividades. Assim será a participação do curso de Medicina, conforme explica o Pró-Reitor de Ciências Médicas, Rafael Moura. Representantes da Liga Acadêmica de Dermatologia e da Liga Acadêmica de Oncologia vão tirar dúvidas sobre tipos de câncer de pele e prevenção. As Ligas de Técnica Operatória e Cirurgia Plástica vão apresentar manobras de desengasgo. E as Ligas de Patologia e Hematologia vão abordar cânceres hematológicos.
Já o curso de Medicina Veterinária abordará a febre maculosa. Os discentes vão fazer uma explicação sobre a doença, carrapatos transmissores, fatores que contribuem para a transmissão e prevenção. A população aprenderá a diferenciar os carrapatos transmissores, podendo visualizá-los em lupa. Estudantes da graduação em Enfermagem e do curso Técnico em Enfermagem também estarão disponíveis para prestar importantes serviços. A Coordenadora do Técnico em Enfermagem, Paloma Valério, conta que haverá aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
A Coordenadora de Odontologia, Patrícia Pecoraro, conta que, no sábado, serão feitas orientações sobre dieta e higiene oral, inclusive com o uso de fantoches, que as crianças adoram, e demonstração prática no “escovódromo”. Haverá distribuição de cerca de 600 kits com escova e pasta dental. Outra atração será a unidade móvel do curso de Odontologia. Trata-se de um veículo equipado com todos os equipamentos e periféricos de um consultório odontológico, único equipamento dessa natureza entre as instituições de ensino superior do Sul Fluminense.
O curso de Direito se fará presente por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que prestará orientação jurídica à comunidade. De acordo com a coordenadora do NPJ, Caroline Vieira, serão feitos atendimentos nas áreas Cível, Família, Trabalhista, Previdenciário e Consumidor. O curso de Administração também não vai ficar de fora. O Coordenador Carlos Carvalho revela que serão realizadas duas importantes atividades: uma para elaboração de currículo e dicas para boa performance em processos seletivos; e outra de orientação a quem tem interesse em se tornar empreendedor.
A graduação em Psicologia vai realizar “Ação de Conscientização sobre o Trabalho Invisível das Mulheres”, conforme antecipa a Coordenadora Laíse Jardim. Durante a ação, graduandos vão abordar pessoas com perguntas relacionadas ao tema, criando um espaço seguro e acolhedor para que mulheres compartilhem suas experiências. Além disso, será entregue um panfleto com informações importantes sobre o trabalho invisível, visando sensibilizar e informar a comunidade sobre essa questão.
A Coordenadora das Licenciaturas do UNIFAA, Mônica Teixeira, explica que discentes de Pedagogia, Ciências Biológicas, História e Letras da turma interdisciplinar contemplada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Ministério da Educação, vão realizar ação com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Regina Coeli Amorim. Esse grupo interdisciplinar vem trabalhando na escola desde outubro de 2024. De acordo com Mônica, a equipe recebeu a missão de pensar atividades com a turma da EJA, que tem cerca de 50 participantes. Por exemplo, apresentar para os alunos quem foi a pessoa que dá nome à escola em que estudam. Será considerado sábado letivo.
