FAA promove Natal Solidário no bairro Cambota e faz a festa de cerca de 450 crianças
Publicado em: 02/01/2024
O bairro Cambota, em Valença (RJ), viveu uma manhã especial na quarta-feira, 20. A Unidade Escola de Saúde da Família (UESF), mantida pela Fundação Educacional D. André Arcoverde (FAA), recebeu o Natal Solidário, que levou alegria a cerca de 450 crianças, sendo que 350 delas eram moradoras daquele bairro e, portanto, estavam catalogadas e com a caderneta de vacinação em dia. Os serviços de saúde da UESF são gerenciados pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPABS) da FAA, que promoveu a ação em conjunto com o setor de Gente e Cultura e a Extensão Universitária do UniFAA.
A festa começou com muitas brincadeiras, com destaque para o pula-pula. Às 9h, um dos pontos altos: a chegada do Papai Noel, que ficou à disposição para tirar fotografia com as famílias. E Natal tem que ter presente, não é mesmo? Todas as crianças ganharam giz de cera, revista para colorir, brinquedo para fazer bolhas de sabão, bala e até caixas de chocolate. Os brinquedos foram doados pela FAA e parceiros da instituição, e as caixas de chocolate, pelos colaboradores da fundação através de uma ação promovida pelo setor de Gente e Cultura. E teve mais: as famílias presentes puderam saborear um delicioso lanche, que contou com cachorro quente, algodão doce, pipoca, bolo e refrigerante. Por fim, levaram para casa kits de escovação, com escova e creme dental, fornecidos pelo curso de Odontologia do UniFAA.
Feliz com o resultado da ação, o Presidente da FAA, José Rogério Moura de Almeida Neto, fez um agradecimento especial a quem se dedicou para levar o espírito de Natal às famílias do Cambota. "O Natal Solidário reforça o compromisso da FAA com a comunidade, iluminando corações e trazendo esperança. Juntos, construímos um caminho de solidariedade e amor, fazendo a diferença nas vidas que tocamos. Que essa luz continue a brilhar em nossos corações, guiando-nos para um futuro mais justo e humanitário. A todos que contribuíram, meu sincero agradecimento por tornarem este Natal ainda mais especial”, comentou o Presidente da FAA.
O professor Cyro Guimarães, Gerente de Sustentabilidade da FAA, também era só alegria. “Em parceria com o CEPABS e o RH, recebemos 350 crianças cadastradas, o que quer dizer que elas estavam com a caderneta de vacinação em dia, e ainda mais de cem crianças que também compareceram. Elas se esbaldaram. O auge foi a chegada do Papai Noel, que entregou os brindes para as crianças. Foi uma oportunidade de realizar essa integração com a comunidade. Todos ficaram muito felizes. Algumas crianças tocaram no Papai Noel pela primeira vez. Uma emoção que contagiou a todos neste espírito natalino de fim de ano”, relatou.