Feira das Profissões recebe 1700 estudantes de 28 escolas do Rio de Janeiro e Minas Gerais

Feira das Profissões recebe 1700 estudantes de 28 escolas do Rio de Janeiro e Minas Gerais

Feira das Profissões recebe 1700 estudantes de 28 escolas do Rio de Janeiro e Minas Gerais

Publicado em: 24/10/2023

Reta final do ensino médio, período em que a vida exige tomadas de decisão. Foi pensando em auxiliar os estudantes secundaristas neste momento difícil que o Centro Universitário de Valença – UniFAA promoveu, nos dias 19 e 20, a quarta edição da Feira das Profissões, uma das ações do Projeto Futurando. Cerca de 1700 estudantes de 28 escolas puderam tirar dúvidas em estações especialmente montadas para recebê-los, onde professores, funcionários e alunos do melhor Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro mostravam aos secundaristas o que poderão encontrar no ensino superior. 

Segundo o Reitor do UniFAA, Professor Doutor Marcio Martins da Costa, tudo foi preparado com carinho. “É um trabalho de longo prazo preparando todas as estações para que tenham, de fato, uma experiência memorável. Esses jovens estão indo para o ENEM e ainda não tomaram uma decisão. A gente aproveita para conversar com eles para que possam conhecer um pouco mais a fundo as profissões, as carreiras. Trazemos os estudantes para dentro do cenário que eles vão vivenciar. Cada futuro aluno nosso é cheio de sonhos e expectativas, mas precisa ser encorajado. Até falei para eles que o sucesso depende de força, coragem e determinação, e tomar essa decisão de seguir os estudos é muito importante na vida desses jovens”, afirma o Reitor, destacando, ainda, que o evento contou com amplo apoio das Pró-Reitorias de Ciências Médicas, de Graduação Presencial, de Ensino Digital e de Extensão e Assuntos Comunitários. 

“O objetivo é mostrar para os alunos do ensino médio, que estão prestes a entrar no próximo nível da sua formação, o ensino superior, o que espera por eles no curso de sua escolha e no UniFAA. Além disso, a feira visa a apoiá-los na tomada de decisão de qual curso superior escolher, demostrando, na prática, um pouco sobre cada graduação”, explica a Coordenadora Comercial do UniFAA, Jaqueline Paiva. 

Uma experiência no Centro de Simulação Realística

A estação do curso de Enfermagem ficava dentro do maior Centro de Simulação Realística da América Latina. “Temos atividade de educação em saúde, específica do Outubro Rosa, uma área de assistência voltada para a emergência, com atendimento de parada cardiorrespiratória, uma estação para a educação sexual de jovens, outra de puericultura, mostrando a importância do cuidado com o recém-nascido e com a mulher, e uma estação de punção venosa, que é uma habilidade da Enfermagem. Tudo isso para mostrar para os alunos as diversas possibilidades da profissão”, explicou a Coordenadora do curso de Enfermagem, Ana Paula Munhen. 

No curso de Medicina, os alunos visitantes puderam conferir o funcionamento de um cenário de suporte básico à vida. “Mostrar qual é o comportamento que um cidadão deve ter frente a uma pessoa que se encontra em parada cardiorrespiratória. Mostrar para os interessados no curso de Medicina como se deve fazer essa abordagem, as massagens cardíacas, as ventilações, que são temas muito importantes tanto para a população em geral quanto para quem tem interesse na área médica”, relatou o professor do curso de Medicina, Felipe Vieira. 

Case sobre Gestão, Tribunal do Júri e Tecnologia

Saindo do Centro de Simulação Realística, uma estação especialmente montada para quem gosta da área de Gestão. “Estão tendo a possibilidade de entender o papel da Gestão nas nossas vidas, afinal de contas, todos nós consumimos produtos, serviços, e precisamos de gestores que levem esses negócios ao sucesso”, destacou o Coordenador dos cursos de Administração (Presencial e EaD), Gestão Comercial e Empreendedorismo, Carlos Carvalho, explicando que os visitantes foram divididos em grupos e puderam participar de um exercício de tomada de decisão relacionada a situação real vivida por uma empresa. 

Na estação do curso de Direito, um Tribunal do Júri em que os visitantes são os jurados: “Elaboramos uma simulação do Tribunal do Júri para conseguir mostrar algumas profissões que poderão seguir depois de concluir a faculdade. Podem observar como o juiz e o advogado atuam, o Ministério Público, ou seja, conseguem perceber a nossa atuação na prática em mais de um ramo de atividade”, relatou a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do UniFAA, Caroline Vieira de Oliveira, acrescentando que “os alunos das escolas ficam empolgados, até porque são convidados a participar como jurados. No final, eles que julgam o caso.”

Outra estação tinha a tecnologia como principal foco. Imagina poder acender cinco lâmpadas utilizando a mente e um equipamento que reconhece os padrões de atividade cerebral. E, ainda, demonstrações de utilização de impressora 3D, utilização de óculos de realidade virtual para diversos fins educativos e robótica. 

Ouvindo o coração dos bichos

Mais adiante, a presença de bezerras de búfalo e de um bovino chamava a atenção, conforme explica a Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Lilian Batista. “Nós buscamos trazer para esse cenário um pouco da nossa vivência na Medicina Veterinária. Temos a Policlínica Veterinária, de pequenos animais, que já funciona aqui no campus, e os alunos conseguem vivenciar um pouco dos atendimentos de rotina. E para que eles pudessem ter um pouco de contato com os animais de grande porte, trouxemos bezerros de búfalo e um bovino. Colocamos os alunos para auscultar o coração dos animais. É uma oportunidade riquíssima de experimentar um pouco de cada curso”, finaliza a Coordenadora. 

Um minispa

Seguindo o tour pelo campus sede do UniFAA, um espaço voltado para o bem-estar, conforme explica a coordenadora do curso de Nutrição, Tatiane Chiaparini. “Aqui montamos um circuito de bem-estar com os cursos de Nutrição, Estética e Fisioterapia. Os alunos de Nutrição puderam receber esses alunos visitantes, apresentar como é a nossa modalidade de ensino e toda característica da formação em Nutrição. Conheceram áreas de atuação, tiraram dúvidas, conseguiram calcular o IMC. Está muito bacana o evento”, avalia Tatiane. 

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Vidal, a ideia foi montar um minispa: “A gente recepciona os alunos dessa maneira. Eles têm a oportunidade de fazer análise capilar, shiatsuterapia, massagem com ventosa, bambuterapia, tem a área onde eles podem fazer maquiagem. Eles experimentam um pouco da realidade da Fisioterapia, da Estética, da Nutrição”, relata a Coordenadora, destacando a boa recepção por parte dos visitantes.

Educação Física e Odontologia

A próxima estação foi dos cursos de Educação Física. “Está sendo ótimo. Preparamos três momentos: sobre o bacharelado em Educação Física; sobre a licenciatura em Educação Física; e também sobre o Laboratório de Treinamento Resistido, que fica à disposição das aulas práticas. Eles estão sendo bem participativos e interessados”, revela a professora Elaine Dias Gemellaro. 

“Apresentamos os laboratórios e o que a gente faz em cada um. Também mostramos o Odontomóvel, que é um carro onde fazemos atendimentos odontológicos pela cidade. Realizamos a entrega de kits com pasta e escova de dente, e apresentamos um vídeo sobre Odontologia Digital, assunto muito novo na área. Espero que eles gostem”, explicou a discente de Odontologia, Elizabeth Teixeira. 

Já na estação dos cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo a Coordenadora Diana Scabelo conta que os alunos secundaristas participaram de “dinâmicas de perspectiva com ponto de fuga e pintura do guia ArqGuia de arquiteturas famosas em todo o Brasil, com orientação de como construir palheta de cores a partir das imagens destes ícones arquitetônicos.” Ainda segundo a Coordenadora, os visitantes percorreram os trabalhos dos alunos do curso e foram surpreendidos com equipamentos de transmissão de energia corporal.

Psicologia 

Outra estação que fez sucesso entre os visitantes foi a de Psicologia. A Coordenadora do curso, professora Laíse Navarro Jardim, explica que os visitantes puderam conferir duas simulações de atendimento do psicólogo em dois campos distintos: Psicologia Hospitalar e Psicologia no campo da Rede de Atenção Psicossocial.

 

Aprovação dos visitantes

Para Marcelo Vieira, professor do Colégio Estadual Carmem de Luca Andreiolo e do Colégio Estadual Álvaro Alvim, ambos em Miguel Pereira (RJ), a participação foi muito positiva. “Achei uma iniciativa muito boa. Uma excelente ferramenta para auxiliá-los nas escolhas que vão ter que fazer daqui para frente.”

Avaliação positiva também entre os estudantes. Denian Ribeiro é aluno do terceiro ano da Escola Estadual João Augusto da Silva Barreto, de Santa Bárbara do Monte Verde (MG), e aprovou a participação na Feira das Profissões. “Está ajudando muito. Estou em dúvida entre Odontologia e Veterinária, que são os dois cursos que mais me surpreenderam e que mais gostei. Está sendo muito legal”, conta, entusiasmado. 

Thaissa Graziele é aluna do terceiro ano do Colégio Estadual Barão do Rio Bonito, em Barra do Piraí (RJ), e já decidiu o caminho que vai seguir no ensino superior. “Achei muito interessante. Essa é uma oportunidade para quem tem dúvida sobre como funciona certas áreas. Muito bacana”, comenta, afirmando, ainda, que já decidiu o caminho que vai escolher: “Vou seguir na área de Computação, de Engenharia de Software.”

Para conhecer todos os cursos oferecidos no UniFAA, acesse unifaa.edu.br

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

O autoconhecimento e o sucesso profissional
26/04/2024

O autoconhecimento e o sucesso profissional

FAA investe mais de R$ 44 milhões em bolsas de estudo para educação básica e superior, beneficiando 1885 estudantes em 2023
24/04/2024

FAA investe mais de R$ 44 milhões em bolsas de estudo para educação básica e superior, beneficiando 1885 estudantes em 2023

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade
18/04/2024

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade