Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade

Publicado em: 18/04/2024

Nesta semana, o Centro Universitário de Valença – UniFAA sedia mais uma edição da Feira do Produtor Rural: na quinta-feira, 18, das 18h às 21h; e na sexta, 19, das 8h às 12h. Cerca de 45 pessoas expõem seus produtos, sendo que boa parte dessa produção contou com apoio decisivo do UniFAA para que pudesse ser comercializada. Por meio do Programa de Apoio ao Produtor Rural – FomentAgro, a Extensão Universitária e o Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade – NEAS buscam desenvolver ações para a melhoria socioeconômica dos produtores rurais familiares, auxiliando em suas cadeias produtivas em um esforço multidisciplinar. São duas as linhas de atuação: uma destinada aos Produtos de Origem Animal (POA) e outra aos Produtos de Origem Vegetal (POV). 

A proposta é auxiliar os produtores rurais a agregar o valor à produção agropecuária com vista ao desenvolvimento rural sustentável e à promoção da segurança alimentar e nutricional da população. Como objetivos específicos do programa, estão identificar o cenário atual da agropecuária em Valença e planejar e desenvolver ações que visam melhorias nas cadeias produtivas; sensibilizar e articular serviços de políticas públicas e privadas, voltadas para produtores rurais; orientar e regulamentar as atividades agropecuárias das propriedades; buscar e criar novos canais de comercialização. É com esse objetivo final que a Feira do Produtor Rural se relaciona. E a venda para o consumidor final é a materialização de tudo que foi desenvolvido através do FomentAgro. 

Uma das características marcantes da Feira do Produtor Rural do UNIFAA é a sua abertura para toda a população. Todos são bem-vindos para prestigiar e apoiar os produtores locais, fortalecendo assim a economia regional e valorizando os trabalhadores do campo. Lá é possível encontrar queijo, iogurte, doce de leite e outros doces, linguiça artesanal, hortaliças, tubérculos, biscoitos e até artesanato. O FomentAgro desempenha um papel fundamental nesse cenário, oferecendo apoio e orientação aos produtores rurais de Valença. Luiz Henrique Soares, apicultor e fundador da Serra da Concórdia Apicultura, ressalta a importância da iniciativa do centro universitário, potencializada pela parceria com a Secretaria de Agricultura e Emater. 

Adelaide de Araújo, produtora local de biscoitos amanteigados, destaca a importância da Feira do Produtor para o negócio e crescimento profissional. Natural da região, ela ressalta que o evento foi crucial para impulsionar suas vendas e oferecer oportunidades de capacitação. "Eu trabalho com biscoitos amanteigados há muito tempo. Estava um pouco estagnada até que comecei a participar da Feira do Produtor há três anos. Desde então, as vendas aumentaram significativamente. Além de proporcionar um espaço de venda e toda a estrutura necessária, o UniFAA ainda oferece outros incentivos, como a emissão de vouchers para os funcionários adquirirem nossos produtos. Esse é um incentivo que você não tem noção da importância para nós", destaca Adelaide, acrescentando que a feira realizada através do FomentAgro trouxe também bem-estar psicológico pela rotina que se estabeleceu. 

Por fim, o apicultor Luiz Henrique faz questão de destacar que o programa também é importante para tirar os produtores da informalidade, combatendo fraudes e garantindo a qualidade dos produtos por meio de cursos, capacitações e visitas técnicas. “A certificação nacional, como o Selo Arte, é um dos objetivos do programa, agregando valor aos produtos locais e expandindo suas oportunidades de comercialização em todo o Brasil”, comemora.

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

FAA em Ação em Valença celebra aniversário do CEPABS com serviços
24/05/2024

FAA em Ação em Valença celebra aniversário do CEPABS com serviços

VIII Semana de Enfermagem do UniFAA une professores, estudantes e comunidade
13/05/2024

VIII Semana de Enfermagem do UniFAA une professores, estudantes e comunidade

Aula Magna do UniFAA aborda “Reprodução Assistida Póstuma”
09/05/2024

Aula Magna do UniFAA aborda “Reprodução Assistida Póstuma”