Fortalecendo a integração entre Ensino e Saúde: CEPABS realiza I Encontro Regional de Atenção Básica à Saúde

Publicado em: 20/03/2024

O Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPABS) realiza, nesta quinta-feira, 21, o I Encontro Regional da Atenção Primária (APS), que contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Superintendência de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e de Secretarias Municipais de Saúde, além de profissionais, gestores e estudantes de diversos cursos da área de conhecimento. O evento será realizado das 8h30 às 17h30 no Teatro do Centro Universitário de Valença – UniFAA, instituição que, ao lado da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), apoiam o encontro.

Segundo a coordenadora do CEPABS, Ana Beatriz dos Reis Rodrigues, “a proposta da realização do I Encontro Regional da APS surgiu a partir da necessidade observada de se ampliar o diálogo, a integração e o fortalecimento das ações e dos serviços de saúde realizados no nível da Atenção Primária.” Ainda de acordo com a coordenadora, “teremos um momento em que serão discutidas as perspectivas da APS, bem como a reorganização e a implementação das esquipes multiprofissionais, fortalecendo ainda mais a integração entre ensino, serviço e comunidade.”

Espaço para a pesquisa

Durante o evento, haverá ainda um momento de apresentação e exposição de resumos de trabalhos científicos que serão publicados na revista “Cadernos de Pesquisa do UNIFAA – Edição Anais do I Encontro Regional da Atenção Primária à Saúde”. “Uma oportunidade única para gestores, profissionais de saúde e alunos de diversos cursos compartilharem experiências exitosas”, destaca a coordenadora. Otimista com relação aos resultados que o encontro pode proporcionar, Ana Beatriz finaliza expondo: “esperamos que seja o primeiro de muitos encontros realizados pelo CEPABS aqui em Valença.”