Gratuito e aberto ao público, Nexus Experience discute Diversidade e Inclusão no Mundo Digital

Gratuito e aberto ao público, Nexus Experience discute Diversidade e Inclusão no Mundo Digital

Gratuito e aberto ao público, Nexus Experience discute Diversidade e Inclusão no Mundo Digital

Publicado em: 18/03/2024

Tem início nesta semana o Nexus Experience 2024, uma série de encontros virtuais com o objetivo de explorar e discutir temas emergentes que estão impactando a Educação. O primeiro tema – Diversidade e Inclusão no Mundo Digital – vai abordar a importância da diversidade no setor de tecnologia e como promover uma cultura inclusiva nas empresas e nas comunidades digitais. Para dar início à programação, dois encontros gratuitos, em formato de mesas-redondas, abertos aos interessados e acessíveis pelo canal no Youtube do Centro Universitário de Valença – UniFAA: nesta segunda, 18 (https://www.youtube.com/watch?v=t1_4Iehwoo8); e na quarta, 20 (https://www.youtube.com/watch?v=i7CSax52OXw). Ambos a partir das 18h.

A iniciativa, que conta com rica programação ao longo do ano (disponível no fim do texto), é fruto de uma rede de cooperação formada por quatro instituições de ensino superior. Além do UniFAA, integram o Nexus Experience 2024 a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP); o Centro Universitário UNIFTEC, de Caxias do Sul (RS); e o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). A ideia é promover o compartilhamento de conhecimentos. Assim, ao unir forças, essas instituições podem se beneficiar da diversidade de metodologias inovadoras de ensino, pesquisas relevantes e boas práticas educacionais, o que proporciona um ambiente acadêmico mais enriquecedor.

No primeiro encontro, os convidados são os professores Francisco Ailton dos Santos (UNIFTEC) e Fabiano José Cury Marques (FIAP). No segundo, as professoras Sabrina Maciel e Evelyn Rodrigues Cid. De acordo com a Pró-Reitora de Ensino Digital do UniFAA, Michele Hempel Lima, essa “rede de cooperação acadêmica busca fomentar o debate, a pesquisa e a colaboração nas áreas de Educação, Tecnologia e Inovação, visando ao aprimoramento da prática educacional e ao desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios atuais.” Ao longo do ano, os interessados por essas áreas poderão aprofundar os conhecimentos nos mais contemporâneos assuntos ligados à Educação. “Serão explorados aspectos teóricos, práticos e éticos relacionados a cada tema, assim como suas implicações no contexto educacional atual”, complementa.

Programação Nexus Experience 2024

Março (18 e 20/03)

Tema: Diversidade e Inclusão no Mundo Digital

Sinopse: abordar a importância da diversidade no setor de tecnologia e como promover uma cultura inclusiva nas empresas e nas comunidades digitais.

Maio (15,16,17/05)

Tema: Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Oportunidades

Sinopse: explorar como a inteligência artificial está transformando a educação, discutindo benefícios, desafios éticos e impacto no aprendizado.

Agosto (21 e 23/08)

Tema: Acesso à Educação em Tempos Digitais

Sinopse: discutir como a tecnologia está democratizando o acesso à educação, destacando plataformas online, recursos abertos e aprendizado digital.

Outubro (16 e 18/10)

Tema: Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)

Sinopse: abordar a importância de integrar disciplinas STEAM na educação para promover a criatividade, inovação e preparar os alunos para carreiras tecnológicas.

Dezembro (11 e 13/12)

Tema: Formação de Professores para o Século XXI

Sinopse: abordar a importância da atualização constante dos professores diante das mudanças tecnológicas e sociais, e estratégias para aprimorar a formação docente.

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

A importância da pós-graduação
16/04/2024

A importância da pós-graduação

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras
10/04/2024

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras

UniFAA destaca-se como principal Centro Universitário privado do Rio de Janeiro
09/04/2024

UniFAA destaca-se como principal Centro Universitário privado do Rio de Janeiro