Hospital Escola de Valença promove Mutirão de Cirurgia Ortopédica
Publicado em: 25/09/2023
O Hospital Escola de Valença (HEV), mantido pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), está realizando um mutirão de cirurgia ortopédica. Isso porque atualmente existem cerca de 700 pacientes no município aguardando vagas para a realização de procedimentos dessa natureza. “Diante desse grande número de pessoas em espera, decidiu-se realizar esse mutirão, que tem como propósito a concentração de esforços financeiros e assistenciais para realizar os procedimentos dos pacientes que aguardam uma vaga no sistema público de saúde”, explica a Diretora Geral do HEV, Juliana de Cássia Quaquarini, destacando que o objetivo é zerar a fila.
De acordo com o Presidente da FAA, José Rogério Moura de Almeida Neto, “a instituição está fazendo esforços significativos para prestar esse atendimento. O hospital está organizando consultas ortopédicas no Ambulatório de Medicina Integral (AMI) para avaliar os pacientes e agendar as cirurgias no Hospital Escola de Valença (HEV). Essa coordenação entre consultas e cirurgias é fundamental para garantir que os procedimentos sejam realizados de forma eficiente e que a fila de espera seja reduzida de maneira eficaz.”
Ainda segundo José Rogério, um grande incentivo para a realização do mutirão foi a alocação de recursos federais, destinados pelo Deputado Federal Luiz Antônio Corrêa, especificamente para a realização dessas cirurgias ortopédicas. Tão importante quanto os recursos é a consciência, por parte da comunidade de Valença e região, da importância da saúde ortopédica e de buscar atendimento: “Quanto mais pessoas tiverem acesso a informações sobre o programa e procurarem atendimento no Ambulatório de Medicina Integral, mais eficaz será o processo de zerar a fila de cirurgias ortopédicas em Valença. Portanto, é importante que a comunidade local esteja ciente e envolvida nesse esforço conjunto.”
Os interessados devem comparecer ao HEV das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira, para agendamento da primeira consulta. Depois, eles passarão por consulta ortopédica no Ambulatório de Medicina Integral e, em seguida, serão agendas as cirurgias de média e alta complexidades, como para correção de fraturas, artroplastia (substituição de articulações) e reparo de lesões ligamentares, entre outras.
Como se trata de um hospital escola e por ser certificado pelos Ministérios da Saúde e Educação, todos os procedimentos realizados no HEV contam com a participação de acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário de Valença – UniFAA. Todavia, as consultas e os procedimentos são realizados por profissionais especialistas em Ortopedia.