Lançamento da obra – Direitos Humanos- Cátedra Daisaku Ikeda

Publicado em: 01/06/2022

A solenidade contou com a presença de diversas figuras importantes, além de alunos e professores, estavam presentes o Reitor do Centro Universitário de Valença, professor doutor José Rogério Moura de Almeida Neto, o Coordenador do curso de Direito do UNIFAA e organizador do projeto, Prof. Dr. Cleyson de Morais Mello, o Presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, Prof. Miguel Pellegrini, e também contamos com a ilustre presença do presidente da BSGI, Miguel Shiratori, representando o professor Daisaku Ikeda.

Em seu discurso, Shiratori, presidente da BSGI transmitiu aos presentes a segyinte mensagem enviada pelo Dr. Daisaku Ikeda: “Que a Cátedra Daisaku Ikeda e seu primeiro fruto sejam fonte de inspiração para que o Centro Universitário de Valença alcance ainda mais sucesso no mundo acadêmico do Brasil e abracem o futuro de esperança para o país, formando incontáveis defensores da cultura e da paz”.

O Coordenador do curso de Direito e organizador do projeto, Prof. Dr. Cleyson De Morais Mello, falou sobre a relevância da Cátedra, projeto que impulsionou a criação da Obra.  “A cátedra é importante para a instituição pois permite a todos os alunos e professores vivenciar, desde o início do curso, o que é a teoria e a prática em direitos humanos nas suas mais variadas cores. Direitos Humanos é hoje a linha mestra de todo o curso de Direito. Todas as disciplinas do curso de Direito elas são repassadas por uma hermenêutica à luz dos direitos humanos e da pacificação social.”

O Reitor do UNIFAA, prof. Dr. José Rogério Moura de Almeida Neto também nos ofereceu a sua visão sobre o lançamento da Obra para a instituição, em especial para as atividades acadêmicas e aprendizagem: “Entendo que esse é o momento de a gente juntar forças e a gente precisa juntar forças com instituições consolidadas e universidades. Só uma unidade no Japão e outra nos Estados Unidos potencializa a marca do UNIFAA e aumenta a possibilidades que oferecemos ao nosso estudante, ao nosso aluno, outras possibilidades de formação, de complementação de estudos e aprendizagem. Então, acredito que a junção de força e junção de marcas potentes, pode sem dúvida nenhuma, beneficiar o aluno do Centro Universitário do Valença.”

Sobre o Prof.Dr. Daisaku Ikeda

Daisaku Ikeda é um construtor da paz, filósofo budista , educador, autor e poeta. Como terceiro presidente da organização budista leiga Soka Gakkai no Japão, presidente fundador da Soka Gakkai International (SGI) e fundador de várias instituições internacionais que promovem a paz, a cultura e a educação, ele se dedicou a fortalecer os fundamentos de uma cultura de paz duradoura. Como líder da SGI, ele inspirou esforços de base para um mundo livre de armas nucleares ao longo de várias décadas e continuou a explorar rotas viáveis ​​para a abolição nuclear em suas propostas de paz, publicadas anualmente desde 1983.

Como presidente fundador da SGI, Ikeda liderou o desenvolvimento de uma das maiores e mais diversas associações budistas comunitárias do mundo, promovendo uma filosofia de empoderamento e engajamento social para a paz. O sistema educacional fundado por Ikeda – que inclui o sistema Soka Schools no Japão e no Brasil, a Soka University no Japão e nos EUA e os Soka Kindergartens em seis países – promove um ethos de cidadania global, incentivando os jovens a assumir a liderança no estabelecimento de uma direção esperançosa e positiva para a sociedade global.

Sobre a cátedra

A Cátedra Daisaku Ikeda ergueu-se no UNIFAA após ser idealizada pelo primeiro reitor do Centro Universitário de Valença, professor Doutor António Celso Alves Pereira. E, a partir deste momento o projeto se desenvolveu e cresceu baseado na convergência de valores solidários, éticos e morais entre a Soka University no Japão e o UNIFAA.