Marcio Martins da Costa é empossado como Reitor do UniFAA

Publicado em: 06/09/2023

Uma solenidade no Teatro do Centro Universitário de Valença – UniFAA marcou, oficialmente, a posse do novo Reitor da instituição, Marcio Martins da Costa, que já vinha desempenhando a função há um mês. Oportunidade também para confirmar os pró-reitores que, ao lado do professor Marcio, estarão à frente da cinquentenária instituição de ensino superior, e apresentar a nova Pró-Reitora de Ensino Digital, Michele Rodrigues Hempel Lima, recentemente contratada. Em sua fala, o Reitor do UniFAA enfatizou que a excelência acadêmica seguirá como um valor inegociável, o que exige capacidade de adaptação da instituição para enfrentar os desafios impostos por uma sociedade em constante e acelerada mudança.

“É um grande desafio assumir um centro universitário com mais de 50 anos de tradição, mas que sempre se reinventa e busca a transformação da vida das pessoas através da educação. E que isso traga muito impacto à região em que estamos inseridos”, afirma o Reitor, acrescentando que “a educação moderna deve ser colaborativa, profundamente conectada à sociedade e inabalavelmente comprometida com o desenvolvimento social. É nossa missão orientar nossos jovens em direção à construção de um mundo melhor, promovendo inclusão e trabalhando incansavelmente para corrigir as desigualdades existentes em nosso país.”

O novo Reitor destacou, ainda, que buscará “fortalecer ainda mais nossos laços com as comunidades interna e externa, contribuindo para o desenvolvimento humano e cultural.” Para isso, ressaltou que sua gestão “será caracterizada pela colaboração, pelo reconhecimento e pela valorização do potencial criativo de nossa equipe e pelo firme compromisso com a excelência na educação. Através da colaboração, reconheceremos e valorizaremos o talento criativo de nossa equipe, fortalecendo assim nossa busca pela excelência na educação e tendo nossos gestores como protagonistas do seu processo de trabalho.”

Além de Michele Rodrigues Hempel Lima, a equipe de Pró-Reitores conta com Douglas Machado (Pró-Reitoria de Graduação Presencial), Leandro Raider (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários) e Rafael Moura de Almeida (Pró-Reitoria de Ciências Médicas).

Emoção na despedida

Um momento emocionante da cerimônia foi a despedida do José Rogério Moura de Almeida Neto, que deixa o posto de Reitor para assumir a Presidência da Fundação André Arcoverde, mantenedora do UniFAA. “Hoje é com profunda gratidão e emoção que me dirijo a todos vocês, pois este é um momento de encerrar minha gestão como Reitor do Centro Universitário de Valença. Nos últimos anos, tive a honra de liderar essa instituição, que é mais do que uma universidade para mim. É parte fundamental na minha jornada pessoal e profissional. Quando iniciei minha jornada aqui, eu nunca poderia ter previsto o quanto essa experiência mudaria a minha vida”, relatou o agora ex-Reitor, expressando gratidão à família, aos amigos, aos colegas de trabalho e acrescentando: “Nossos esforços não são apenas para entregar diplomas. Concentra-se primordialmente em mostrar que a educação pode se converter em um ícone de possibilidades. Muito obrigado a todos vocês por acreditarem em nossa missão.”

“Tecnologia em todos os aspectos da vida”

A fala do Presidente da FAA foi ao encontro do que, posteriormente, foi dito pela Pró-Reitora de Ensino Digital, Michele Rodrigues. Ela iniciou o evento com palavras que destacaram a importância da tecnologia na Educação. "Vivemos uma era em que a tecnologia está entrelaçada em todos os aspectos de nossas vidas, e o ensino se tornou uma ferramenta vital para democratizar o acesso à educação. A transformação das vidas das pessoas por meio da educação é um ato de empoderamento. Cada indivíduo que adquire conhecimento e desenvolve habilidades se torna mais consciente e crítico. Está se capacitando para criar um impacto positivo não apenas em sua própria vida, mas também na sociedade em que ele está inserido”, afirma.

Todavia, a tecnologia é uma ferramenta, que precisa de pessoas capacitadas que saibam destinar o seu melhor uso. E, para isso, cresce a importância de ter uma equipe unida e engajada com a missão da instituição. "Acredito na força do trabalho em equipe, no convívio respeitoso e na união de esforços para alcançarmos os objetivos traçados”, afirmou, em sua fala, a Vice-Reitora do UniFAA, Regina Petrillo.