Medicina: um sonho guardado por seis décadas e realizado aos 77 anos

Medicina: um sonho guardado por seis décadas e realizado aos 77 anos

Medicina: um sonho guardado por seis décadas e realizado aos 77 anos

Publicado em: 25/03/2024

Um exemplo de como não desistir de um sonho, independentemente da fase da vida. Em fevereiro desse ano, o Centro Universitário de Valença – UniFAA deu as boas-vindas a um calouro muito especial. Ricardo Acyr foi aprovado no processo seletivo e iniciou sua jornada no curso de Medicina. Um feito admirável para qualquer estudante, tal a procura pela graduação. Mas a história desse universitário tem um roteiro especial: ele inicia o primeiro período aos 77 anos. “É um sonho que surgiu quando eu tinha 15 anos, mas somente agora tive a oportunidade de tentar realizá-lo”, conta o universitário, acrescentando: “Não serei feliz se não conseguir realizar esse sonho. É a coisa mais importante da minha vida.”

O amor à Medicina foi acalentado ao longo de mais de seis décadas. Militar aposentado do Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro, nasceu em Niterói, mas residia em Nova Friburgo, onde atuava como psicanalista. Na perspectiva de Ricardo Acyr, a experiência acumulada ao longo da vida contribuirá de maneira decisiva para a trajetória que ele inicia. “O amadurecimento no decorrer da vida é fundamental para qualquer realização”, afirma. E essa experiência já vai direcionando os passos do futuro profissional. “Sempre tive interesse pela área da saúde mental, logo espero atuar como psiquiatra.” Sobre o início no curso, relata que a “a reação de todos é de apoio total e muita emoção. Deixam-me feliz”. 

A acolhida ao estudante foi cercada de muito carinho por todos no UniFAA. O coordenador do curso de Medicina, Rafael Moura, conta que vê com “imensa admiração e respeito a decisão do Sr. Ricardo em iniciar a graduação em Medicina. Essa atitude demonstra uma inspiradora busca por conhecimento e a determinação em seguir seus sonhos, independentemente da idade.” Ainda segundo o coordenador, essa jornada “inspira a persistência, coragem e crença de que nunca é tarde demais para buscar conhecimento e contribuir para a sociedade. Seu exemplo ressalta a ideia de que a paixão e a dedicação superam qualquer barreira temporal”, expõe. 

No que diz respeito à vida acadêmica, Rafael Moura argumenta que o curso de Medicina do UniFAA está preparado para receber alunos em todas as faixas etárias. “Nosso ambiente acadêmico valoriza a diversidade e reconhece a riqueza que a experiência de vida traz ao aprendizado. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente inclusivo e de apoio para que todos os alunos alcancem seu potencial”, explica, acrescendo que a presença de Ricardo Acyr será enriquecedora para o curso: 

“Estamos ansiosos para compartilhar esse percurso educacional enriquecedor e desafiador, e acreditamos que a presença do Sr. Ricardo enriquecerá não apenas sua experiência pessoal, mas também a comunidade acadêmica como um todo. Desejamos ao Sr. Ricardo muito sucesso em sua trajetória acadêmica, e estamos aqui para apoiá-lo em cada passo.”

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

A importância da pós-graduação
16/04/2024

A importância da pós-graduação

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras
10/04/2024

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras

UniFAA destaca-se como principal Centro Universitário privado do Rio de Janeiro
09/04/2024

UniFAA destaca-se como principal Centro Universitário privado do Rio de Janeiro