Movimento de inovação TRAIN by UNIFAA: Um marco em nossa história!

Publicado em: 13/10/2021

Podemos dizer que acabamos de marcar a história do UNIFAA com o lançamento do movimento de inovação TRAIN by UNIFAA, realizado no último dia 30 de setembro. É um marco para todos nós!

No lançamento, tivemos falas super relevantes e significativas para este primeiro passo que está sendo dado por nossa instituição de ensino. O vice-reitor, José Rogério Neto, reforçou que o UNIFAA é um Centro Universitário com bases firmes e foco na excelência e inovação. Deixou claro que precisamos romper barreiras para desenvolver social e economicamente todo o sul fluminense.

"No UNIFAA estamos construindo um verdadeiro ecossistema aberto transformador de vidas, formando uma universidade sem muros. Temos convicção que o conhecimento e a inovação serão motores para a consolidação deste processo. Sabemos que a inovação é a única garantia contra a irrelevância. O Movimento Train by UNIFAA vem para acelerar o processo de transformação".

Prof. José Rogério Neto - Vice-reitor do UNIFAA

Na sequência, o head de inovação e novos negócios, Laion Manfroi, apresentou a missão principal do TRAIN: conectar as iniciativas de inovação internas com o ecossistema da região. Além disso, também explicou o conceito do nome Train, que na tradução literal podemos entender como comboio. Essa palavra traduz exatamente o que visualizamos como o próximo passo para atingir a inovação: diversidade de pensamentos, novas possibilidades e progresso. O TRAIN ou trem, como também pode ser traduzido, trás ainda o apelo histórico e cultural da cidade de Valença que tem a memória ferroviária ainda muito viva.

O líder da comunidade Rio Sul Valley, Matheus Carvalho, frisou que o movimento é mais do que importante para a região, principalmente por partir de responsáveis por formar talentos: as instituição de ensino superior. Na sequência, tivemos dois painéis super ricos em conteúdos de valor, nos quais aprendemos conceitos e aplicação prática deles em nossas vidas e projetos.

O primeiro deles foi sobre startups e inovação. Olhamos para ambos os temas pela perspectiva de tendência que já virou realidade. As startups nos trazem a agilidade de crescimento, dos processos, de erro e acerto. Temos que ser startups? Não necessariamente, mas podemos nos inspirar na cultura trazida por elas.

"O Lançamento do movimento de inovação do UNIFAA é um momento essencial para o desenvolvimento da região.Foi um sinal importante de uma instituição relevante de que as portas estão abertas para colaborar e construir uma sociedade melhor e mais inovadora. Fazer isso em colaboração com atores brasileiros do ecossistema de empreendedorismo reforça ainda mais esse posicionamento!"

Danilo Picucci - Abstartups

O segundo painel trouxe como seu foco e objetivo principal o tema pessoas. Apesar do tema ter sido: Comunidades que avançam na Agenda 2030, a principal mensagem foi que essas comunidades são feitas por pessoas e para pessoas. Comunidades conectam pessoas e, através dessa conexão, as possibilidades vão se exponencializando.

E por falar em pessoas, tivemos muitas pessoas acompanhando o lançamento junto com a gente. Alunos, professores, colaboradores, parceiros, empreendedores, estávamos com a casa cheia e ficamos muito felizes por poder receber e proporcionar uma noite com tanto conteúdo transformador para todos.

"Muito especial ouvir histórias de mentes inquietas que mostram o poder que a inovação e colaboração têm de desenvolver a nossa sociedade. Fico ainda mais orgulhoso de saber que é um movimento nascendo dentro de uma instituição de educação e que criará ainda mais mentes inquietas"

Daniel Niggli - Empreendedor e consultor de inovação na Inventta

"O TRAIN nasce já colaborando com o ecossistema local de inovação e empreendedorismo e fazendo exatamente o que nós precisamos hoje, que é unir atores em um objetivo único de transformar e impactar o meio. Isso ficou muito claro no evento. Isso tudo com inclusão, conhecimento e conexões, como todo ambiente inovador deve ser. Parabéns pelo evento e por essa grande iniciativa. Vida longa ao TRAIN!"

Leandro Costa - Diretor do WE América Latina - Wadhwani Foundation

"Parabéns para todos envolvidos pelo evento. O UNIFAA sempre se superando, pra mim é o número 1. Todos nós alunos estamos evoluindo pelos seus conhecimentos desses maravilhosos mestres. Parabéns 👏👏👏👏👏👏"

Marcos Prates - Aluno UNIFAA

Este foi apenas o primeiro passo para a construção do ecossistema de inovação do UNIFAA 🤩