Nota máxima em avaliação do MEC confirma curso de Medicina do UNIFAA entre os melhores do país
Publicado em: 11/12/2024
A comunidade acadêmica do Centro Universitário de Valença – UNIFAA está em festa. O curso de Medicina acaba de ser avaliado com nota 5 – a máxima – pelo MEC, o que representa a obtenção de índices de excelência e ser referência para outras instituições. Trata-se de um marco histórico e um reflexo direto do investimento feito visando à qualidade da graduação. Por exemplo, o UNIFAA conta com o maior Centro de Simulação Realística da América Latina, o que possibilita aos discentes um aprendizado voltado ao desenvolvimento de habilidades desde os primeiros períodos. O Hospital Escola de Valença, que serve como campo de prática de atividades curriculares, foi recentemente reconhecido pela ANVISA como de Alta Conformidade nas Práticas de Segurança do Paciente. Corpo docente altamente especializado, colaboradores empenhados e estudantes comprometidos completam o cenário que levou à nota máxima.
O Reitor do UNIFAA, Marcio Martins da Costa, explica que a avaliação do MEC “é um processo rigoroso e detalhado, que analisa três importantes dimensões do processo de aprendizagem: a organização didático-pedagógica; o corpo docente do curso; e a infraestrutura da instituição.” Ao todo, são avaliados detalhadamente 58 indicadores. São analisadas, por exemplo, questões como a qualidade das instalações, a atualização e a competência dos professores, além da inovação e relevância do projeto pedagógico. “É uma análise técnica e criteriosa, que busca identificar se o curso oferece uma formação acadêmica de excelência e está alinhado às exigências da formação médica e às melhores práticas educacionais.”
Para o Presidente da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), José Rogério Neto, a nota 5 reforça a posição da Medicina do UNIFAA como um dos melhores cursos do país, projetando a instituição e Valença como polo de excelência em ensino e saúde. "É um sentimento de orgulho profundo e de realização. Essa nota máxima representa o reconhecimento de um trabalho sério, comprometido e dedicado, que reflete não apenas o esforço dos professores, colaboradores e estudantes, mas também o impacto transformador que buscamos oferecer para a sociedade”, explica, acrescentando que essa “é uma vitória coletiva, que reflete o compromisso de cada colaborador em buscar a excelência em tudo o que fazemos. Além disso, vejo essa nota 5 como um ponto de partida para novos desafios. Como reforçamos no nosso Jeito de Ser FAA: “Se vale a pena ser feito, tem que ser bem-feito.”
A emoção sentida pelo Reitor do UNIFAA vai ao encontro do que externou José Rogério. “Meu sentimento é de profundo orgulho e gratidão. Orgulho por fazer parte de uma equipe que trabalha com paixão e excelência, e gratidão a todos que contribuíram para esta conquista histórica. Esta nota não é apenas um número; ela simboliza a força de um trabalho coletivo, movido pelo desejo de transformar vidas e de impactar positivamente a sociedade. Além disso, é emocionante ver o reconhecimento do que construímos juntos ao longo dos anos. É uma vitória que celebra o nosso passado, reforça nosso presente e nos inspira a continuar construindo um futuro ainda mais promissor para o UNIFAA e para nossos estudantes”, afirma Marcio Martins da Costa.
O Coordenador do curso de Medicina e Pró-Reitor de Ciências Médicas, Rafael Moura, explica que a avaliação foi realizada por meio de visita in loco de uma comissão de avaliadores designada pelo MEC. E o resultado foi a inédita nota 5. “Essa conquista é altamente motivadora, pois reforça a qualidade do curso e fortalece o senso de orgulho e pertencimento dos estudantes, docentes e gestores. Ela confirma nossa busca pela excelência acadêmica, sempre alinhada com a tradição de mais de 50 anos, e reforça nosso lema de transformar vidas através da educação. Além disso, abre perspectivas de maior reconhecimento institucional, atração de novos alunos e fortalecimento de parcerias acadêmicas e profissionais.”
Egressos ainda mais valorizados no mercado de trabalho
Ser egresso de uma instituição de ensino superior avaliada com cinco estrelas pelo MEC pode abrir ainda mais as portas para quem está entrando no mercado de trabalho. É o caso do acadêmico Matheus Murteira, aluno do décimo segundo período. Conta que a avaliação obtida pelo curso foi recebida com muito entusiasmo por ele e demais estudantes do curso de Medicina: um sentimento comum “de gratidão por fazer parte.”. Matheus ingressou no UNIFAA há seis anos e, desde então, pôde ser testemunha de todo o investimento que foi feito e da evolução que levou à nota máxima.
“Para mim, que estou no décimo segundo período, ou seja, estou finalizando o curso de Medicina pelo UNIFAA, é motivo de muito orgulho ter feito parte desse processo, ter caminhado junto com a instituição rumo a essa nota máxima. Ao finalizar meu curso, ver a instituição receber essa nota 5 é motivo de muito apreço, orgulho, felicidade. É um trabalho que veio sendo construído nos últimos anos, e eu, como acadêmico do último período, acompanhei de perto. O investimento aumentou e, proporcionalmente a isso, os resultados das avaliações também cresceram”, afirmou. E a expectativa é que a nota 5 possa atrair novos estudantes para conhecer o Centro Universitário de Valença.
Por fim, o Reitor do UNIFAA, Marcio Martins da Costa, avalia que “estamos no caminho certo, mas sabemos que a excelência é um objetivo contínuo. Este resultado nos inspira a continuar inovando, evoluindo e reafirmando nosso papel como agentes de mudança, sempre em busca de um futuro melhor para nossos alunos, nossa comunidade e a sociedade como um todo.”