NPJ passa por reforma: atendimentos seguem gratuitos, agora em ambiente mais sofisticado

Publicado em: 05/10/2023

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito do Centro Universitário de Valença – UniFAA acaba de passar por reforma para modernizar o ambiente e deixá-lo ainda mais acolhedor. Ocorreu reestruturação da mobília e nova distribuição das salas, deixando o ambiente mais sofisticado. Quem ganha com isso é a população de Valença e região, que agora pode contar com mais conforto. Os atendimentos são divididos por núcleos, de acordo com as áreas do Direito, e gratuitos, mas direcionados apenas a quem tem renda familiar de até 3,5 salários mínimos. Alunos a partir do sexto período, sempre orientados pelas advogadas do NPJ, são os responsáveis por ouvir quem busca pelo serviço.

“O Núcleo de Prática Jurídica é muito importante para a formação do advogado. Aqui, o discente tem o primeiro contato com a parte prática, vai ter o primeiro contato com o assistido e vai aprender a ouvir o próximo. Além disso, aprende as principais ferramentas tecnológicas que ele vai precisar quando ele tiver formado, por exemplo, fazer distribuição e peticionamento eletrônico. Então, ele tem contato com sistemas de vários tribunais. Vai aplicar o conhecimento, mas sabendo que vai precisar se atualizar sempre para desenvolver as competências necessárias para o exercício da profissão”, explica a Coordenadora do NPJ, Caroline Vieira.

Atendimentos

Os atendimentos de Mediação e Arbitragem são realizados por alunos do sexto período. Quando inicia o sétimo período, o discente é matriculado na prática da área Cível, na qual vai atuar, por exemplo, com assuntos relacionados à reintegração de posse, usucapião, cobranças, família (pensão alimentícia, divórcio e guarda), entre outras. No oitavo período, é hora de colocar em prática os conhecimentos na área de Trabalho. Nesta fase, eles atuam na cobrança de verbas rescisórias e reconhecimento de vínculo trabalhista, entre outras questões.

Na sequência, os alunos passam pelo núcleo de Constitucional. Nesta etapa, vão atender a reclamações relacionadas às normas constitucionais, como dificuldade para obter medicações junto ao Estado e vagas em creches, entre outras. Em breve, também serão atendidos assuntos da área do Direito Previdenciário, que incluem as ações de pedido de aposentadoria, benefícios essenciais do INSS etc. Para isso, o NPJ está fechando um convênio com a Justiça Federal para atuar nessas causas.

Segundo Caroline Vieira, apesar de os alunos serem acompanhados por ela e pela advogada Andréia dos Santos Cunha, o protagonismo é do discente. É ele quem monta as peças, por exemplo, que depois são conferidas pelas profissionais.

InovaLab

Juntamente ao Núcleo de Prática Jurídica, funciona o InovaLAB, o laboratório de inovação do curso de Direito, onde os alunos aprendem a utilizar as ferramentas mais modernas em sua atuação, como a utilização de recursos visuais nas petições. “Com essa parte de tecnologia, de inovação, a gente tenta trazer para os nossos alunos tudo que está se modificando. Vamos passando para eles as mudanças atuais e mostrando o que precisam fazer para uma boa formação”, explica, acrescentando que o InovaLab também serve para despertar a curiosidade dos futuros advogados, que também devem estar atentos aos avanços tecnológicos.

Para ser atendido no NPJ, além de ter renda familiar de até quatro salários mínimos, o interessado deve comparecer presencialmente no setor do UniFAA ou entrar em contato pelo telefone (24) 2453-0700 ou WhatsApp (24) 981200331. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h30 às 18h. O campus sede do UniFAA está localizado na Rua Sargento Vitor Hugo, nº 161, no bairro Fátima.