Prof. Dr. José Rogério Moura de Almeida Neto toma posse como novo reitor do UNIFAA

Prof. Dr. José Rogério Moura de Almeida Neto toma posse como novo reitor do UNIFAA

Prof. Dr. José Rogério Moura de Almeida Neto toma posse como novo reitor do UNIFAA

Publicado em: 17/02/2022

O professor doutor José Rogério Moura de Almeida Neto, então vice-reitor do UNIFAA (Centro Universitário de Valença) foi nomeado novo reitor da instituição em 11 de fevereiro de 2022 pelo Presidente da Fundação Educacional D André Arcoverde, Dr Antônio Carlos Dahbar Arbex, através da portaria presidencial 001/2022, e substitui o professor doutor Antônio Celso Alves Pereira. Segundo indicadores de qualidade do MEC (Ministério da Educação) o UNIFAA fulgura como melhor Centro Universitário do Estado. Para o novo reitor, essa condição exige perseverança para conquistar novas metas e para manter a sinergia que o UNIFAA tem com a sociedade, comunidade local e seus dirigentes.

O sentimento diante do desafio

"Iniciando uma nova história com um grande desafio: dar sequência ao trabalho realizado pelo querido Prof. Dr. Antônio Celso Alves Pereira, zeloso deste nobre patrimônio que, há décadas, vem transformando a vida de profissionais em todo o país. 

É uma tarefa desafiadora que enfrento com serenidade, engajamento e comprometida dedicação e para a qual conto com a participação de toda a comunidade acadêmica.

Assumi a Reitoria do UNIFAA - Centro Universitário de Valença na condição de melhor Centro Universitário do Rio de Janeiro, segundo os indicadores de qualidade do MEC. Essa condição, contudo, exige que perseveremos para a conquista de novas metas.

E afirmo isso para apontar a importância do UNIFAA no cenário fluminense e brasileiro, para apontar a sinergia que nosso Centro Universitário sempre teve e tem com a sociedade e a comunidade local e seus dirigentes. O UNIFAA é uma instituição de importância única e que deve ser valorizada pela nossa comunidade. É a Alma Mater da sociedade valenciana, onde nós vemos gerações nela reconhecerem com  tanto carinho o seu lugar de formação, o seu lugar de preparação para a vida, para as profissões ou para as  ciências, o lugar de entender e se situar no mundo e frequentemente  –  como  eu  –  lembrar  dos  tempos  de  estudante aqui como um tempo de ouro de suas vidas.

Vamos trabalhar para melhorar os indicadores, com transparência, com eficiência na aplicação dos recursos e certos da participação de todos. O nosso grande desafio será unir toda a comunidade acadêmica em prol de alcançar a nossa visão (2021/2025) "Ser reconhecido pela excelência e inovação acadêmica com ênfase no desenvolvimento regional e na expansão de suas atividades".

Uma universidade moderna e de excelência, com projeção nacional, é aquela capaz de promover o desenvolvimento máximo do seu ensino, pesquisa e extensão sendo capaz de impactar positivamente a sociedade. Por isso, sonho com o UNIFAA inovador, inclusivo e de qualidade, capaz de associar a democratização do acesso aos melhores indicadores de qualidade e mérito acadêmico. A educação em geral e, em específico, a educação superior devem servir de base para a redução das desigualdades sociais e para os avanços econômicos indispensáveis ao país. Anseio que o UNIFAA seja capaz de evidenciar, em seu corpo docente e técnico‐administrativo, o valor do papel de educador na sociedade brasileira.

A missão do UNIFAA é muito desafiadora, queremos "transformar vidas por meio de uma educação comprometida com o desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais que prepare as pessoas para um mundo conectado, global e sustentável". Assumo essa responsabilidade com o compromisso, junto à comunidade acadêmica, de dar prosseguimento à gestão democrática e ao movimento de inovação já iniciado para concretizar a Missão, Visão e Valores da nossa Instituição, garantindo-lhe crescimento e perenidade."

 

Egresso do curso de Medicina Veterinária, da turma de 2005, o professor José Rogério atua diretamente na gestão universitária, em projetos com foco em aprendizagem, design curricular, além de estruturar projetos pedagógicos de cursos e planos de desenvolvimento institucional. Antes, atuou como professor no corpo docente, assumiu responsabilidades junto à Extensão do, então, Centro de Ensino Superior de Valença, tornou-se diretor geral do CESVA e trabalhou com o professor doutor Antônio Celso como vice-reitor. Para o professor José Rogério, substitui-lo é um grande desafio.

Com dezenas de trabalhos acadêmicos apresentados e publicados em revistas especializadas, fez o mestrado e doutorado na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mas foi no UNIFAA que construiu uma carreira acadêmica profícua e atenta às demandas contemporâneas, pedagógicas e de seus alunos. 

 

A sensação de se tornar reitor da universidade onde se graduou

"É um motivo de grande orgulho e satisfação para mim, estar aqui, neste momento, para o início de um novo ciclo da minha história, agora, como Reitor do Centro Universitário de Valença. 

É uma alegria que se deve a vários motivos: aqui, em 2005, me formei em Medicina Veterinária; aqui fui professor e, posteriormente, assumi responsabilidades junto à Extensão do, então, Centro de Ensino Superior de Valença. Essas experiências me levaram à Direção Geral do CESVA e, na continuidade, tive a honra de trabalhar junto ao professor dr. Antônio Celso na qualidade de vice-reitor.

Aqui, conto com amigos de longas datas, amizades essas, formadas por um convívio desde a minha graduação em Medicina Veterinária e novos amigos, conquistados ao longo desse percurso. São pessoas que, ao meu lado, vem lutando com paixão pela construção de uma Instituição Educacional inovadora, sustentável e duradoura.

A nomeação como Reitor foi uma conquista coletiva que devo celebrar com vocês que fizeram parte desta jornada: minha família, amigos, nossos ex-alunos e alunos, nossos professores, nossos coordenadores e diretores, nossos colaboradores espalhados pelos campi... a todos, muito obrigado pela confiança! 

Finalizo com uma reflexão a partir de Guimarães Rosa: “O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando”. O UNIFAA também não está terminado e conto com todos para essa travessia."

 

O foco do novo reitor é continuar melhorando os indicadores, enquanto realiza uma gestão transparente, participativa e com aplicação eficiente dos recursos. Ainda, sinaliza que o grande desafio será unir toda a comunidade acadêmica para alcançar a visão 2021/2025 - ser reconhecido pela excelência e inovação acadêmica com ênfase no desenvolvimento regional e na expansão de suas atividades.

Ainda, o professor doutor José Rogério anseia que o Centro Universitário consiga evidenciar no corpo docente e técnico-administrativo o valor do papel do educador na sociedade brasileira. Atingir este objetivo enquanto o UNIFAA promove o desenvolvimento máximo do ensino, pesquisa e extensão impactará positivamente a sociedade, fomentando a transformação que há 50 anos norteia os valores do Centro Universitário de Valença.

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade
18/04/2024

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade

A importância da pós-graduação
16/04/2024

A importância da pós-graduação

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras
10/04/2024

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras