Prof. Dr. José Rogério Moura de Almeida Neto toma posse como novo reitor do UNIFAA

Prof. Dr. José Rogério Moura de Almeida Neto toma posse como novo reitor do UNIFAA

O professor doutor José Rogério Moura de Almeida Neto, então vice-reitor do UNIFAA (Centro Universitário de Valença) foi nomeado novo reitor da instituição em 11 de fevereiro de 2022 pelo Presidente da Fundação Educacional D André Arcoverde, Dr Antônio Carlos Dahbar Arbex, através da portaria presidencial 001/2022, e substitui o professor doutor Antônio Celso Alves Pereira. Segundo indicadores de qualidade do MEC (Ministério da Educação) o UNIFAA fulgura como melhor Centro Universitário do Estado. Para o novo reitor, essa condição exige perseverança para conquistar novas metas e para manter a sinergia que o UNIFAA tem com a sociedade, comunidade local e seus dirigentes.

O sentimento diante do desafio

"Iniciando uma nova história com um grande desafio: dar sequência ao trabalho realizado pelo querido Prof. Dr. Antônio Celso Alves Pereira, zeloso deste nobre patrimônio que, há décadas, vem transformando a vida de profissionais em todo o país. 

É uma tarefa desafiadora que enfrento com serenidade, engajamento e comprometida dedicação e para a qual conto com a participação de toda a comunidade acadêmica.

Assumi a Reitoria do UNIFAA - Centro Universitário de Valença na condição de melhor Centro Universitário do Rio de Janeiro, segundo os indicadores de qualidade do MEC. Essa condição, contudo, exige que perseveremos para a conquista de novas metas.

E afirmo isso para apontar a importância do UNIFAA no cenário fluminense e brasileiro, para apontar a sinergia que nosso Centro Universitário sempre teve e tem com a sociedade e a comunidade local e seus dirigentes. O UNIFAA é uma instituição de importância única e que deve ser valorizada pela nossa comunidade. É a Alma Mater da sociedade valenciana, onde nós vemos gerações nela reconhecerem com  tanto carinho o seu lugar de formação, o seu lugar de preparação para a vida, para as profissões ou para as  ciências, o lugar de entender e se situar no mundo e frequentemente  –  como  eu  –  lembrar  dos  tempos  de  estudante aqui como um tempo de ouro de suas vidas.

Vamos trabalhar para melhorar os indicadores, com transparência, com eficiência na aplicação dos recursos e certos da participação de todos. O nosso grande desafio será unir toda a comunidade acadêmica em prol de alcançar a nossa visão (2021/2025) "Ser reconhecido pela excelência e inovação acadêmica com ênfase no desenvolvimento regional e na expansão de suas atividades".

Uma universidade moderna e de excelência, com projeção nacional, é aquela capaz de promover o desenvolvimento máximo do seu ensino, pesquisa e extensão sendo capaz de impactar positivamente a sociedade. Por isso, sonho com o UNIFAA inovador, inclusivo e de qualidade, capaz de associar a democratização do acesso aos melhores indicadores de qualidade e mérito acadêmico. A educação em geral e, em específico, a educação superior devem servir de base para a redução das desigualdades sociais e para os avanços econômicos indispensáveis ao país. Anseio que o UNIFAA seja capaz de evidenciar, em seu corpo docente e técnico‐administrativo, o valor do papel de educador na sociedade brasileira.

A missão do UNIFAA é muito desafiadora, queremos "transformar vidas por meio de uma educação comprometida com o desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais que prepare as pessoas para um mundo conectado, global e sustentável". Assumo essa responsabilidade com o compromisso, junto à comunidade acadêmica, de dar prosseguimento à gestão democrática e ao movimento de inovação já iniciado para concretizar a Missão, Visão e Valores da nossa Instituição, garantindo-lhe crescimento e perenidade."

 

Egresso do curso de Medicina Veterinária, da turma de 2005, o professor José Rogério atua diretamente na gestão universitária, em projetos com foco em aprendizagem, design curricular, além de estruturar projetos pedagógicos de cursos e planos de desenvolvimento institucional. Antes, atuou como professor no corpo docente, assumiu responsabilidades junto à Extensão do, então, Centro de Ensino Superior de Valença, tornou-se diretor geral do CESVA e trabalhou com o professor doutor Antônio Celso como vice-reitor. Para o professor José Rogério, substitui-lo é um grande desafio.

Com dezenas de trabalhos acadêmicos apresentados e publicados em revistas especializadas, fez o mestrado e doutorado na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mas foi no UNIFAA que construiu uma carreira acadêmica profícua e atenta às demandas contemporâneas, pedagógicas e de seus alunos. 

 

A sensação de se tornar reitor da universidade onde se graduou

"É um motivo de grande orgulho e satisfação para mim, estar aqui, neste momento, para o início de um novo ciclo da minha história, agora, como Reitor do Centro Universitário de Valença. 

É uma alegria que se deve a vários motivos: aqui, em 2005, me formei em Medicina Veterinária; aqui fui professor e, posteriormente, assumi responsabilidades junto à Extensão do, então, Centro de Ensino Superior de Valença. Essas experiências me levaram à Direção Geral do CESVA e, na continuidade, tive a honra de trabalhar junto ao professor dr. Antônio Celso na qualidade de vice-reitor.

Aqui, conto com amigos de longas datas, amizades essas, formadas por um convívio desde a minha graduação em Medicina Veterinária e novos amigos, conquistados ao longo desse percurso. São pessoas que, ao meu lado, vem lutando com paixão pela construção de uma Instituição Educacional inovadora, sustentável e duradoura.

A nomeação como Reitor foi uma conquista coletiva que devo celebrar com vocês que fizeram parte desta jornada: minha família, amigos, nossos ex-alunos e alunos, nossos professores, nossos coordenadores e diretores, nossos colaboradores espalhados pelos campi... a todos, muito obrigado pela confiança! 

Finalizo com uma reflexão a partir de Guimarães Rosa: “O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando”. O UNIFAA também não está terminado e conto com todos para essa travessia."

 

O foco do novo reitor é continuar melhorando os indicadores, enquanto realiza uma gestão transparente, participativa e com aplicação eficiente dos recursos. Ainda, sinaliza que o grande desafio será unir toda a comunidade acadêmica para alcançar a visão 2021/2025 - ser reconhecido pela excelência e inovação acadêmica com ênfase no desenvolvimento regional e na expansão de suas atividades.

Ainda, o professor doutor José Rogério anseia que o Centro Universitário consiga evidenciar no corpo docente e técnico-administrativo o valor do papel do educador na sociedade brasileira. Atingir este objetivo enquanto o UNIFAA promove o desenvolvimento máximo do ensino, pesquisa e extensão impactará positivamente a sociedade, fomentando a transformação que há 50 anos norteia os valores do Centro Universitário de Valença.

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.