Projeto Reação: Apoio de gestão aos empreendedores locais

O UNIFAA - Centro Universitário de Valença deu início, através do seu Núcleo de Empreendedorismo e Consultoria, ao Projeto Reação: uma iniciativa que prestará o serviço de consultoria gratuita na área de gestão para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de Valença e Região. O objetivo é auxiliar os empreendimentos locais no enfrentamento à pandemia da covid-19. Para isso, um time de professores especialistas da instituição estará à disposição para auxiliar remotamente nos desafios gerados pelas medidas de prevenção estabelecidas. Mais uma iniciativa que reforça compromisso social, presente em nossos mais de 50 anos de tradição.

O isolamento social certamente contribuiu para que os números de casos e mortes pela covid-19 não sejam ainda maiores. No entanto, o impacto econômico também foi grande, principalmente para os MEIs e MPEs, que viram o futuro de seus negócios e os empregos gerados por eles sendo ameaçados por uma crise. No Brasil, aproximadamente 600 mil MPEs fecharam as portas e 9 milhões de brasileiros perderam seus empregos. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 55% dos gestores de MPEs precisarão pedir empréstimos para manterem seus negócios vivos. Mas, 30% deles já tentaram essa medida e, deles, 60% tiveram seus pedidos negados. 

Os números reforçam ainda mais a importância de projetos como o Reação. Observando-os, é possível concluir que os gestores precisam de auxílio técnico e especializado para enfrentarem os desafios causados pela pandemia. Não apenas para conhecer, entender e acessar as medidas apresentadas pelo Governo, mas, também, para elaborar estratégias de atuação que visem a sobrevivência de seus negócios e o emprego de seus colaboradores.

O Projeto Reação foi estruturado para um atendimento rápido, seguro e resolutivo para os empreendedores locais. Para tal, foi dividido em 4 fases. São elas:

 

Fase 1: Primeiro contato / Diagnóstico prévio

O empreendedor interessado deverá enviar um e-mail para nec@faa.edu.br com o assunto PROJETO REAÇÃO - PARTICIPAR.  Feito isso, um professor / especialista fará uma entrevista de diagnóstico, a fim de direcionar a demanda abordada ao professor / especialista para aquela demanda. Este primeiro contato será realizado às segundas-feiras, em quatro sessões de 40 minutos cada.

 

Fase 2: Webconferência - Diagnosticando as dores

Com base nas informações coletadas previamente, o professores especialista da área pré-diagnosticada fará uma webconferência com o demandante por meio da plataforma Blackboard Collaborate, a fim de aprofundar-se do negócios e adquirir novas informações.

 

Fase 3: Apresentação da proposta / solução

Uma nova reunião será agendada com o demandante através de canais virtuais para que propostas e ações corretivas / preventivas sejam apresentadas, visando a recuperação do mesmo. Nesta fase, o professor / especialista irá contribuir tecnicamente, aconselhando o empresário sobre quais medidas serão mais adequadas e os efeitos esperados.

 

Fase 4: Acompanhamento dos resultados

Diante de um mercado cada vez mais dinâmico e suscetível a alterações de novas medidas de prevenção ou isolamento, durante a aplicação das ações propostas na fase 3, o professor / especialista irá acompanhar a execução e os resultados obtidos, propondo ajustes em caso de necessidade. Esta fase terá duração de até 30 dias, podendo ou não ser prorrogada.

Vale ressaltar que as propostas apresentadas seguem em caráter optativo, ou seja, cabe ao empreendedor analisar e tomar a decisão de segui-las ou não.

 

 

COMO PARTICIPAR?

Para fazer parte do Projeto Reação e ter o auxílio dos professores do UNIFAA que são especialistas em gestão, envie um e-mail com o assunto PROJETO REAÇÃO - PARTICIPAR para nec@faa.edu.br. Feito isso, já estará participando da Fase 1 do Projeto.

 

 

CONHEÇA OS PROFISSIONAIS PARTICIPANTES

Profª Anne Jefferson – Empreendedorismo e RH

Especialista em gestão de carreira, formada em Administração com MBA em Gestão de Pessoas. Possui 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas e todos os subsistemas de RH. Professora dos cursos de graduação, pós graduação nas áreas de Empreendedorismo, Planejamento Estratégico de RH e Subsistemas de RH. Fundadora do AfroOn, um projeto sem fins lucrativos, que tem como objetivo desenvolver afro empreendedores no Sul Fluminense.

Profª Alessandra Simão – Financeiro e Contábil

Graduada em Administração e Ciências Contábeis; Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD e em Gestão Pública Municipal. Mestre em Engenharia Civil; Coordenadora do curso de Ciências Contábeis e professora de Contabilidade Gerencial, Gestão de Custos e Análise das Demonstrações Financeiras do UNIFAA.

Profº Alessandro Menezes – Processos e Marketing

Possui graduação em Administração; Especialização em Marketing; Mestre em Administração de empresas; Doutor em Ciência Política. Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários do UNIFAA. Coordenador do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EaD do UNIFAA. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Administração bem como na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação.

Profº Carlos Carvalho – Administração e RH

Mestre em Sistemas de Gestão; MBA em Organizações e Estratégia;, MBA em Gestão de Recursos Humanos; MBA em Marketing e Graduação em Administração. Atuação como profissional de Gestão de Pessoas. Professor e Coordenador nos Cursos de Administração e Tecnólogo em Recursos Humanos do UNIFAA. Coordenador de Pós-Graduação na área de Gestão. 

Profº Josué Bellot – Marketing

Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente; Especialização em Marketing com ênfase no Varejo; Graduado em Marketing; Atualmente, exerce funções relacionadas à gestão na área da Educação Superior, como Diretor de Marketing do UNIFAA; Diretor da graduação em Marketing na modalidade de Ensino a Distância e professor das graduações em Administração, Marketing e Recursos Humanos do UNIFAA. Atuando nas disciplinas de Plano de Negócios I, Empreendedorismo, Gestão Mercadológica I e II. 

Profº Márcio Iscold – Operações e Logística

Possui graduação em Economia; Especialização em Engenharia de Produção; MBA em Gestão Empresarial; Mestre em Sistemas de Gestão; Vivência nas áreas de Produção Industrial, com ênfase em Organização Industrial e estudos industriais e também na formação e desenvolvimento de sistemas de gestão com participações ativas em certificações na ISO9001, ISO14001, OHSAS18001 e SA8000. Professor dos cursos da área de Gestão e Coordenador dos cursos de Logística, Gestão da Qualidade e Gestão Pública do Centro Universitário de Valença - UNIFAA.

Profº Rafael Barros – RH

Especialista de Recursos Humanos; Atualmente, atua como Diretor do setor de Recursos Humanos da Fundação Educacional Dom André Arcoverde e Professor, com passagem e experiência na formação de profissionais a nível técnica, e atuação nos segmentos de serviços, educação e consultoria.

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