Rio Innovation Week: UNIFAA marcou presença no mais completo evento de tecnologia e inovação da América Latina

Publicado em: 19/01/2022

Líderes de inovação da instituição estiveram no Rio Innovation Week, que aconteceu no último fim de semana

Entre os dias 13 a 16 de janeiro o no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, recebeu o Rio Innovation Week. O evento é considerado o mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina, contando com palestrantes como Steve Wozniak, co-fundador da Apple, Richard Brason, fundador do Grupo Virgin, Marcos Pontes, Ministro da Ciência e Tecnologia, e Camila Farani, um dos maiores nomes do empreendedorismo do Brasil. E o UNIFAA - Centro Universitário de Valença marcou presença no evento.

O Head of Innovation and New Business do UNIFAA, Laion Manfroi, e a coordenadora de inovação e empreendedorismo, Luiza Luth, foram ao evento. Segundo eles, foi uma ação para integrar diversos atores do ecossistema estadual do Rio de Janeiro e conectá-los ao ecossistema do Brasil para exponencializar os resultados de inovação e tecnologia dos negócios e empreendimentos do estado.

No evento, foram montados diversos stands com temas variados disseminando conteúdos incríveis e que são tendência nos seus respectivos mercados. Mais de 1000 startups, 500 palestrantes, 190 expositores de diferentes áreas recebendo mais de 40 mil visitantes, que exibiram o comprovante de vacinação na entrada do evento.

Dentre os temas abordados durante o evento, podem ser destacados contextos de inclusão do jovem no mercado de trabalho por meio da tecnologia, mercado de criptoarte, tendências de metaverso soluções healthtechs e criptomoedas e NFT, turistech e agrotech, participação de obras de 12 artistas que trabalham com experiências ligadas à realidade aumentada e muito mais!

Além dos palcos, as atrações com robôs chamaram a atenção. Principalmente aqueles trabalham na automação da produção de sorvetes: o robô Sanbot - um legado das Olimpíadas de 2016 e que faz parte do acervo do Museu Olímpico - robôs que simulam segurança, um robô que simula um adolescente com expressões faciais e gestos e também um robô com três metros de altura que recepcionou os visitantes do evento.

Luiza Luth também participou de um painel sobre Comunidades de Inovação Rio de Janeiro e acompanhou de perto o projeto Catalisa do Sebrae. Além disso, encontrou diversos negócios e startups que também estavam expondo no evento, realizou muitas conexões estratégicas para aplicação nas atividades de inovação do UNIFAA em 2022, levando a instituição para se conectar ao mercado e com outros atores do ecossistema. Já Laion Manfroi aproveitou o evento para estreitar laços com a Rio Gamer, Embeddo - startup de Volta Redonda -, FAPERJ e conferiu diversos conteúdos inspiradores para oxigenar o dia a dia da área de Inovação e Novos Negócios do UNIFAA.

Acesse aqui para saber mais sobre o evento, acompanhar palestras disponíveis e todos os detalhes para a participar da próxima edição!