Secretário de Educação de Sobral inaugura a Pós-Graduação em Planejamento Educacional

Secretário de Educação de Sobral inaugura a Pós-Graduação em Planejamento Educacional

Publicado em: 10/10/2023

Com o apoio da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), a Pós-Graduação em Planejamento Educacional do Centro Universitário de Valença – UniFAA recebeu um convidado muito especial para a aula inaugural, realizada no último sábado, 7: o Secretário de Educação de Sobral (CE), Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcellos. A presença do educador despertou o interesse muita gente, tanto que, além dos alunos matriculados na primeira turma da especialização, o evento também contou com a participação de convidados, como secretários(as) de Educação de várias cidades da região, além de outros profissionais que atuam na área. E o que se viu foi um bate-papo bem informal, mas repleto de conhecimento. 

Em sua fala, Herbert Lima apresentou a experiência exitosa na rede de Educação de Sobral (CE), atualmente considerada exemplo para todo o país. Mas, para isso, houve a necessidade de uma reforma completa. O cenário em que se encontrava a Educação do município era de falta de infraestrutura, professores desvalorizados e baixo desempenho acadêmico. Um dos primeiros passos foi a criação do programa “Sobral pela Educação”, que tinha um amplo objetivo: melhorar a educação pública da pré-escola ao ensino médio. Para isso, investiu-se, gradualmente, na formação dos professores, em acompanhamento e avaliação, na infraestrutura escolar e em uma gestão eficiente. 

A Coordenadora da Pós-Graduação em Planejamento Educacional, Mônica Teixeira, conta que “o professor Herbert apresentou uma linha histórica que tornou Sobral no sucesso em Educação que vemos hoje. Durante muitos anos, o município trabalhou arduamente para transformar sua educação em um exemplo inspirador para todo o país.” O resultado não poderia ter sido melhor: em 2005, a cidade ocupava a 1366ª posição levando em consideração os dados educacionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), enquanto nas últimas edições do IDEB, em 2015 e 2017, Sobral ficou em primeiro lugar entre todos os municípios do país. 

A presença do gestor gerou diversos elogios das pessoas que estiveram presentes. “Foi um turbilhão de emoções poder estar ali, ouvir o professor Herbert Lima. Nunca poderia imaginar um momento desse... Ouvir de pertinho, que emoção! Obrigada professora Mônica, sempre correndo atrás para ofertar o melhor, e também ao UniFAA pela belíssima organização e empenho em melhorar a qualidade da Educação, transformando pessoas”, comentou a pós-graduanda Joselene Cristina Rodrigues. 

“Vim trazer meus cumprimentos pelo evento! Quanta potência! Fiquei emocionado por muitos momentos”, afirmou o professor Robson Tiago de Souza Machado, Coordenador da FAETEC de Rio das Flores. 

Uma pós-graduação estratégica

A Pós-Graduação em Planejamento Educacional é totalmente gratuita, sendo custeada pela FAA. O público-alvo é formado por gestores de escolas públicas das cidades de Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Paty do Alferes, Santa Rita do Jacutinga (MG) e de egressas do curso de Pedagogia do UniFAA. “A proposta é instrumentalizar os atuais estudantes no que concerne ao trabalho de gestão educacional, para que possam ser protagonistas da necessária mudança na Educação em seus espaços”, explica Mônica Teixeira, ressaltando que a instituição espera que o “impacto na formação deste público se torne a mola propulsora para um repensar dos processos educacionais para que todas as crianças e adolescentes sejam capazes de aprender.” 

A Coordenadora explica ainda que a especialização foi concebida a partir de 2021, quando equipes do UniFAA e da Secretaria de Educação de Valença iniciaram conversas acerca de necessidade de capacitação dos profissionais que atuavam principalmente na gestão educacional. “Em 2023, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde, entendendo a importância essencial desta pós-graduação para a melhoria da qualidade da educação básica, lançou edital de chamamento para que gestores públicos das cidades conveniadas com o UniFAA fizessem suas inscrições. As vagas foram completadas por egressas do curso de Pedagogia do UNIFAA com os melhores CRs”, explica. 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

O autoconhecimento e o sucesso profissional
26/04/2024

O autoconhecimento e o sucesso profissional

FAA investe mais de R$ 44 milhões em bolsas de estudo para educação básica e superior, beneficiando 1885 estudantes em 2023
24/04/2024

FAA investe mais de R$ 44 milhões em bolsas de estudo para educação básica e superior, beneficiando 1885 estudantes em 2023

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade
18/04/2024

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade