Solenidade marca lançamento da pedra fundamental do Banco de Sangue de Valença
Publicado em: 24/03/2025
Uma solenidade repleta de autoridades na manhã desta segunda-feira, 24, marcou o lançamento da pedra fundamental do prédio que vai abrigar o Banco de Sangue de Valença e o Laboratório de Análises Clínicas, equipamento que será construído na Rua Barão de Potengipe, nº 68, próximo ao Hospital Escola de Valença (HEV). Afinal, iniciavam-se, oficialmente, as obras do que está sendo considerado um grande avanço para a saúde de Valença e região. Os serviços serão mantidos pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA). Além do Diretor Executivo FAA, José Rogério Neto, e de outros representantes da instituição, estiveram presentes o Deputado Federal Hugo Leal, o Deputado Estadual André Corrêa e o Prefeito de Valença, Saulo Corrêa, além do Presidente da Câmara, Eduardo Ávila. Um passo importante rumo ao futuro que tem como base um trabalho pioneiro realizado há décadas.
De acordo com José Rogério, a concretização do Banco de Sangue de Valença, uma necessidade antiga, é um compromisso da comunidade valenciana com a vida e a solidariedade. E neste momento especial, reservou-se espaço para fazer homenagens póstumas a José Angel Mastache Astorgano, que durante anos coordenou o extinto Banco de Doações de Sangue, e Sandra Brandão, ex-secretária da unidade, duas pessoas que contribuíram de forma significativa para que os frutos do trabalho que semearam no passado pudessem ser colhidos na atualidade.
“Com muita emoção, celebramos hoje o início das obras do novo Banco de Sangue de Valença, um projeto que representa mais do que concreto e estrutura: simboliza a continuidade de uma história marcada pela generosidade, compromisso e amor ao próximo. Ao homenagearmos os precursores dessa missão, Dr. Angel Mastache e Sandra Brandão, reconhecemos que cada passo dado nos anos de 1990 e 1991 plantou as bases do que hoje floresce como um novo capítulo em nossa trajetória. É a força da memória impulsionando o futuro, com a certeza de que estamos construindo um espaço onde vidas serão salvas e a solidariedade continuará a pulsar forte em cada doação”, afirma José Rogério.
A previsão é que o Banco de Sangue de Valença seja inaugurado em agosto de 2026. Afinal, “se vale a pena ser feito, tem de ser bem-feito”. A partir da inauguração, os valencianos não precisarão mais se deslocar até a cidade de Barra Mansa para doar sangue, tornando o processo mais acessível e incentivando a doação regular. Além de facilitar a captação de doadores, garantirá um estoque próprio de sangue, agilizando transfusões e proporcionando maior segurança para pacientes. Além disso, com o Banco de Sangue de Valença, a gestão do estoque e a compatibilidade sanguínea serão administradas localmente, garantindo mais eficiência no atendimento.
