Sul Fluminense se torna referência em tecnologia e diversidade  com o UNIFAA Tech School

Sul Fluminense se torna referência em tecnologia e diversidade com o UNIFAA Tech School

Sul Fluminense se torna referência em tecnologia e diversidade com o UNIFAA Tech School

Publicado em: 07/11/2023

Um recente relatório produzido pelo Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) apontou que o Brasil enfrentará um déficit de 530 mil profissionais na área de tecnologia até 2025. A crescente demanda por especialistas em tecnologia é um desafio que o país enfrenta, e diversos fatores contribuem para essa escassez, incluindo a defasagem do ensino de pensamento lógico nas instituições de ensino, as barreiras para pessoas negras e mulheres no mercado de tecnologia e a falta de profissionais seniores no mercado de TI.

Em resposta a essa demanda, o Centro Universitário de Valença - UNIFAA inaugura a Tech School, sua nova escola de tecnologia que nasce como parte de uma iniciativa estratégica do UNIFAA visando transformar a instituição em referência de tecnologia no Estado do Rio de Janeiro. A Tech School tem a missão de ser um centro de inovação e excelência educacional, oferecendo cursos de graduação nas áreas mais promissoras e inovadoras da tecnologia, como Health Tech, Defesa Cibernética, Engenharia de Software, Data Science e Big Data, e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A escola se posiciona como uma referência no ensino tecnológico e está comprometida em preparar seus alunos para os desafios da era digital. 

De acordo com Reitor do Centro Universitário de Valença, professor Marcio Martins, “para alcançar esse objetivo, a Tech School desenvolveu um método de aprendizagem inovador, que coloca os alunos no centro da ação. O método foi projetado para inserir o aluno na prática desde o início do curso, permitindo que eles enfrentem desafios reais, conectados a empresas locais e grandes players do mercado. Dessa forma, os estudantes não apenas adquirem conhecimento teórico, mas também desenvolvem habilidades práticas que os tornarão profissionais altamente valorizados no mercado de trabalho”.

Edital para bolsas de estudo

A iniciativa do UNIFAA vai além das atividades de sala de aula, abrangendo também uma profunda preocupação com a igualdade de acesso à educação em tecnologia. Reconhecendo que o talento e a dedicação, aliados à força, coragem e determinação, devem ser os únicos requisitos para ingressar na Tech School, o UNIFAA criou um edital de bolsa de estudo para os cursos de tecnologia. Este edital não apenas visa ampliar as oportunidades de educação em tecnologia, mas também promove a inclusão e diversidade no setor. Além disso, a iniciativa se destaca ao incentivar ativamente a participação de grupos historicamente sub-representados na indústria de tecnologia a trilharem suas carreiras nessa área.

As inscrições para a seleção de bolsas de estudo ficarão abertas de 20 de novembro a 5 de dezembro de 2023, podendo ser feitas no site do UNIFAA: www.unifaa.edu.br. Dessa forma, o UNIFAA reforça o seu compromisso com a igualdade de oportunidades, contribuindo para que a educação em tecnologia seja acessível a todos, independentemente de origem socioeconômica, gênero ou etnia. Ao fazer isso, não apenas está contribuindo para a formação de uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva, mas também impulsionando o desenvolvimento tecnológico da região e do país como um todo.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino Digital, Michele Rodrigues Hemel Lima, a Tech School adota uma abordagem centrada no desenvolvimento de habilidades, promovendo a resolução de problemas, o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de aprendizado rápido e adaptação. Além disso, a escola mantém um currículo flexível e atualizado para acompanhar as tendências tecnológicas e as necessidades do mercado de trabalho. Essa visão é compartilhada pelo reitor Marcio Martins, para quem a educação em tecnologia deve ir além da transmissão de conhecimento teórico. Segundo o reitor, é fundamental que os alunos adquiram as habilidades práticas necessárias para se destacarem na indústria. Ele acredita que o método de aprendizagem da Tech School, baseado na solução de desafios reais e na colaboração com empresas, é o caminho para formar profissionais verdadeiramente preparados para os desafios da era digital. Portanto, a Tech School não apenas forma estudantes, mas sim profissionais prontos para atuarem no presente, atendendo às demandas do mercado tecnológico do futuro.

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Comemorando 15 anos, CEPABS incentiva a doação de sangue em Valença e Barra do Piraí
19/06/2024

Comemorando 15 anos, CEPABS incentiva a doação de sangue em Valença e Barra do Piraí

Aulão do Enem: dicas e orientações gratuitas para ter sucesso na prova de redação
17/06/2024

Aulão do Enem: dicas e orientações gratuitas para ter sucesso na prova de redação

Inscrições abertas para mais um módulo do curso livre de Empreendedorismo para Artesãos
05/06/2024

Inscrições abertas para mais um módulo do curso livre de Empreendedorismo para Artesãos