Tecnologia em prol do aprendizado de qualidade

Publicado em: 19/12/2022

O ensino à distância segue em ritmo crescente no Brasil. O último Censo da Educação Superior, referente a 2020 e divulgado em fevereiro deste ano pelo MEC (Ministério da Educação), mostra que essa modalidade recebeu mais matrículas que o formato presencial: dos mais de 3,7 milhões de novos estudantes, mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos on-line.

No Centro Universitário de Valença (UniFAA) são ofertadas 25 graduações a distância, com opções em bacharel, licenciatura e tecnólogo, nas diversas áreas do conhecimento. Os alunos do EAD ganham em flexibilidade para conciliar estudo e trabalho, por exemplo.

Com um ambiente virtual de aprendizagem diferenciado e uma linha pedagógica inovadora, as graduações EAD do UniFAA foram bem avaliadas pelos estudantes. Pesquisa realizada pela Comissão Permanente de Avaliação da faculdade mostra que 90,9% dos entrevistados se consideram satisfeitos com os cursos Prime On do UniFAA.

Os alunos ouvidos avaliaram, inclusive, se estavam satisfeitos com as graduações escolhidas para suas vidas profissionais. E o resultado também foi positivo: 94,5% concordam ter optado pela carreira certa.

Tecnologia aliada ao aprendizado

E ensino à distância está ligado diretamente a tecnologia. Os avanços tecnológicos trazem mais comodidade, conforto e praticidade ao nosso dia a dia, seja no trabalho, em casa ou na rua. Tarefas como participar de reuniões, eventos, e até mesmo um atendimento médico já são feitos de forma virtual nos dias de hoje. E na hora de estudar não é diferente.

Para 94,1% dos estudantes de ensino EAD ouvidos na pesquisa, a tecnologia é uma realidade e influência a carreira profissional. São números que demonstram que o avanço tecnológico está conectado às profissões, assim como é fundamental para um aprendizado digital de qualidade.

Incentivo a startups

O ensino remoto oferecido pelo UniFAA e bem avaliado pelos alunos também conta com ações virtuais que desenvolvem o espírito empreendedor dos universitários. É o caso, por exemplo, do TRAIN - Movimento de inovação da instituição, que promoveu de forma 100% on-line e gratuita o evento “Ideathon TRAIN by UNIFAA”: uma jornada de inovação e empreendedorismo, onde equipes passaram por todas as etapas da criação de uma startup.

Esse universo de construir um negócio inovador tem números encorajadores para quem pensa em empreender. Segundo levantamento recente da Abstartups (Associação Brasileira de Startups), ao menos 13.890 startups operam no Brasil. Em 2021, cerca de R$ 46 bilhões foram investidos em startups no país.

E inspirada no ramo das startups ou em qualquer outro modelo de empresa, boa parcela dos alunos do UniFAA se mostra engajada em seguir pelo caminho empreendedor: 65,4% dos entrevistados no Prime On relatam que ter uma carreira profissional de sucesso é ter um negócio para chamar de seu e traga a rentabilidade desejada.

Os caminhos são muitos, as escolhas são diárias e o Centro Universitário de Valença conta com toda a estrutura necessária para que os alunos possam investir seu tempo e sua dedicação em uma graduação de qualidade, que prepara esses estudantes para a vida profissional que tanto querem conquistar e consolidar.