TEDxUNIFAA: Evento celebra inovação e educação como pilares para o desenvolvimento regional

Publicado em: 23/08/2024

No dia 24 de agosto de 2024, o Centro Universitário de Valença (UNIFAA) sediará o TEDxUNIFAA, um evento que promete transformar a visão dos participantes sobre o poder das ideias. Com o tema "Valença Campus Experience", o evento visa transcender os limites do ensino tradicional, promovendo uma sinergia entre a academia e a comunidade, e ilustrando como a aprendizagem aplicada pode moldar uma narrativa compartilhada de progresso e transformação.

A coordenadora de Extensão do UNIFAA, Vivian Magalhães Rodrigues, destaca a importância do TEDxUNIFAA como uma plataforma para valorizar e compartilhar as ideias locais. “A proposta do evento é promover um encontro sobre as nossas ideias. O nosso objetivo é destacar as ideias que estão aqui e são incríveis. Nossos participantes vão discutir propostas que podem vir a contribuir para nossa região ou que surgiram aqui. E a partir daí, promover debates que resultem no desenvolvimento da nossa comunidade” afirma Vivian. Ela também enfatiza que o evento foi cuidadosamente planejado para estimular a interação entre as pessoas, proporcionando impactos tanto pessoais quanto profissionais.

Vivian explica que, em um mundo em constante evolução, onde os desafios são complexos e as soluções exigem criatividade e inovação, é essencial criar um espaço onde ideias possam prosperar e ser compartilhadas. O TEDxUNIFAA oferece essa plataforma, reunindo mentes brilhantes para trocar ideias e inspirar umas às outras. "realizamos o TEDxUNIFAA porque acreditamos no poder do compartilhamento de ideias para transformar o mundo", explica. Ao trazer palestrantes de diversas áreas do conhecimento, o evento promove uma visão ampla e diversificada dos problemas que enfrentamos, bem como das soluções possíveis. Além disso, o TEDxUNIFAA é uma forma de dar voz às ideias locais, destacando o talento e a criatividade presentes em Valença e no sul fluminense.

Palestrantes brilhantes

O TEDxUNIFAA contará com um conjunto diversificado de palestrantes, cada um trazendo experiências e perspectivas únicas. Entre eles, Herbert Lima, Secretário de Educação de Sobral, referência nacional e internacional em educação, que discutirá práticas educacionais transformadoras; Millena Pessanha, antropóloga e Gerente de Avaliação, Aprendizagem e Inovação no UNIFAA, que falará sobre identidade e desenvolvimento pessoal; e Patrícia Rocha, comunicadora social e produtora cultural, que abordará a produção cultural como ferramenta de transformação social.

O evento será dividido em blocos temáticos. O bloco de Inovação mostrará como a comunidade de Valença é rica em criações e tecnologias que beneficiam o presente e o futuro da região. "Nossa comunidade é inovadora, e queremos demonstrar isso nesse bloco do TEDxUNIFAA", afirma Vivian. Já o bloco de Educação celebrará o papel transformador da educação na construção de um futuro promissor, alinhando-se à visão de Paulo Freire de que "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".

Além desses, o bloco de História e Cultura abrirá o evento com manifestações culturais e narrativas que conectam os participantes ao território valenciano. Por fim, o bloco de Sustentabilidade discutirá as inovações necessárias para um território sustentável, ligando a comunidade, o meio ambiente e os aspectos econômicos.

O evento também contará com atividades interativas, como a participação do projeto "Terapia do Nariz Vermelho", um grupo de palhaçaria formado por estudantes do UNIFAA que utiliza a arte como ferramenta terapêutica e de interação social. Além disso, o grupo de chorinho local "Cordas do Vale" marcará presença, valorizando a cultura regional e reforçando a importância da diversidade artística.

Ao inspirar e capacitar as gerações futuras, o evento cria um legado de inovação e progresso que beneficiará a todos. "Estamos investindo no poder das ideias para moldar um mundo melhor para todos nós", conclui Vivian Magalhães Rodrigues.