UniFAA celebra parceria com o Resende F.C

Publicado em: 20/09/2023

O Centro Universitário de Valença – UniFAA e o Resende Futebol Clube assinaram, na manhã desta quarta-feira, 20, um contrato entre as instituições. Trata-se de uma parceria de longo prazo que vai aproximar o mundo acadêmico e o esporte de alto rendimento em uma relação em que todos saem ganhando: os alunos terão a oportunidade de vivenciar o futebol profissional, enriquecendo seu aprendizado; o Resende F.C. poderá contar com apoio em diversas áreas do conhecimento; os atletas terão a oportunidade de receber bolsas de estudo para cursos superiores; e o Sul Fluminense, com a união de esforços para o fortalecimento do esporte na região. O contrato também engloba a Pelé Academia, ligada ao Resende F. C., um legado do maior jogador de futebol de todos os tempos que coloca em prática um desejo pessoal do Rei: proteger os jovens e formar cidadãos através do futebol.

Para o Reitor do UniFAA, Marcio Martins da Costa, a assinatura do contrato abre as portas para diversas perspectivas: “Nossos professores e alunos poderão trabalhar em conjunto com os profissionais do clube, trocando experiências e conhecimentos em áreas como educação física, medicina esportiva, fisioterapia, nutrição esportiva, administração esportiva e psicologia, entre outras. Também estamos planejando oferecer estágios e oportunidades de pesquisa para nossos alunos nas áreas relacionadas ao futebol. Além disso, estamos discutindo a possibilidade de oferecer programas de formação específicos para a área esportiva, contribuindo assim para o desenvolvimento do binômio esporte e educação.”

Ainda segundo o Reitor, os atletas do Resende F. C. terão a oportunidade de fazer um curso superior por meio de bolsas concedidas pela instituição. “Sabemos que a carreira de um atleta profissional pode ser desafiadora e curta, e é fundamental que eles estejam preparados para o futuro, seja dentro ou fora dos campos. Oferecer uma formação de nível superior de excelência no melhor Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro é uma maneira de garantir que esses jovens tenham acesso a oportunidades educacionais de alto padrão”, explica Marcio, destacando ainda que “ao apoiar os atletas em sua busca por uma educação superior de qualidade, estamos contribuindo para que eles se tornem indivíduos bem-preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, independentemente do caminho que escolham seguir após suas carreiras esportivas.”

Realizando o sonho do Rei

De acordo com o Eduardo Graça Gomes, CEO da Pelé Academia e do Resende F.C., "a concretização desta parceria é a realização de um sonho. Em nossa primeira conversa com o Pelé, ele ressaltou a importância de uma universidade caminhando junto com a Pelé Academia. Hoje, estamos pagando essa promessa ao Rei", relembra. Ainda segundo o CEO, o contrato com o UniFAA soma “com toda nossa metodologia na formação de atletas e de cidadãos. As estruturas física e tecnológica, além das bolsas de estudo, chegam para complementar nosso projeto de base, tanto no campo quanto no futsal".

O Presidente da Fundação Educacional André Arcoverde (FAA), José Rogério Moura de Almeida Neto, acredita que a parceria possa render excelentes frutos. “A parceria representa uma oportunidade única de promover o desenvolvimento do esporte em nossa região, fortalecendo nossa identidade esportiva e proporcionando novas perspectivas para jovens talentos da região. Além disso, essa colaboração reforça nossa missão de promover o esporte como uma ferramenta de inclusão social”, afirma, para depois destacar: “iremos estabelecer programas de desenvolvimento de talentos em conjunto com o Resende FC e promover o intercâmbio de conhecimento e recursos para fortalecer o esporte em Valença e região.