UNIFAA comemora aniversário do credenciamento como Centro Universitário

Publicado em: 16/07/2020

Com uma história de dedicação à comunidade local e regional, o UNIFAA comemora nesta quinta-feira, dia 16 de julho, o primeiro aniversário do credenciamento como Centro Universitário. Além disso, o ano de 2020 também marca os 55 anos de atuação da Instituição no Ensino Superior.

Ao longo da nossa história sempre estivemos fortemente comprometidos com o desenvolvimento humano e social de toda a região.  A nossa identidade comunitária reflete-se nas ações que desenvolvemos nas áreas da educação, saúde e do meio ambiente. A nossa missão é formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social para capacitá-los a exercer suas atividades profissionais de maneira plena, direcionando as ações acadêmicas para a melhoria da qualidade de vida das populações humanas, inseridas na sua área de influência.

O objetivo do UNIFAA é transformar pessoas por meio da educação, primando pela excelência no ensino, pesquisa e extensão, e ser reconhecido como a melhor Instituição de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro. Objetivo, este, alcançado no momento de nosso credenciamento como Centro Universitário

Os nossos valores são imutáveis e suas iniciais formam a palavra “EDUCAR”: Educação transformadora, Desenvolvimento permanente, Universalização do ensino, Comprometimento, Acolhimento, Responsabilidade socioambiental. São nossos valores que motivam a existência do UNIFAA. São a nossa filosofia, aquilo que justifica a nossa forma de ser.

Educação transformadora é aquela que alicerçada em uma sólida formação técnico-científica-profissional, efetivada por meio de um processo de ensino/aprendizagem que prioriza o desenvolvimento de competências, possibilita ao egresso atuar de forma qualitativa e empreendedora no mundo do trabalho e, desta forma, promover transformações para a melhoria e avanços individuais e coletivos.

Desenvolvimento permanente consiste no estímulo à capacidade de aprender continuamente, pautado na concepção do processo formativo como contínuo, permanente e inacabado, possibilitando ao discente realizar uma autorreflexão sobre sua posição atual, trançar objetivos (possíveis e desafiadores), metas e ações presentes e futuras.

Universalização do ensino consiste em garantir, da forma mais igualitária, tangível e democrática, o acesso a um ensino/aprendizagem que faculte ao discente estabelecer diálogo e laços universais por meio do conhecimento e do entendimento e respeito à diversidade como elementos do mundo e da vida, para efetivação de ações de desenvolvimento intelectual, profissional, humano e solidário, distantes do preconceito e da intolerância.

Comprometimento é a consciência e o senso de dever para com o cumprimento das responsabilidades institucionais e das metas traçadas, manifestados e refletidos na tomada de decisões, no gerenciamento das ações, nos atos decisórios e nas respostas frente às dificuldades e desafios.

Acolhimento são as ações que, para além das metodologias disponíveis que inovam o ensino-aprendizagem, preparam o aluno para a inserção, adaptação e permanência no espaço universitário, ajudando-os e os apoiando no que tange a aspectos pedagógicos, psicológicos e inclusivos.

Responsabilidade Socioambiental consiste no assentimento de posturas e práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente, por meio de ações que contribuam para uma sociedade mais justa, democrática e sustentável.

Embasado neste contexto, o UNIFAA se consolidou como um pilar de sustentação do desenvolvimento e da economia da região do Médio Paraíba e dispõe de um patrimônio, construído ao longo de sua trajetória. O êxito alcançado por grande número de ex-alunos de seus cursos, projetando-se como profissionais de alto nível no cenário nacional, dá testemunho da eficiência e boa qualidade dos cursos administrados pela instituição. Atualmente, o UNIFAA possui alunos de 23 Estados da Federação e de 309 cidades do País.

O UNIFAA não tem medo de desafios. Somos apaixonados por ajudar a construir caminhos por meio da educação, acreditamos que só ela pode transformar vidas. Temos a convicção que iremos continuar sendo protagonistas no processo de desenvolvimento social, humano e econômico da nossa região e país.

Seja onde estivermos, vamos seguir transformando o futuro por meio da educação!

UNIFAA: Unidos vamos chegar lá!