UNIFAA I Pelo mundo: o amor e a carreira profissional #UniLOVE

UNIFAA I Pelo mundo: o amor e a carreira profissional #UniLOVE

UNIFAA I Pelo mundo: o amor e a carreira profissional #UniLOVE

Publicado em: 14/06/2023

Junho é o mês que comemoramos o Dia dos Namorados aqui no Brasil. Essa data que é sempre lembrada pelos casais apaixonados vai ganhar mais um significado para você a partir do texto de hoje.

Você sabia que os relacionamentos amorosos podem interferir na construção da sua carreira profissional? Pois é! Esse assunto já rendeu alguns estudos pelo mundo e é sobre isso que vamos conversar hoje. 

Além de te contar sobre como o amor pode te ajudar na carreira profissional, também vamos trazer algumas histórias de amor e apoio que aconteceram aqui no nosso campus. Vamos ver?

 

Os relacionamentos amorosos e a visão positiva

Um estudo feito na Alemanha com casais de idade entre 18 e 30 anos trouxe apontamentos interessantes sobre como as relações interferem na personalidade. O estudo foi feito com base em respostas a questionários que os casais responderam. 

Para analisar os testes, as respostas foram comparadas a de pessoas solteiras, sem nenhum tipo de relacionamento romântico. Com isso, os cientistas perceberam que as pessoas que estavam em relacionamentos românticos tinham uma tendência muito menor de reagir de forma ruim a episódios negativos de suas vidas em relação aos solteiros. 

Assim, foi percebido que as características negativas da personalidade são diminuídas em quem está em um relacionamento amoroso. 

É fato que, quando estamos rodeados de pessoas que nos apoiam e valorizam, nos sentimos mais protegidos e isso interfere diretamente em nossa personalidade. Tudo isso, vale ressaltar, são frutos de relações saudáveis.

 

Os relacionamentos amorosos e a carreira profissional

Outro estudo interessante sobre a relação entre relacionamentos amorosos e trabalho foi feito pela Universidade de Washington. O intuito do estudo foi analisar a relação das personalidades dos casais e os efeitos no trabalho e carreira de seus pares. 

Analisando os traços de personalidade, os pesquisadores entenderam que a consciência é o único traço que interfere no âmbito profissional. Esse quesito pode gerar interferências na renda, em promoções e até na satisfação com o trabalho

A consciência, segundo os pesquisadores, diz respeito a considerar as necessidades do outro para que, se necessário, cuidar de outras tarefas para o parceiro se dedicar ao trabalho. Além disso, traz mais satisfação ao casamento, tornando a relação cada vez mais forte.

 

Benefícios das relações amorosas para a carreira

Um relacionamento saudável pode trazer diversos benefícios para o casal, inclusive na carreira profissional. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:

  1. Apoio emocional e motivação: as relações saudáveis oferecem apoio emocional, encorajamento e motivação mútua. Quando o casal se apoia em seus objetivos profissionais, enfrentar os desafios ganha mais confiança e determinação.
  2. Aumento da rede de contatos: o relacionamento pode proporcionar um ótimo networking, principalmente quando os parceiros trabalham em áreas parecidas. Eles podem compartilhar conexões profissionais e oportunidades, o que pode ser ótimo para o crescimento profissional.
  3. Melhor comunicação: um relacionamento saudável exige habilidades de comunicação eficazes. Os parceiros aprendem a ouvir, expressar ideias e resolver conflitos. Essas habilidades de comunicação podem ser transferidas para o trabalho, melhorando a interação com colegas, líderes e clientes.
  4. Divisão de responsabilidades: ao dividir as responsabilidades e apoiar-se nas tarefas diárias, é permitido que cada parceiro tenha mais tempo e energia para se dedicar a suas carreiras, alcançando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  5. Dividir conhecimento e experiência: casais que compartilham conhecimento e experiências profissionais, podem oferecer conselhos e insights valiosos um para o outro. Isso enriquece a perspectiva e o desenvolvimento profissional dos dois.
  6. Melhoria na qualidade de vida: o apoio emocional e a estabilidade de uma relação saudável contribuem para uma melhor qualidade de vida. Quando a vida pessoal está satisfatória, ela pode impactar positivamente a carreira, fornecendo uma base sólida para enfrentar desafios profissionais com confiança.

São vários os benefícios que uma relação saudável pode trazer à vida profissional do casal. Quer conhecer casais que estão construindo relações assim? Vem ver no próximo tópico!

 

Além de unir tradição e inovação, o UNIFAA une pessoas

E é claro que a gente não deixaria passar as histórias de amor que têm um pouco do UNIFAA em seus capítulos. Vem conhecer alguns casais que compartilharam suas histórias com a gente na série #UNILOVE! 💜🌱

 

Professor Fabrício e esposa Elizabeth

O casal se conheceu em uma pós-graduação sobre Metodologia do Ensino Superior, no ano de 1993. Em 2023, eles completam 27 anos de casados e 37 anos juntos. 

 

 

Geovana e Matheus 

Matheus faz Medicina e Geovanna cursa Enfermagem e se conheceram por meio de uma amiga em comum. No início não rolou uma grande interação, mas depois eles foram se conhecendo melhor. O casal não é de Valença e veio à cidade para estudar. Em semanas de provas, um incentiva o outro a não desistir dos objetivos. Eles adoram poder compartilhar os momentos de tensão e felicidade na faculdade. 

 

 

 

Arthur e Maria Gabriella 

O casal é de Valença e se conheceram na cidade. A Maria Gabriella começou a fazer Direito no UNIFAA e o Arthur se transferiu para o nosso centro universitário quando começaram a namorar. Ele faz TI e, apesar de serem 2 cursos extremamente diferentes, o casal consegue conciliar bem. Quando ele estuda para o TI ou para as provas, incentiva a Maria a estudar. Com isso, eles não perdem tempo e conseguem ficar um tempo juntos também, além de estudar.

 

 

Pamela e Ronaldo 

O casal mora em Paty do Alferes e nunca haviam conversado. No começo de 2019, a Pamela começou a graduação de Educação Física. Em meados de abril, ela e Ronaldo começaram a conversar sobre a área, já que ele fazia o mesmo curso em outra instituição. No decorrer da conversa, ele decidiu realizar sua transferência para o UNIFAA. Os dois foram se aproximando e oficializaram o namoro em 2021. No final de 2022 ficaram noivos e em breve irão se casar. Um sempre apoia o outro em suas escolhas. E realizando o mesmo curso, eles se apoiam mais ainda, pois sabem exatamente o que cada um passa. Ronaldo está finalizando o curso e fazendo o TCC e a Pamela sempre o apoia e ajuda no que dá. A faculdade os aproximou muito e eles são muito gratos a isso! 

 

 

É muito bacana saber que o amor pode impulsionar na busca por seus objetivos, não é mesmo? 

 

Se você também tem uma história de amor que passa pelo UNIFAA, conte para nós. Vamos adorar saber! 

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

O autoconhecimento e o sucesso profissional
26/04/2024

O autoconhecimento e o sucesso profissional

FAA investe mais de R$ 44 milhões em bolsas de estudo para educação básica e superior, beneficiando 1885 estudantes em 2023
24/04/2024

FAA investe mais de R$ 44 milhões em bolsas de estudo para educação básica e superior, beneficiando 1885 estudantes em 2023

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade
18/04/2024

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade