UNIFAA | O que é um Centro Universitário? Qual a diferença?

Publicado em: 20/07/2022

Este ano o nosso Centro Universitário UNIFAA completa 3 anos de existência. A conquista deste credenciamento é muito especial, porque, com ele, vem a comprovação da qualidade do nosso trabalho e a certeza do potencial que o UNIFAA tem em crescer e inovar ainda mais a cada dia.

Se tornar um Centro Universitário é um trabalho conjunto com todos os nossos colaboradores, alunos, toda comunidade acadêmica e sociedade em geral. E para tirar qualquer dúvida que você tenha sobre essa mudança é que estamos aqui!

No texto de hoje você vai saber o que é um Centro Universitário, quais as diferenças, além de conhecer as principais mudanças que esse credenciamento trouxe para o UNIFAA.

O que é um Centro Universitário?

O Centro Universitário é uma instituição de Ensino Superior que oferece cursos de várias áreas de conhecimento. Ele oferece um ensino de qualidade e tem como diferencial a atenção em manter um corpo docente qualificado, com o percentual de mestres e doutores exigido pelo MEC.

Ao se tornar um Centro Universitário, o UNIFAA passou a ter autonomia para a inserção de novos cursos em sua grade, o que significa avanço em mais áreas de conhecimento e formação de novos profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Ser um Centro Universitário é a prova de que a instituição caminha lado a lado com o crescimento. Isso porque, dessa forma, nos coloca a um passo de chegar ao credenciamento de Universidade. Um estímulo para que o Centro Universitário siga em evolução e entregue o melhor para os seus alunos.

Para se tornar um Centro Universitário, a instituição precisa ter o reconhecimento do MEC como uma faculdade, assim como ter um conceito institucional (CI) igual ou maior que 4 na avaliação feita pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Além disso, é importante que a instituição:

• tenha ⅓ de seus professores com mestrado ou doutorado;

• ofereça programas de extensão e de iniciação científica;

• não tenha sido penalizada em processos administrativos nos dois anos anteriores ao pedido de credenciamento.

E tudo isso o UNIFAA ja é!

Qual a diferença entre Faculdade, Centro Universitário e Universidade?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é um Centro Universitário, ficou com dúvidas sobre a diferença entre esse tipo de instituição de ensino, faculdade e universidade? O UNIFAA te explica!

• Faculdades

A começar pela faculdade, já que ela é o ponto de partida das instituições de ensino superior. Esse tipo de instituição de ensino tem foco em uma área de conhecimento específica. Sua autonomia quanto a inserção de novos cursos e outras questões pedagógicas é menor. Geralmente tem poucos cursos e para criar ou excluir algum, precisa de autorização do MEC.

• Centros Universitários

Já os centros universitários, como falamos anteriormente, são mais robustos que as faculdades e têm cursos de várias áreas de conhecimento. O nível de título dos professores e a qualidade do ensino são fatores que chamam bastante atenção. Aqui já existe mais autonomia para gerenciar os cursos que oferece dentro da própria instituição.

• Universidades

Para chegar ao credenciamento de universidade, é bem provável que a instituição tenha passado pelos outros dois estágios citados acima. A universidade é multidisciplinar, tem total autonomia sobre as decisões de seus cursos e programas e oferece, também, stricto-sensu, como mestrado e doutorado.

Ensino, pesquisa e extensão formam o tripé das atividades das universidades.

Por que escolher um Centro Universitário de Excelência?

Estudar em um Centro Universitário é a certeza de contar em sua formação profissional com:

• professores qualificados;

• currículo atualizado;

• preparo para o mercado de trabalho.

Esses três pontos-chave são os norteadores da estrutura pedagógica dos centros universitários. Com eles, você tem a garantia de ter acesso a mestres e doutores que seguem se atualizando de acordo com as tendências da área de ensino. Isso se replica no desenvolvimento do currículo acadêmico, que se mantém lado a lado com as últimas novidades do mercado.

Esses dois fatores juntos levam ao terceiro, onde todo o aprendizado atualizado capacita os alunos para chegarem no mercado de trabalho prontos e com as técnicas mais recentes.

Aqui no UNIFAA você experimenta tudo isso em qualquer modalidade de ensino, seja Prime ACT (presencial), Prime ACT ON (semipresencial) ou Prime ON (EaD). É só escolher a que mais se adequa à sua rotina e começar a jornada da sua transformação.

Quais as principais mudanças do UNIFAA nesses 3 anos?

Ao longo desses três anos de credenciamento como Centro Universitário, o UNIFAA vivenciou mudanças significativas. A principal delas é a facilidade de criar novos cursos. Com isso, nós podemos oferecer muitas possibilidades diferentes para que você possa escolher como quer transformar a sua história.

Na modalidade presencial, o Prime ACT, você pode escolher entre os 11 cursos que o UNIFAA oferece. Se você precisa conciliar os estudos com o trabalho, no Prime ACT ON, a modalidade semipresencial do UNIFAA, pode ser a ideal para a sua rotina. São 8 cursos de diversas áreas de conhecimento para você escolher o que você mais se identifica.

Mas se o que você precisa é um curso totalmente EAD, o Prime ON oferece 25 cursos para que você consiga estudar de qualquer lugar. E o melhor de tudo: com a mesma qualidade do ensino presencial!

Além disso, hoje nosso corpo docente conta com mais de ⅓ de mestres e doutores preparados para oferecer conteúdo completo, atualizado e de qualidade para sua formação.

O nosso Centro Universitário está pronto para te receber e fazer parte da sua história. Venha conhecer a educação que transforma! 🌱💜