UNIFAA pelo mundo: veja como a tecnologia tem inovado em diversas áreas

Publicado em: 07/07/2022

É comum que as pessoas, quando pensam em tecnologia, visualizem uma cena um pouco futurista ou concentrada em computadores e afins. Mas fato é que a tecnologia, definitivamente, já é algo que está no nosso cotidiano. Desde o momento em que você acorda, até a hora de dormir, passando por situações comuns do dia a dia, ela se faz presente.

E com tanta presença no nosso cotidiano, a tecnologia se tornou um grande vetor da inovação e praticidade para nós. Vemos, ao longo dos anos, o avanço e a criação de soluções mais modernas e tecnológicas que são inseridas nas atividades humanas. Isso traz mais facilidade, tecnologia e, muitas das vezes, acessibilidade para todas as pessoas.

Pensando nas inovações que a tecnologia oferece para tantas áreas diferentes, que tal conhecer alguns exemplos disso na prática? Continue a leitura e veja como a tecnologia tem inovado Pelo Mundo.

Inovação na Estética: o batom acessível

Muitas pessoas adoram produtos de beleza. E se tem um item que é quase indispensável na hora de se maquiar é o batom. Para trazer acessibilidade para as pessoas que têm deficiência visual e/ou nos membros superiores, dificultando a ação de passar batom, a O Boticário criou algo inovador.

Junto ao time do hub de inovação da empresa, a equipe criou um dispositivo eletrônico que utiliza a inteligência artificial para ajudar na hora do batom. Com isso, a máquina faz o reconhecimento facial da pessoal e aplica o produto por todo o lábio, sem borrar.

O equipamento já está em testes e além da aplicação do batom, ele também será programado para dar orientações sonoras sobre o posicionamento da pessoa, começo e fim da aplicação e um display inteligente.

CONHEÇA A ESTÉTICA E COSMÉTICA UNIFAA

Inovação na Engenharia Civil: o metaverso e as construções

Outro setor que não fica de fora das mudanças tecnológicas é o da construção civil. Desde as automações de casas inteligentes até aos softwares para desenhar os projetos, as inovações marcam presença.

Mas a última novidade para o setor foi a inclusão do metaverso no momento da venda dos imóveis. Com auxílio do mundo virtual, agora as construtoras conseguem oferecer uma experiência completa para os consumidores sem a necessidade de ter o empreendimento finalizado.

Assim, além do espaço do apartamento, por exemplo, é possível personalizar a decoração de acordo com o cliente, para que ele consiga visualizar com mais facilidade como seria o lugar do jeito que ele gosta.

CONHEÇA A ENGENHARIA CIVIL UNIFAA

Inovação na Medicina: pacientes holográficos

Para que os alunos de Medicina aprendam de fato sobre a profissão que vão seguir, aliar a teoria com a prática é mais que fundamental. Porém, lidar com casos reais na fase de aprendizado pode trazer alguns receios para os futuros médicos.

Com isso, buscar alternativas que permitam os estudantes terem a vivência prática da profissão de forma aprofundada e com proteção em relação a possíveis falhas se tornou uma vontade na área.

E uma das soluções encontradas para essa questão foi desenvolvida na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O HoloScenarios é uma tecnologia de realidade mista e ela permite que os estudantes aprendam com pacientes holográficos.

A tecnologia ganhou notoriedade durante a pandemia do coronavírus em razão do distanciamento social. Assim, os alunos puderam continuar as atividades práticas sobre os atendimentos de forma efetiva e realista.

Simulação realística UNIFAA

No UNIFAA, foi desenvolvido o Centro de Simulação Realística. O espaço foi criado para proporcionar uma imersão na aprendizagem do atendimento dos pacientes.  Com o auxílio de robôs realistas, os nossos alunos vivenciam as atividades práticas da profissão de forma efetiva e realista.

Com isso, proporcionamos alternativas que permitam os estudantes terem a vivência prática da profissão de forma aprofundada e com proteção em relação a possíveis falhas se tornou uma vontade na área.

CONHEÇA A MEDICINA UNIFAA

Com esses exemplos, deu para notar que quando o assunto é inovação, ela pode aparecer em todas as áreas. Você já conhecia alguma delas?