UNIFAA tem projetos aprovados em programa da FAPERJ

Publicado em: 27/07/2022

Com muito orgulho celebramos que o UNIFAA obteve a aprovação de treze (13) projetos do Programa Jovens Talentos da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). O programa possibilita a inscrição de estudantes do Ensino Médio da região Sul Fluminense com bolsas para participar de projetos de pré-iniciação científica junto às diversas áreas de conhecimento dos cursos ofertados pela Instituição.

Para a Professora Ana Paula Munhen, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação do UNIFAA: "É motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica do UNIFAA iniciarmos o Programa Jovens Talentos, desenvolvido pela FAPERJ, uma vez que este Programa vai ao encontro do lema institucional de transformar vidas por meio da educação. Por se tratar de um Programa de Pré-Iniciação Científica voltado para jovens estudantes do Ensino Médio torna-se possível proporcionar a inclusão destes alunos no contexto universitário bem como aproximação com a ciência. Desta forma, o Programa possui uma importância fundamental, especialmente em municípios do interior, para o incentivo à ciência e o desenvolvimento de novos pesquisadores no estado do Rio de Janeiro".

De acordo com o Professor Jorge Belizário, coordenador do programa Jovens Talentos, "O Jovens Talentos tem o diferencial de ser um projeto de Pré-Iniciação Científica, oferecendo aos alunos de escolas o primeiro contato com o ambiente acadêmico e universitário. Eles são selecionados nos colégios e encaminhados a projetos de pesquisa em diversas áreas, desenvolvidos nas universidades, incluindo a área de Humanidades, e recebem uma bolsa. Isso é de uma importância gigantesca. A maioria não teria incentivo para seguir uma carreira em pesquisa se não fosse esse projeto".

Agradecemos e parabenizamos os professores: Alessandra Dos Santos Simao, Aline Aparecida De Souza Ribeiro, Ana Paula Munhen, Ana Paula De Aragão Gama, Diogo Pantaleao, Jorge Luiz Medeiros Junior, Laion Luiz Fachini Manfroi, Lucimeri Mauricio Ribeiro, Monica de Carvalho Teixeira, Simone Aparecida Probst Conde e Vivian Magalhaes Rodrigues pela submissão dos projetos, que possibilitaram a seleção dos estudantes.

Sobre o programa Jovens Talentos

O Projeto Jovens Talentos, é um programa de pré-iniciação científica, instituído em 1999, tendo como entidades executoras as Fundações Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ – e Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho – FAPERJ. O projeto tem parcerias com Instituições de Pesquisa e Universidades Públicas e Privadas do Estado do Rio de Janeiro e, através destas, insere estudantes da rede pública estadual de ensino médio e profissional na pré-iniciação científica.

Sobre a FAPERJ

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) é a agência de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação do Estado do Rio de Janeiro. Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a agência visa estimular atividades nas áreas científica e tecnológica e apoiar de maneira ampla projetos e programas de instituições acadêmicas e de pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.