Tudo o que você precisa saber sobre o ENADE

Tudo o que você precisa saber sobre o ENADE

Tudo o que você precisa saber sobre o ENADE

Publicado em: 03/11/2022

O ENADE 2022 está quase chegando e passar por essa avaliação é muito importante para as instituições de ensino. Para o UNIFAA não seria diferente!

É por isso que hoje vamos falar sobre essa prova: o que ela é, qual a sua importância, o que representa para o aluno, como é a prova, dentre outras informações necessárias sobre o ENADE. 

Se você é enadista, não pare por aqui. Continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes sobre a prova. Boa leitura!

 

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o ENADE, é utilizado para avaliar o processo de aprendizagem e o desempenho dos alunos em relação ao que aprenderam ao longo da graduação. Sendo assim, o ENADE funciona como um “termômetro” para saber como está a qualidade do ensino superior no país. 

Esse exame é de responsabilidade do Inep, instituto vinculado ao MEC. 

 

Qual a importância de participar da prova do ENADE? 

O ENADE tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ensino das instituições de ensino superior do país, certo? Com o resultado dele, fica muito mais fácil analisar esse ponto. 

As faculdades, centros universitários e universidades precisam oferecer um ensino de excelência. E com a avaliação do ENADE é possível analisar os pontos que precisam ser melhorados, os pontos de destaque, dentre outros. 

Além disso, conquistar uma avaliação positiva, traz reconhecimento ao nome e  à qualidade da instituição de ensino.

 

O que o ENADE significa para o estudante?

Quando a sua instituição tem uma boa nota, o seu diploma é valorizado e o seu curso se torna mais conceituado no mercado de trabalho. Isso é importante, porque pode te levar a conseguir vagas de emprego melhores. Já pensou conseguir aquela vaga dos seus sonhos?

 

É obrigatório fazer o ENADE?

Todos os alunos convocados precisam realizar a prova. Caso você seja chamado e não compareça, vai estar em irregularidade com a sua instituição de ensino e não vai poder se formar. Por isso, é muito importante que você faça a prova!

 

Quais cursos farão o ENADE 2022? 

Esse ano, 26 cursos de graduação serão avaliados. Aqui no UNIFAA, foram inscritos os alunos dos cursos: 

  • Administração;
  • Direito;
  • Psicologia;
  • Gestão Comercial; 
  • Gestão de Qualidade;
  • Gestão Pública;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão Financeira. 

 

Os três primeiros — Administração, Direito e Psicologia —, cursos bacharelados, são para os alunos que vão concluir a graduação até julho de 2023. Já os demais, cursos superiores de tecnologia, são para os alunos com previsão de formatura até dezembro de 2022.

 

E como é a prova do ENADE?

A prova do ENADE tem 40 questões, com respostas discursivas e de múltipla escolha. Elas são divididas assim: 

  • 10 perguntas sobre formação geral;
  • 30 perguntas sobre formação específica. 

Dentre as questões de formação geral, 2 serão discursivas. Já nas questões específicas da área, serão 3. As demais são de múltipla escolha. 

No ENADE 2021, os nossos alunos alcançaram grandes resultados. Os cursos de Gestão Pública, Psicologia e Pedagogia tiveram nota 5. Já os cursos de Educação Física e Enfermagem conquistaram a nota 4

Vale lembrar que aqui no UNIFAA, os alunos recebem premiações muito bacanas. E essa é só mais uma razão para você não deixar de participar! A prova do ENADE 2022 será realizada no dia 27 de novembro, às 13 horas, horário de Brasília. 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Convênio COAPES com Barra do Piraí
20/12/2022

Convênio COAPES com Barra do Piraí

UNIFAA  agora é um ponto de coleta da campanha ADOTE UM CICLO
21/10/2022

UNIFAA agora é um ponto de coleta da campanha ADOTE UM CICLO

Tecnologia em prol do aprendizado de qualidade
08/11/2022

Tecnologia em prol do aprendizado de qualidade