Vai fazer o ENEM, mas está com dúvida sobre o curso que vai fazer? Confira as dicas para conseguir decidir

Vai fazer o ENEM, mas está com dúvida sobre o curso que vai fazer? Confira as dicas para conseguir decidir

Vai fazer o ENEM, mas está com dúvida sobre o curso que vai fazer? Confira as dicas para conseguir decidir

Publicado em: 31/12/1969

Escolher a graduação que você vai fazer é uma etapa muito importante na sua vida. Parar um momento e pensar naquilo que você gostaria de se ver daqui 20 anos, entender qual área combina mais com o seu perfil, o que você curte fazer… Vários fatores podem interferir na sua escolha, por isso é fundamental refletir bastante.

 

Lembra do teste vocacional que você fez aqui com a gente? Ele é uma das ferramentas para te ajudar nessa escolha ou até mesmo ter certeza do que você já escolheu. 

 

Caso você esteja em dúvida ainda, separamos algumas dicas para te ajudar na hora de definir qual curso você vai fazer. Ficou com curiosidade? Então segue com a gente e vem ver essas dicas!

 

Se conheça

 

 

O primeiro passo para que você consiga fazer a escolha certa do seu curso é se conhecer. O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental nessas horas e, com certeza, vai te ajudar chegar mais perto da sua realização pessoal. Nesse momento, vale fazer uma pausa e começar a pensar em características suas que podem interferir na sua escolha, como por exemplo:

  • os seus princípios;
  • suas qualidades e seus defeitos;
  • o que você gosta de fazer e também o que não gosta;
  • quais são suas matérias favoritas;
  • suas metas e seus objetivos.

 

Ao analisar todas essas características que formam a sua identidade e a sua personalidade, vai ficar muito mais fácil se orientar na hora de escolher a sua graduação. 

 

Faça testes vocacionais

 

Lembra o teste vocacional que você fez? Ele pode ser o ponto de partida para você começar a definir o curso que quer fazer. O teste vocacional serve para trazer uma orientação de carreira e, assim, fica mais fácil fazer a escolha. Nele, você terá um resultado amplo, que vai traçar um perfil profissional de acordo com as suas características. 

 

Com o perfil desenhado, são apontadas algumas carreiras indicadas para o seu perfil. A partir daí, com as opções em mãos e o perfil profissional traçado, cabe a você escolher o que mais se identifica.

 

Se informe sobre as áreas de conhecimento

 

 

Conhecer um pouco mais sobre cada área de conhecimento é uma forma de te ajudar a escolher o seu curso também. Afinal, sabendo como elas são, dá para ter uma noção melhor do quanto aquela área tem a ver com você e com seus objetivos. 

 

É comum a gente pensar apenas em Humanas, Exatas e Biológicas. Entretanto, a divisão entre as áreas de conhecimento é bem mais ampla que isso. Elas se dividem assim, de acordo com o Ministério da Educação: 

  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências Biológicas;
  • Engenharias;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Agrárias;
  • Ciências Sociais Aplicadas;
  • Ciências Humanas;
  • Linguística, Letras e Artes.

 

Bastante coisa, não é mesmo? Pois é! Agora que você já sabe como é essa divisão, fica mais fácil buscar sobre cada uma delas e entender quais cursos estão presentes em cada área. 

 

Analise o curso e pesquise as profissões

 

Depois de conhecer cada uma das áreas de conhecimento, dá para fazer uma listinha dos cursos que mais te atraem. A partir disso, vale dar uma pesquisada sobre cada um deles. Nessa pesquisa você pode dar uma olhada em tudo:

  • quanto tempo de duração?
  • como é a grade curricular? 
  • quais as possibilidades de carreira? 
  • qual a média salarial? 
  • quais características são necessárias na área? 

 

Essas são só algumas perguntas que você pode ir em busca de respostas assim que definir o seu curso. É importante pensar em tudo que você quer saber para entender melhor se aquele curso atende às suas expectativas.

 

Dê uma olhada no mercado de trabalho

 

Entender como o mercado de trabalho está para a sua área pode ser um ponto-chave para a sua decisão. É bacana, inclusive, dar uma olhada nas profissões que estarão em alta no futuro para ter uma noção de como pode ser a sua carreira.

 

Ao pesquisar, vale ver sobre a rotina, ambiente de trabalho e como está a demanda por profissionais da sua área. Mas caso a sua profissão não esteja entre os cursos tendência, não quer dizer que não será uma boa carreira. Para isso, vale utilizar a próxima dica!

 

Converse com pessoas da área

 

 

Já pensou em conversar com profissionais que já atuam na área que você deseja? Com certeza eles têm uma bagagem cheia para compartilhar com você! Quem trabalha na área vai poder te oferecer uma visão ainda mais completa realista sobre o mercado de trabalho. Além disso, podem oferecer dicas para você conseguir trilhar sua carreira. 

 

Se você não conhece pessoalmente alguma pessoa que trabalhe na área que você quer estudar, vale dar uma olhada no linkedin e mandar uma mensagem para algum profissional ou buscar grupos que possam tirar suas dúvidas. Por fim, vale lembrar que vão existir desafios e dias não tão bons em qualquer profissão. Por isso, não desanime no primeiro obstáculo. 

 

Agora que você já tem todas essas dicas sobre como escolher o seu curso, é só partir para o ENEM com foco no que você quer para decolar com tudo!

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Feira de Profissões promove treinamento de 240 estudantes em reanimação cardiopulmonar com manequins feitos de material reciclável
17/10/2024

Feira de Profissões promove treinamento de 240 estudantes em reanimação cardiopulmonar com manequins feitos de material reciclável

Projeto Eco Tampinha FAA recolhe polietileno para fabricação de bancos de madeira plástica
05/08/2024

Projeto Eco Tampinha FAA recolhe polietileno para fabricação de bancos de madeira plástica

Equipe do UniFAA participa do Projeto Rondon no sertão pernambucano
03/07/2024

Equipe do UniFAA participa do Projeto Rondon no sertão pernambucano