VIII Semana de Enfermagem do UniFAA une professores, estudantes e comunidade

Publicado em: 13/05/2024

Entre os dias 13 e 16 de maio, ocorre a VIII Semana Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Valença – UniFAA. Entre os objetivos do evento estão: celebrar a profissão e promover o seu reconhecimento; proporcionar aos estudantes experiências práticas e educativas; promover a troca de conhecimentos; fortalecer os laços com a comunidade; realizar palestras e workshops que contribuam para o desenvolvimento profissional dos participantes. A conferência de abertura será na segunda-feira, 13, das 19h10 às 21h50, no Teatro UniFAA, com a professora Nébia Maria Almeida de Figueiredo abordando o tema “O pensar e o fazer da enfermagem: bases teóricas e práticas para uma teoria do cuidado/conforto”.

A VIII Semana Acadêmica de Enfermagem do UniFAA conta com rica programação, inclusive com interação com a população de Valença em diversas ações em diferentes endereços (confira a programação ao final do texto. E um dos pontos altos é a atividade “Simulação Realística em Enfermagem”, na quinta-feira, 16, a partir das 18h, na Arena UniFAA. Essa é uma atividade aguardada com grande expectativa pelos participantes.

“Neste evento, comemoramos a Semana Brasileira de Enfermagem, que não apenas enriquece o cenário acadêmico, mas também transforma a vida dos alunos ao proporcionar atividades práticas em cenários reais. Um dos elementos essenciais desse evento é a ênfase na criatividade e na busca pela felicidade no ambiente de aprendizado.  Na simulação, eles têm a oportunidade de aplicar na prática todo o conhecimento adquirido ao longo da graduação e durante as atividades práticas oferecidas durante o evento que capacitam os alunos a desenvolver competências essenciais para trabalhar em situações desafiadoras da prática de enfermagem”, explica Keila Pereira da Silva, professora e uma das organizadoras da VIII Semana de Enfermagem.

Ainda de acordo com a organizadora, a Simulação Realística em Enfermagem “começa com um treinamento intensivo durante o dia, preparando os alunos para lidar com diferentes cenários e situações. No final da tarde, ocorre a atividade prática, quando os alunos são caracterizados para participar como vítimas que apresentam ferimentos realistas através da oficina de Moulage. Este é um momento crucial, no qual os alunos têm a chance de demonstrar suas habilidades em um ambiente controlado”.

A atividade acontece no espaço interno e externo da Arena UniFAA, no campus-sede “proporcionando um ambiente realista com efeitos sonoros e visuais que contribuem para a imersão. Os alunos são desafiados a enfrentar uma situação de grande catástrofe, lidando com múltiplas vítimas. Essa experiência prática é fundamental para consolidar o aprendizado teórico, preparando os alunos para enfrentar desafios reais na profissão de enfermagem.” Por fim, Keila destaca que os estudantes são incentivados a se envolver ativamente nas atividades ao longo dos quatro dias de programação, demonstrando seu interesse genuíno em aprender a contribuir com o sucesso do evento.

Programação da VIII Semana de Enfermagem do UniFAA

Segunda-feira, 13

Conferência de Abertura

Palestrante: Professora Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Local: Teatro UniFAA

Horário: 19h10 às 21h50

Palestra: O pensar e o fazer da enfermagem: bases teóricas e práticas para uma teoria do cuidado/conforto

Terça-feira, 14

E por falar em cuidado

Local: Jardim de Cima

Horário: 8h as 12h e 14h as 17h

Atividades:

Verificação de pressão, glicemia e orientações de Enfermagem

Atividade do projeto IST/AIDS com orientações à população

Alegria no Cuidar

Horário: 8h as 12h – Um time da alegria do cuidar fica no Hospital Escola de Valença, um no CAPS e outro no lar de idosos.

Horário: 14h as 17h – Um time da alegria do cuidar fica no Hospital Escola de Valença, um no CAPS e outro no lar de idosos.

Local: Teatro UniFAA

Horário: 19h10min às 21h50min

Palestra: Atuação da Enfermagem na Avaliação e Exame Físico Cardiovascular

Palestrante: Professor Roberto Carlos Lyra da Silva

Quarta-feira, 15

Horário: 8h as 12h e 14 as 17h

Workshop com as Ligas

Urgência e Emergência – Workshop de RCP

Saúde da Mulher – Workshop de cuidados com a mulher (prevenção à neoplasia de mama, de colo de útero e realização de exame preventivo).

Semiologia – Workshop – exame físico cardiovascular

Anatomia e Fisiologia – anatomia e fisiologia cardíaca