Hard Skills e soft skills e como elas influenciam na carreira profissional

Hard Skills e soft skills e como elas influenciam na carreira profissional

Hard Skills e soft skills e como elas influenciam na carreira profissional

Publicado em: 02/06/2023

À medida que vocês, alunos e egressos, se preparam para ingressar no mercado de trabalho ou progredir em suas carreiras, é fundamental entender como as habilidades chamadas de Hard Skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades interpessoais) podem influenciar seu sucesso profissional.

Um estudo feito em 2019 pelo O Global Trends Report do Linkedin expôs que que 80% dos gestores de recrutamento acreditam que as soft skills são importantes para o sucesso da empresa. Outros 92% afirmaram que as soft skills são tão ou mais importantes que as hard skills.

No cenário profissional atual, onde as demandas e as tecnologias estão em constante evolução, é essencial desenvolver tanto as hard skills quanto as soft skills. Enquanto as hard skills demonstram sua capacidade técnica, as soft skills são o diferencial que pode fazer você se destacar em meio a uma competição acirrada. Os empregadores procuram profissionais que não apenas possuam o conhecimento técnico necessário, mas também sejam capazes de se adaptar a mudanças, colaborar com diferentes equipes, liderar projetos e se comunicar efetivamente com pessoas de diversos backgrounds.

As hard skills se referem às habilidades técnicas e específicas necessárias para realizar tarefas específicas dentro de um campo ou indústria. Elas podem incluir conhecimentos em programação, design gráfico, análise de dados, marketing digital e muito mais. Essas habilidades são geralmente adquiridas por meio de educação formal, treinamento especializado ou experiência prática. As hard skills são essenciais para realizar tarefas específicas relacionadas ao seu campo de atuação e são frequentemente requisitadas em descrições de cargos e entrevistas de emprego.

No entanto, as hard skills por si só não são suficientes para garantir o sucesso em sua carreira. As soft skills, por outro lado, são habilidades interpessoais e comportamentais que permitem que você se relacione efetivamente com os outros, por exemplo, trabalhar em equipe, se comunicar de maneira clara e resolver problemas de forma eficiente, etc.  Essas habilidades são altamente valorizadas pelos empregadores, pois elas ajudam a construir relacionamentos sólidos, promover um ambiente de trabalho saudável e impulsionar a produtividade.

Invista no desenvolvimento de suas habilidades por meio de cursos, treinamentos e experiências práticas, mas também dedique um tempo para aprimorar suas soft skills. Busque oportunidades de liderança, participe de projetos de equipe, aprimore suas habilidades de comunicação e pratique a resolução de problemas. O equilíbrio entre as hard skills e as soft skills pode abrir portas e fornecer uma base sólida para o crescimento e o sucesso em sua carreira profissional.

Segundo a professora Vivian Magalhães, docente dos cursos de gestão e coordenadora de projetos de extensão, “A combinação de hard skills e soft skills traz uma série de benefícios para o desenvolvimento profissional, dentre eles a liderança eficaz, colaboração eficiente, comunicação efetiva,  adaptabilidade, resiliência, influência, negociação, crescimento profissional abrangente, entre outros.”

Abaixo, explico resumidamente cada um desses benefícios:

  1. Liderança eficaz: A combinação de hard skills e soft skills permite que você se torne um líder eficaz. As hard skills fornecem a expertise técnica necessária para orientar e supervisionar uma equipe, enquanto as soft skills, como habilidades de comunicação, resolução de problemas e inteligência emocional, ajudam a inspirar, motivar e gerenciar pessoas de forma eficaz.
  2. Colaboração eficiente: As soft skills, como habilidades de trabalho em equipe, empatia e capacidade de se adaptar, combinadas com as hard skills, facilitam a colaboração eficiente com colegas de trabalho. Você será capaz de se comunicar claramente, ouvir as ideias dos outros, resolver conflitos de forma construtiva e trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns.
  3. Comunicação efetiva: As hard skills podem permitir que você execute tarefas técnicas complexas, mas as soft skills são essenciais para transmitir suas ideias e resultados de forma clara e compreensível. Ter habilidades de comunicação efetivas ajuda a construir relacionamentos profissionais sólidos, melhorar a colaboração e garantir que suas ideias sejam compreendidas e valorizadas.
  4. Adaptabilidade e resiliência: As soft skills, como flexibilidade, adaptabilidade e resiliência, combinadas com as hard skills, permitem que você se ajuste às mudanças e desafios do ambiente de trabalho. A capacidade de aprender rapidamente novas habilidades técnicas e se adaptar a novas situações é fundamental em um mundo profissional em constante evolução.
  5. Influência e negociação: As soft skills desempenham um papel importante na capacidade de influenciar e negociar com sucesso. Embora as hard skills possam fornecer os argumentos técnicos, são as soft skills, como persuasão, negociação e habilidades de influência, que ajudam a convencer os outros, obter cooperação e chegar a acordos vantajosos.
  6. Crescimento profissional abrangente: A combinação de hard skills e soft skills contribui para um crescimento profissional abrangente. As hard skills permitem que você se destaque em sua área de especialização, enquanto as soft skills ajudam a construir relacionamentos, lidar com desafios interpessoais e ter sucesso em várias situações profissionais."

DICAS:

Desenvolver habilidades, sejam elas hard skills ou soft skills, requer tempo, dedicação e prática constante. É um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento que pode impulsionar o sucesso profissional e pessoal. Para auxiliar nesse desenvolvimento, aqui estão algumas dicas valiosas:

Educação formal:Considere cursos, graduações ou pós-graduações relacionadas às hard skills que você deseja desenvolver. Instituições de ensino, tanto presenciais quanto online, oferecem uma ampla variedade de programas acadêmicos para aprimorar suas habilidades técnicas.

Pratique a comunicação: Busque oportunidades para aprimorar suas habilidades de comunicação, como participar de apresentações, debates ou grupos de discussão. Também é útil praticar a escrita através de blogs, escrevendo artigos ou mesmo mantendo um diário.

Treinamentos e workshops: Procure por workshops e treinamentos específicos para as hard skills que você deseja adquirir. Muitas empresas e organizações oferecem programas de treinamento que podem ajudá-lo a adquirir conhecimentos e práticas atualizadas.

Pratique a inteligência emocional: Desenvolva a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos outros. Pratique a empatia, a escuta ativa e o controle emocional em situações diversas.

Aprenda com feedback: Esteja aberto ao feedback dos outros e aproveite as oportunidades para melhorar suas soft skills. Solicite feedback construtivo de colegas, mentores ou superiores e use-o para aprimorar suas habilidades interpessoais.

Experiência prática: Aplique suas hard skills em projetos reais. Procure oportunidades de trabalho freelance, estágios ou projetos voluntários para ganhar experiência prática e fortalecer suas habilidades técnicas.

Tenha sempre em mente que o desenvolvimento de habilidades é um processo contínuo. À medida que você pratica e se envolve em diferentes contextos, suas habilidades irão se aprimorar. Esteja disposto a sair da sua zona de conforto, seja persistente.

 

UNIFAA E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES:

É preciso se adaptar aos novos rumos do mercado de trabalho. As empresas estão cada vez mais valorizando as competências pessoais e sociais que vão além do conhecimento técnico e acadêmico. Diante desse contexto, é fundamental que as universidades se dediquem a desenvolver essas habilidades nos alunos, preparando-os de forma mais abrangente para os desafios do mercado de trabalho.

Segundo Fabiana Neves, coordenadora lifelong learning, “As softs skills ganharam um espaço muito grande. Hoje não basta apenas você saber fazer bem o seu trabalho, é preciso que você saiba, por exemplo, liderar pessoas, pois hoje o trabalho se interliga em diversas áreas e setores, é preciso saber filtrar informações, pensar criticamente e analisar essas informações pra utilizá-las no trabalho. Para se preparar para este novo mercado, que se difere totalmente daquele que estamos acostumados e que foi traçado na época de nossos pais, é necessário ir além de fazer um bom curso de graduação, mas é indispensável ficar atento as oportunidades que a instituição oferta para desenvolver mais habilidades.” 

Neste aspecto, Centro Universitário de Valença cumpre o seu papel e  oferece aos seus alunos excelência no ensino através de um corpo docente qualificado e uma metodologia diferenciada que prepara o aluno para o dia a dia da profissão. Cenário propício para o desenvolvimento das hard e das softs skills. Separamos abaixo algumas iniciativas que o UNIFAA possui e que são importantes para o desenvolvimento das habilidades.

Projetos de extensão- Através deles é possível desenvolver capacidade de liderança, gestão de tempo, trabalho em equipe, pensamento crítico, foco em solução de problemas, criatividade, etc. O UNIFAA foi responsável pelo aprimoramento de habilidades em  254 estudantes envolvidos em projetos de extensão em 2022. 

Iniciação científica – A partir do desenvolvimento de uma pesquisa você pode desenvolver um maior senso crítico, aumentar seu poder de comunicação e oratória, criatividade, etc. No último ano, cerca de 199 alunos do UNIFAA tiveram a oportunidade de construir e fortalecer suas habilidades participando do PIC.

Atléticas- Permite que os alunos desenvolvam as hard e softs skills, como marketing digital, gerenciamento de redes sociais, criação de artes, comunicação, trabalho em equipe, liderança, resolução de conflitos, gestão de tempo, etc. 

Diretório Acadêmico –  O objetivo do diretório é representar os estudantes e promover atividades acadêmicas, culturais e sociais no ambiente universitário. Dentre essas características o aluno consegue aprimorar a comunicação, resolução de conflitos, aprendizado estratégico e ativo, entre outros. 

Projeto integrador- Com o projeto integrador o aluno pode equilibrar o uso de suas habilidades técnicas aprendidas na sala de aula (hard skills) e também desenvolve mais soft skills, habilidades como trabalho em equipe, comunicação, empatia, proatividade, entre outras. 

Pitch Day- É uma apresentação com tempo limitado, onde o aluno mostra a visão geral e mais importante de uma ideia, produto ou serviço. Por meio do Pitch é possível desenvolver habilidades como comunicação, oratória, criatividade, gestão de tempo, persuasão, etc.

Clube de idiomas- O clube de idiomas te prepara comunicação, liderança, trabalho em equipe, autonomia e competência intercultural.

O cenário para o seu desenvolvimento é vasto, fique alerta as novas possibilidades que surgem diariamente em sua instituição e aproveite todas elas. Assim, o caminho para o seu futuro profissional será trilhado com excelência.

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade
18/04/2024

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade

A importância da pós-graduação
16/04/2024

A importância da pós-graduação

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras
10/04/2024

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras