Projeto ‘Educação em Traços e Tons – Valença 200 anos’ leva arte e história para rua de Valença

Projeto ‘Educação em Traços e Tons – Valença 200 anos’ leva arte e história para rua de Valença

Projeto ‘Educação em Traços e Tons – Valença 200 anos’ leva arte e história para rua de Valença

Publicado em: 29/09/2023

Quem passa pela rua Araújo Leite, em Valença (RJ), percebe que uma iniciativa está mudando o cenário da região. Por meio do projeto “Educação em Traços e Tons – Valença 200 anos”, 17 artistas da região foram selecionados para encher de arte o muro do Colégio Arcoverde pelo bicentenário de fundação do município, celebrado em 2023. As pinturas já enchem de cor o muro do colégio e, quando prontas, vão formar um painel de 240 metros quadrados a céu aberto. A data de inauguração já está definida – 27 de outubro – e os temas de todas as pinturas devem se relacionar com o aniversário da cidade e a educação. 

A iniciativa, promovida pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), mantenedora do colégio, tem produção da empresa Mimos Brasil e apoio técnico-cultural da Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna, também contará com a participação de alunos do colégio, sob orientação do artista Jonas Brandão. O desenvolvimento do painel está sendo gravado e fotografado. Posteriormente, as imagens serão editadas para a produção de um making off. 

Segundo o Presidente da FAA, José Rogério Moura de Almeida Neto, o projeto pode ser considerado um presente para o município. “Além de embelezar a cidade, essa iniciativa destaca a história e a identidade de Valença, criando uma conexão visual com o passado e o presente da comunidade. Essa forma de expressão artística é uma maneira poderosa de celebrar marcos históricos e culturais, contribuindo para a preservação da memória local”, comenta, para depois afirmar que “a ação não apenas embeleza o ambiente urbano, mas também promove a expressão artística, a criatividade e o envolvimento da comunidade.”

Dentro dos muros

A Diretora do Colégio Arcoverde, Cleide Rocha, enxerga o projeto “Educação em Traços e Tons – Valença 200 anos” como uma iniciativa inovadora, histórica e, ao mesmo tempo, contemporânea. E, como era de se esperar, além de encher de arte a parte externa do colégio, também coloriu a imaginação dos alunos por meio de uma abordagem interdisciplinar, já que envolvia arte, cultura, história. 

“Oferecemos oficinas de pintura, e aqueles que gostam, que têm habilidade, também se envolveram com projeto. E estão lá nos espaços deles pintando uma arte pelos 200 anos de Valença. Essa interdisciplinaridade foi muito importante, porque não é exclusivamente um movimento artístico e cultural, estando presente também a história da cidade”, explica a diretora, fazendo questão de enfatizar que essa experiência ultrapassou os limites dos conteúdos curriculares, enriquecendo a formação dos alunos do colégio. 

Razão e emoção em preto e branco 

Entre as artistas selecionadas está Marcela Cotrim, aluna de Medicina no Centro Universitário de Valença – UniFAA. Ela comenta que fazer um trabalho artístico em um local com tanto movimento acaba por despertar a reação de muitas pessoas, e todas têm elogiado e incentivado o trabalho. “Ter esse reconhecimento da população por estarmos contribuindo com uma Valença mais atrativa é recompensador.”

Sobre a obra que está desenvolvendo, revelou: “Quis representar a Medicina em Valença, que é um dos importantes eixos econômicos da cidade e atrai estudantes de todo o Brasil. Pensei em fazer uma figura anatômica saindo de um livro, com um coração e um cérebro de cada lado, remetendo à ideia de razão e emoção. Tudo isso emoldurado por fitas de DNA e ramos de flores, que considero a minha identidade artística. Todo o mural foi feito em preto e branco com uma textura apenas com caneta Unipaint, buscando se destacar justamente pelo contraste por estar em meio a obras coloridas”, conta a futura médica. 

São parceiros institucionais do projeto a Prefeitura Municipal de Valença, Câmara Municipal, Associação Comercial e Industrial de Valença (ACIVA), Academia Valenciana de Letras e Associação Balbina Fonseca. 

 

Imagem: Ena Jannuzzi.

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Complexo Hospitalar de Valença obtém licenciamento ambiental definitivo e se consolida como referência em saúde e sustentabilidade
23/12/2024

Complexo Hospitalar de Valença obtém licenciamento ambiental definitivo e se consolida como referência em saúde e sustentabilidade

Curso de Pedagogia do UNIFAA com inscrições abertas para 30 bolsas de estudo integrais
17/12/2024

Curso de Pedagogia do UNIFAA com inscrições abertas para 30 bolsas de estudo integrais

Nota máxima em avaliação do MEC confirma curso de Medicina do UNIFAA entre os melhores do país
11/12/2024

Nota máxima em avaliação do MEC confirma curso de Medicina do UNIFAA entre os melhores do país