Saiba o que é a CPA

Publicado em: 31/12/1969

A CPA - Comissão Permanente de Avaliação é um órgão do Centro Universitário de Valença (UNIFAA) responsável por implantar e desenvolver o Sistema de Avaliação Institucional. Seu papel é coordenar processos internos de avaliação, sistematização de dados e prestação de informações à comunidade acadêmica e ao INEP/MEC, seguindo as exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A CPA é formada por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A cada ciclo avaliativo, a CPA aprimora sua capacidade de analisar os dados consolidados e capacitar o UNIFAA para o constante aperfeiçoamento de políticas do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A avaliação institucional é uma ação pedagógica que usa abordagem democrática, participativa, sistemática, processual e científica. É crucial para o cumprimento da missão institucional do UNIFAA de formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em sua área de influência.

Para o presidente da CPA, Prof. Ms. Carlos Antônio da Silva Carvalho, a Comissão é importante, pois, “A Avaliação Institucional proporciona análises e resultados durante praticamente todas as suas etapas. Com a elaboração dos relatórios, parcial e final, da avaliação interna, é possível a elaboração de propostas de políticas institucionais e, ainda, redefinição da atuação ou da missão institucional.”

Para que isso ocorra, é importante que toda a comunidade acadêmica esteja comprometida com o sistema de autoavaliação e a divulgação dos resultados. Isso permite aprimorar a gestão do UNIFAA, aperfeiçoar os profissionais e o processo de ensino-aprendizagem, e consolidar o papel da CPA como um órgão importante na busca pela excelência.

FALE COM A CPA: [email protected]

SAIBA MAIS EM: https://www.unifaa.edu.br/campus-virtual/cpa