UNIFAA | Aperte o play: 10 filmes e séries de diretores e atores negros
Publicado em: 31/12/1969
Já parou para pensar em quantos filmes dirigidos, escritos ou protagonizados por artistas negros você já assistiu? Pode parecer uma atitude simples, mas consumir as produções de pessoas pretas é uma forma de contribuir com a luta antirracista.
Dar visibilidade para essas produções é uma forma de contribuir com o crescimento da representatividade no mercado cinematográfico. E a maior representação de profissionais negros no cinema abre caminhos para tantos outros que querem chegar nas telonas também.
Pensando nisso, o UNIFAA reuniu 10 produções para você colocar na sua lista e dar o play. Bora assistir?
1 - Corra!

Dirigido por Jordan Peele, Corra! conta a história do casal Chris e Rose. Em uma viagem para conhecer a família dela, Chris passa a imaginar diversas situações racistas que pode vivenciar. Ao chegar lá, a situação é pior e mais bizarra do que ele tinha pensado. Tem terror, ficção, comédia e questão racial, tudo em um filme só!
2 - A Vida e a História de Madam C.J. Walker

A minissérie conta a história de C.J. Walker, empresária e primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos. Octavia Spencer é a responsável por dar vida a personagem da vida real e mostra os desafios e injustiças sofridos pelas mulheres negras por conta do racismo. Disponível na Netflix.
3 - Infiltrado na Klan

Esta é mais uma produção baseada em fatos reais. Dirigido por Spike Lee, o filme conta a história de Ron Stallworth, um policial negro que se infiltra na Ku Klux Klan. O seu contato era feito por ligações de telefone e cartas e quando ele precisava estar pessoalmente nos encontros, um policial branco ia em seu lugar. Toda a investigação teve como objetivo atrapalhar os linchamentos e crimes de ódio que a KKK articulava. O filme conquistou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2019. Disponível na Netflix.
4 - Moonlight

Para quem curte um drama, Moonlight é sensível, poético e com certeza um filme que não pode ficar de fora da sua lista. A obra retrata a vida de um jovem afro-americano e sua busca por encontrar seu lugar no mundo em meio a violência do bairro em que ele cresceu. Relações humanas, autoconhecimento e muitas reflexões no vencedor do Oscar em 2017. Disponível na HBO.
5 - Ela quer tudo

A série é baseada no filme de mesmo nome, de 1986, e conta a história de Nola Darling, uma jovem bem-sucedida e de bem com a vida. Nola é independente, forte e defensora do amor livre. Com isso, ela compartilha seus dias com três homens diferentes, cada um com uma personalidade. Disponível na Netflix.
6 - Insecure

Issa e Molly são melhores amigas e buscam sempre mostrar a força que têm. Mas a vida tem seus desafios e elas compartilham um dia a dia cheio de situações desconfortáveis por conta do racismo da sociedade. A série está disponível na HBO e já tem 5 temporadas.
7 - Olhos que Condenam

Disponível na Netflix, a série, baseada em fatos reais, conta a história de cinco meninos condenados injustamente. Os adolescentes tinham entre 14 e 16 anos na época do crime e foram alvos de um dos maiores erros da justiça americana. Uma condenação baseada em preconceito racial e social levou os cinco garotos para a cadeia.
8 - Malcolm X

O filme, dirigido por Spike Lee, conta a história de Malcolm X, um dos maiores líderes afro-americanos. A obra retrata o assassinato do pai de Malcolm pela KKK, a internação de sua mãe internada por insanidade, até a sua conversão para o Islamismo. Disponível no Prime Video.
9 - Nós

A trama dirigida por Jordan Peele traz terror com dramas político-sociais. No filme, Adelaide e Gabe viajam com a família para curtir um fim de semana na praia. Tudo vai bem, até que um grupo misterioso chega e muda o rumo da programação da família. Disponível na Netflix.
10 - Pantera Negra

Se você é do time dos filmes de heróis, Pantera Negra tem que estar na sua lista. O filme retrata o herói africano que vive em um lugar cercado por tecnologia. Além de falar sobre a vida do Pantera, o filme traz temas importantes, como racismo estrutural, emancipação feminina e empatia com o próximo. Disponível no Disney+.
Qual desses você já assistiu? Tem algum que já está na sua lista? Conta pra gente e manda mais indicações!