10 obras de autores negros que você precisa conhecer - parte 1

Publicado em: 10/06/2020

Nos últimos dias, movimentos espalhados pelo mundo abriram os olhos para a urgência de se discutir a questão racial.

Diante da importância da mobilização, muita gente se viu perguntando: Como posso ser útil?

A resposta para essa pergunta começa em obter conhecimento. Para uma luta antirracista é fundamental, primeiramente, entender as raízes do racismo em suas diversas faces e suas consequências, que perduram até os dias de hoje.

É por esse motivo que o momento é de valorizar a voz e o lugar de fala de pensadores e autores negros, cujas experiências, vivências e estudos são a principal fonte de conhecimento para compreender, refletir e, enfim, agir em favor do movimento.

Para começar nessa trajetória, confira as dicas de leitura da autora, palestrante e consultora de Diversidade, Carolina Maria (com nossos comentários):

1 - Pequeno Manual Antirracista - Djamila Ribeiro

Uma leitura rápida e necessária para entender as discriminações racistas estruturais, reconhecer suas raízes e assumir a responsabilidade pela luta antirracista

2 - Racismo Estrutural - Silvio Almeida

Silvio Almeida apresenta por meio de dados estatísticos e discussões relevantes como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.

3 - Racismo Recreativo - Adilson Moreira

Interessante especialmente para a área jurídica, Racismo Recreativo aponta o viés racista da Justiça brasileira ao tratar produções culturais que reproduzem estereótipos raciais como não discriminatórias.

4 - Apropriação Cultural - Rodney William e Djamila Ribeiro

Leitura fundamental para compreender o processo de aculturação e aniquilamento dos costumes pelo qual passaram os povos escravizados e seus efeitos atuais

5 - Mulheres, Raça e Classe - Angela Davis

Em sua principal obra, Angela Davis associa a luta antirrascista à luta feminista, em todas as suas nuances, passando pelos dilemas contemporâneos da mulher.

6 - Olhares Negros: Raça e representação - Bell Hooks

Coletânea de ensaios que discutem formas alternativas de observar a negritude, a subjetividade das pessoas negras e a branquitude.

7 - O Genocídio do Negro Brasileiro - Abdias Nascimento

Abdias Nascimento desconstrói, nessa obra, o mito da “democracia racial”, por meio de testemunhos pessoais, reflexões, comentários e críticas que opõem o cenário irreal sobre a condição do negro no Brasil.

8 - Na Minha Pele - Lázaro Ramos

Em “Na Minha Pele”, Lázaro Ramos compartilha reflexões individuais que trazem à tona temas como gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação.

9 - Quem Tem Medo do Feminismo Negro? - Djamila Ribeiro

O livro reúne um ensaio autobiográfico e ainda uma série de artigos que acrescentam à reflexão sobre o silenciamento da mulher negra e os processos de discriminação.

10 - Quarto de despejo: Diário de uma Favelada - Carolina Maria de Jesus

Relatos do cotidiano triste e cruel da vida na favela pelos olhos da catadora de papel Carolina Maria de Jesus, com realismo e sensibilidade que instigam à reflexão de questões como racismo, feminismo, fome e violência.