47º Encontro de Ex-alunos do curso de Medicina: memórias e ciência lado a lado no UNIFAA
Publicado em: 22/09/2025
“Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam não”. Assim cantou Milton Nascimento na “Canção da América”, um tributo à amizade. No Centro Universitário UNIFAA, o tempo e a distância entraram num acordo nesta semana, permitindo a realização do 47º Encontro de Ex-Alunos do curso de Medicina, que está sendo realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, período em que ponteiros do relógio parecem evoluir num compasso diferente para que cerca de 100 egressos revivam histórias que moldaram suas carreiras e vidas.
O encontro é um ritual de pertencimento, no qual olhares se reconhecem, abraços se apertam com força e lembranças ganham voz. Décadas depois, voltam ao ponto de partida para celebrar o caminho percorrido. Para isso, uma programação especial foi elaborada. Nesta sexta-feira, 19, foi realizado o 9º Passeio em uma fazenda histórica, em Vassouras, e almoço na Cervejaria e Cachaçaria Karam, com direito a música ao vivo. Às, 16h30, Arnaldo Mazza, primeiro matriculado no curso de Medicina, lança a terceira edição do livro “Mercador de Sonhos”. E, a partir das 17h, outro momento emocionante: Mazza será homenageado pela instituição.
No sábado, 20, uma grande confraternização, com bebida e comida da melhor qualidade, show com cover de Elvis Presley, com direito a apresentação de “Marilyn Monroe”, e tempo para fazer fotografias para registrar o momento. Fechando o evento, uma atração já tradicional no encontro: a grupo de samba raiz Mulekes do Samba. “Turmas de variados anos e épocas, algumas com mais de 50 anos de história, se reúnem, brindam, dão muitas risadas e choram lembrando a passagem por Valença”, relata o Diretor Científico da Associação de Ex-alunos e um dos organizadores, Leonardo Maklouf.
Na visão do Reitor do Centro Universitário UNIFAA, Marcio Martins da Costa, esse é um momento de profundo significado. “Não se trata apenas da reunião de diferentes gerações, mas da reafirmação de que nossos egressos permanecem como parte viva e essencial da nossa história. Eles não pertencem apenas ao passado da instituição: carregam em si a força do presente e nos ajudam a projetar o futuro.”
Compromisso científico e acadêmico
Ainda segundo o Reitor do UNIFAA, é um orgulho “ter ex-alunos que não apenas guardam boas lembranças, mas que continuam conectados, participativos e comprometidos com a relevância e a perenidade da nossa instituição. São eles que, com suas trajetórias, ampliam nosso impacto positivo na sociedade e inspiram as novas gerações.” Isso fica evidente com a realização da 16º Jornada Científica da Associação de Ex-alunos, realizada paralelamente ao XII Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina (XII CLAM) nos dias 17 e 18.
“Voltar anualmente a Valença nos fortalece e reforça o sentimento de amor e compromisso pela ciência e vidas humanas”, avalia Leonardo Maklouf, acrescentando que “a participação no CLAM é algo intenso e de fundamental importância para garantir este networking com alunos e UNIFAA. Desta relação surgem ideias e projetos.” Destaque também para o projeto desenvolvido pela Associação junto ao Hospital Escola de Valença de “atenção integral e humanizada ao paciente diabético em um circuito que logo estará disponibilizado para os internos do curso de Medicina percorrerem em múltiplas especialidades”.
