Educação ambiental: Ecotampinha FAA aumenta ritmo e recolhe 1,5 tonelada em três meses
Publicado em: 13/01/2026
Investir em ações de educação ambiental e sustentabilidade dá resultado, e o Projeto Ecotampinha FAA é prova disso. Em setembro do ano passado, a iniciativa celebrou o alcance de uma tonelada de tampinhas plásticas recolhidas, material devidamente encaminhado a um parceiro para confecção de móveis de madeira plástica. Após essa marca, o projeto desenvolvido pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) entrou em sua segunda etapa e apresentou números ainda mais significativos: nos três meses seguintes, mais 1,5 tonelada, o que corresponde a, aproximadamente, 1,2 milhão de tampinhas.
Esse resultado indica a assimilação e o engajamento com relação aos objetivos do projeto: tornar a reciclagem um hábito perene e indispensável ao longo da vida e conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de adoção de hábitos cotidianos que demonstrem a preocupação com o meio ambiente e o futuro do planeta. Cem quilos de material recolhido correspondem a, aproximadamente, 80 mil tampinhas de material plástico. Estima-se que, a cada 700 quilos de madeira plástica produzidos, uma árvore adulta é preservada.
“O Ecotampinha FAA mostra que, quando mobilizamos nossa comunidade escolar e nossos colaboradores em torno de um propósito comum, geramos impacto real. É um exemplo de responsabilidade, consciência ambiental e compromisso coletivo com o futuro – valores que fazem parte do jeito de ser da FAA”, avalia o Presidente da FAA, José Rogério Neto.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente a cinco deles: educação de qualidade (4); consumo e produção responsáveis (12); ação contra a mudança global do clima (13); vida na água (14); vida terrestre (15). Também está diretamente relacionada à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Além da Rede de Educação Arcoverde, formada pelas unidades do Colégio Arcoverde em Barra do Piraí, Valença e Volta Redonda (Macedo Soares), a ação também é desenvolvida nas demais mantidas da Fundação, como no Centro Universitário UNIFAA, no Complexo Hospitalar e na parte administrativa, locais onde os móveis confeccionados a partir da reciclagem podem ser vistos.
"Atingimos a marca de uma tonelada e meia de tampinhas plásticas de diferentes tipos e formatos. Importante ressaltar que essa marca foi atingida em três meses de coleta, com a participação ativa de nossos alunos e da sociedade como verdadeiros protagonistas no processo de preservação de nosso ecossistema, bem como do consumo consciente e produção responsável”, explica Coordenadora de Educação Ambiental da Rede de Educação Arcoverde, Tathiane Rodrigues.