Como a tecnologia mudou a relação com o processo ensino-aprendizagem

Publicado em: 19/05/2020

"O mundo está cada vez mais dinâmico instigado pelas inúmeras transformações sociais, econômicas, culturais e políticas que assolam nosso cotidiano, provocando uma modificação na forma e no atuação dos profissionais da educação (dentro e fora da escola), pois como lidam com o conhecimento, a profissão se torna assim, obsoleta mais rapidamente.

A função do curso de Pedagogia é organizar o processo ensino-aprendizagem, portanto, pensar e repensar as questões metodológicas de como elaborar e fazer os currículos acontecerem no interior dos espaços educativos. Assim como,  o profissional pedagogo precisa estar constantemente engajado e atualizado com as demandas atuais, sem perder o foco no respeito à diversidade humana, pois, acreditamos que os pedagogos devem estar aptos para atuar em qualquer espaço socioeducativo formal ou não formal, pois trabalha com a educação na integralidade do ser humano.

Atuando com ética, responsabilidade e compromisso, além de estar antenado com as inúmeras transformações presentes em nosso cotidiano, o pedagogo é o sujeito que organizará e reorganizará os processos ensino-aprendizagem, tornando os conhecimentos acessíveis à população que dele necessita. É o profissional que terá o olhar sensível e o conhecimento técnico para tornar o estudante protagonista no processo de obtenção do conhecimento, tornando esse conhecimento a ser adquirido algo significativo e relevante, fazendo com que o estudante perceba o uso social do conhecimento apreendido. Um uso não para o futuro, mas usar o que se aprende no presente.

Face a era da agilidade e excesso de informação, há determinados aspectos da vida profissional que jamais cairão por terra: a necessidade de profissionais competentes e atualizados. Profissionais que alinham o conhecimento teórico com a prática, que em plena era da informação e do conhecimento, saberão diferenciar um conceito do outro tornando o conhecimento possível de ser conquistado.

O grande desafio pedagógico da atualidade é construir metodologias e práticas pedagógicas alinhadas ao público alvo das intenções educativas. Estamos no século XXI, com mudanças velozes de pensamentos e ações dos sujeitos, exigindo do pedagogo uma tomada de decisão igualmente veloz. Por isso, defendo a educação continuada como elemento necessário na formação dos profissionais da educação.

A tecnologia está a nosso serviço e não o contrário. Vemos a enorme quantidade existente de ferramentas e recursos tecnológicos a disposição do processo educacional. A função do pedagogo é realizar um filtro para usar qual recurso utilizar em seu contexto pedagógico. Estudantes dos mais variados níveis de ensino e modalidade, precisam ter contato com os mais variados gêneros textuais, para que saibam ler o mundo em sua integralidade. E isso não depende da internet. O conhecimento de mundo precisa estar presente na sala de aula. Um dos grandes equívocos educacionais é fazer o uso de apenas um único gênero textual nas salas de aula muitas vezes trazendo conhecimentos descontextualizados da vida dos estudantes.

Estudantes, independente de classe social, possuem acesso à tecnologia, principalmente no que concerne ao uso das redes sociais. As redes sociais democratizaram as ferramentas tecnológicas. Sendo assim, por que não as usar com fins pedagógicos?

No atual contexto da pandemia do COVID-19, pedagogos atuantes dos mais variados níveis de ensino e áreas foram desafiados a pensarem e repensarem a continuidade dos seus processos pedagógicos – as possibilidades e limitações. Uma situação que exige conhecimento técnico aliado ao respeito à diversidade humana, sem desconsiderar as questões da desigualdade social.

O pedagogo se torna assim o cientista da educação que pensa e repensa os processos educativos de nossa sociedade, em um movimento incessante de ação-reflexão-ação, usando as diversas ferramentas e recursos disponíveis em suas mãos."

Hoje, no Dia do Pedagogo, nós do UNIFAA aproveitamos para homenagear a todos esses cientistas que se dedicam diariamente a serem agentes de transformação!