Coordenadora de Extensão participa de Encontro Nacional de Redes de Cooperação
Publicado em: 28/09/2023
A Coordenadora de Extensão do Centro Universitário de Valença – UniFAA, Vivian Magalhães Rodrigues, esteve em São Paulo nesta quarta-feira, 27, no prédio do Santander, para participar do 6º Encontro Nacional de Redes de Cooperação, promovido pelo Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior no país. Representando o UniFAA, ela participou como debatedora de uma mesa que discutiu o tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável, ODS, ESG e IES sustentáveis”. Na oportunidade, Vivian apresentou a proposta de uma pesquisa concebida pela Rede 18, de Sustentabilidade, com a qual contribui, que pretende mapear, nacionalmente, o que as IES estão fazendo com relação à sustentabilidade. O objetivo é entender a realidade do ensino superior privado.
“Eu acredito que, enquanto docente, pesquisadora e extensionista, é preciso entender a realidade para transformá-la. Por isso, decidi entrar no grupo de trabalho de Pesquisa da Rede de Sustentabilidade. Quero entender o que está acontecendo nas IES brasileiras com relação à sustentabilidade para pensarmos de forma bem embasada sobre o que fazer. Não que a Rede já não esteja pensando, e agindo, a partir do conhecimento que se tem e das necessidades gritantes, como treinamento docente, mas a pesquisa nos mostrará lacunas que não estamos enxergando”, explicou Vivian durante a participação na mesa. A Rede de Sustentabilidade conta ainda com outros dois grupos de trabalho: um sobre impacto social e outro sobre ensino, visando a treinamentos para professores.
Ainda com relação à pesquisa, a Coordenadora de Extensão do UniFAA destacou três pontos. O primeiro é que o levantamento será embasado cientificamente. O segundo aspecto é o desejo de induzir a sustentabilidade: “nós nos embasamos no questionário do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para a construção das questões na intenção de demonstrar para a IES o que significa, na prática, o que desejamos saber.” E, no terceiro ponto, ela observa que se trata de um diagnóstico, havendo espaço para uma ampla discussão sobre os resultados, inclusive fazendo correlações com pesquisas internacionais.
O projeto de Redes de Colaboração é pautado na busca de soluções coletivas, na troca de experiências, na criação de conexões mundiais e na sinergia. Atualmente, está presente em 19 estados brasileiros e, não por acaso, é considerado o maior hub de redes de cooperação educacional do país. Vivian atua junto à Rede de Sustentabilidade do Semesp há cerca de um ano, após receber convite pela atuação destacada dentro do Centro Universitário de Valença ao balizar ações tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e outras iniciativas de extensão. E não se arrependeu. Normalmente, as reuniões ocorrem de 15 em 15 dias: “Eu sempre saio satisfeita por saber que todo o tempo investido está valendo.”
Atualmente, o Semesp conta com 22 redes de cooperação, reunindo 144 Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país.