[EAD] Esta área realmente é para mim? Confira o que considerar na hora da escolha do curso superior
Publicado em: 31/12/1969
Esta área realmente é para mim?
Confira o que considerar na hora da escolha do curso superior
Iniciar a pesquisa de cursos é um passo importante para quem está avaliando a decisão de se dedicar ao desenvolvimento profissional por meio de uma graduação, visando alcançar maior sucesso, reconhecimento e aumento de renda.
Mesmo quando já há um ou alguns cursos em mente, é comum ficarem dúvidas como: “É esse mesmo o caminho que quero seguir?” ou “Como saber se realmente tenho talento para essa área?”.
Para sentir maior segurança e confiança na escolha do seu curso, há algumas dicas do que levar em conta para saber como decidir.
Acompanhe!
Aprofunde-se no autoconhecimento
Com certeza você já deve conhecer a ideia de que, profissionalmente, fazer o que gosta é o caminho mais recomendado para encontrar a satisfação pessoal na vida. Realmente, um dos principais fatores que auxiliam na motivação profissional é realizar atividades consideradas interessantes ou satisfatórias, para que a rotina não se torne apenas um apanhado de obrigações.
No entanto, ainda que essa ideia seja conhecida, o caminho na prática pode parecer confuso. Para que as dúvidas e inseguranças sobre a hora da escolha sejam esclarecidas, a principal dica é se aprofundar em um passo que você, na verdade, já deve ter iniciado em algum nível: o processo de autoconhecimento.
É bem possível que você consiga identificar naturalmente alguns cursos ou áreas que te despertam maior interesse, mas para que haja mais certeza na decisão, há levantamentos interessantes sobre você mesmo que poderão te ajudar:
-
Habilidades e limitações
Você consegue listar seus “pontos fortes” e “pontos fracos”? O que você é bom em fazer e o que te traz mais dificuldades? Essa lista pode envolver atividades diversas como: habilidade ou dificuldade para fazer novas amizades; falar em público; pensar rápido; desenhar, ler ou escrever; criar soluções; enfim, tudo o que conseguir pensar!
-
Tipos de atividade que prefere executar
É importante complementar a lista acima com aquelas atividades que lhe dão mais prazer em executar. Elas são mais ativas — como correr na praia, fazer uma aventura — ou mais tranquilas — como ler um livro ou assistir um documentário? Estão sempre rodeadas de outras pessoas ou são mais solitárias?
-
Traços comportamentais mais marcantes
Acrescente também uma análise sobre características marcantes da sua personalidade. O que chama mais atenção no seu comportamento? Você pode identificar traços como ser muito prático ou analítico; introspectivo ou extrovertido; sonhador ou pé no chão; empático; sensível; comunicativo etc.
-
Objetivos que pretende alcançar; como você se visualiza no futuro
Não exija saber necessariamente, nesse momento, todos os seus planos profissionais para o futuro. Por enquanto, seu foco pode ser a tentativa de visualizar algumas das preferências que aparecem quando você pensa na sua vida daqui a um tempo: você terá uma família grande para a qual deseja se dedicar a maior parte do tempo? Morará em uma cidade grande ou pequena? Terá um estilo de vida mais tranquilo ou corrido?
O exercício de parar para pensar em todas essas questões entregará a você um perfil comportamental cujas características podem ser extremamente úteis na hora de encontrar um curso ideal.
É assim que funcionam os testes vocacionais! Com base nas aptidões e preferências pessoais, é possível indicar de forma embasada as áreas com as quais há maiores chances de haver afinidade.
FAÇA SEU TESTE VOCACIONAL AQUI
Desbrave áreas de conhecimento e grades curriculares
Depois de identificados os principais traços do seu perfil, é a hora de encontrar um match dentre as diversas opções de cursos superiores existentes, oferecidos em uma variedade de modalidades. Para isso, quanto mais pesquisa, melhor!
Além de seguir as dicas oferecidas por testes vocacionais de confiança, é fundamental que as áreas de maior afinidade sejam destrinchadas de forma bastante específica . Por exemplo: uma pessoa que se identifica com determinado curso da área de Ciências Biológicas e da Saúde como Enfermagem ou Medicina pode, por meio de uma pesquisa mais aprofundada da área de conhecimento, descobrir uma afinidade maior por um curso que ela sequer conhecia antes, como o de Biomedicina.
Para que sua pesquisa seja realmente eficiente, se ligue em algumas dicas:
-
Consulte os pontos de contato das instituições de ensino próximas a você, como sites, redes sociais ou eventos, para buscar conteúdos sobre todos os diferentes cursos oferecidos;
-
Além dos conteúdos básicos, acesse as grades curriculares de todos eles! Esse documento fornece um bom panorama para que você veja que matérias são estudadas ao longo dos períodos e identifique com facilidade se a maioria delas é do seu interesse. Sem contar que, para cada instituição, as grades podem sofrer alterações consideráveis, o que as torna um importante instrumento para a hora de decidir;
-
Busque ainda mais conhecimento! Mesmo para quem já realizou alguma das etapas anteriores, há uma infinidade de outros conteúdos úteis para entender como funciona cada curso, disponíveis gratuitamente na internet e em diversos formatos: vídeos no YouTube, artigos em portais de educação, reportagens e até influencers da área de educação para seguir.
Atenção ao mercado de trabalho
Quando estiver realizando as pesquisas citadas anteriormente, não se esqueça de considerar também que uma boa escolha deve incluir, necessariamente, uma visão mais adiante sobre a atuação no mercado de trabalho. Pode parecer difícil ter certeza de alguma coisa sem ter conhecimento profundo daquela área ainda, mas há meios de encontrar respostas!
-
Busque informações atualizadas
Quando for pesquisar na internet e demais meios, lembre-se de ficar atento para valorizar os conteúdos e informações mais recentes possíveis. O mercado se transforma a todo tempo e um ano pode ser suficiente para mudar as perspectivas de uma profissão!
-
Olhe para o presente e para o futuro
Além das informações sobre o agora, a análise de tendências da profissão e projeções do mercado para cada área pode ser um indicativo extremamente estratégico para se sentir mais seguro quanto ao caminho a seguir. Cursos que envolvem tecnologia e inovação, por exemplo, com certeza estão na crista da onda para as tendências do futuro. Vale ficar ligado!
-
Investigue além da teoria
Para sair das leituras e vídeos, procure também ouvir como são as possibilidades profissionais por meio de pessoas formadas na área. Elas serão as melhores fontes de informações reais e super relevantes como faixa salarial, ofertas de emprego, atividades exercidas, exigências do mercado, carga horária, dentre diversos outros detalhes que só quem vivencia a profissão pode saber. Não tenha vergonha de procurar e de perguntar!
Pense também na qualidade do ensino
Para concluir, há um ponto que não pode ser deixado de lado quando o assunto é buscar uma experiência acadêmica positiva: a qualidade da instituição de ensino superior. De nada adiantarão todos os seus esforços de optar pelo curso certo se a universidade escolhida não fornecer toda a estrutura, conteúdo e apoio necessários para a sua formação, certo?
É por isso que é fundamental avaliar uma série de critérios da própria instituição quando se interessar por um curso, como:
-
Indicadores de qualidade e conceito da instituição/curso junto aos órgãos da educação, especialmente o Ministério da Educação
-
Qualificação do corpo docente
-
Metodologia de ensino e grade curricular oferecidas
-
Atividades extracurriculares e projetos fora da sala de aula
-
Convênios e facilidades financeiras
Com esse guia em mãos, você encontrará bem mais facilidade e segurança para dar o passo que sua carreira precisa, por meio de um curso de graduação.
Boa sorte!