[EAD] Preciso trabalhar para estudar!  É possível conciliar uma graduação com o trabalho?

[EAD] Preciso trabalhar para estudar! É possível conciliar uma graduação com o trabalho?

[EAD] Preciso trabalhar para estudar! É possível conciliar uma graduação com o trabalho?

Publicado em: 24/02/2023

Preciso trabalhar para estudar!

É possível conciliar uma graduação com o trabalho?

Em algum momento da vida, você já precisou decidir entre trabalho ou estudos? Essa é uma realidade comum a muitos brasileiros e que, como consequência, já levou muita gente a priorizar o trabalho e abandonar o desejo de se dedicar aos estudos, por conta das demandas financeiras e familiares que pedem uma garantia de renda. 

Em paralelo,   o mercado de trabalho segue ampliando suas exigências na busca de perfis cada vez mais técnicos   para a prática profissional, comprovados principalmente pela conclusão de um Curso Superior. É fato que, nas mais diferentes áreas, as oportunidades são maiores para profissionais com esse perfil.

Para se ter ideia, há um estudo recente do IBGE que aponta que brasileiros com

Ensino Superior podem ganhar até 2,5 vezes mais — ou seja, mais que

o dobro — do que aqueles que pararam de estudar no Ensino Médio.

Mas como unir duas realidades tão relacionadas e, ainda assim, tão conflitantes?

Vamos te ajudar a visualizar o cenário e entender como é possível levar uma graduação mesmo com uma rotina de trabalho. Continue a leitura!

 

  Os tempos mudaram — e as universidades também  

Alguns anos atrás, a ideia de conseguir um curso superior era considerada inalcançável para pessoas que possuíam uma rotina tradicional de trabalho. Isso porque havia um perfil comum para o estudante universitário: jovens que acabaram de sair do Ensino Médio e, dali, partiriam para se dedicar exclusivamente a um curso de graduação.

Recentemente, porém, foi possível observar uma ampliação do público interessado na possibilidade de iniciar uma graduação. Com a demanda do mercado de trabalho por profissionais capacitados e o desejo de crescimento profissional, o movimento passou a incluir também pessoas em diferentes situações de vida, principalmente as que deixaram os estudos depois do Ensino Médio para se dedicarem a um trabalho.

Para atender a um público mais diverso e amplo, a   educação de nível superior também adaptou seus modelos e métodos educacionais  , representando grandes passos na democratização do ensino.

 Quais são as possibilidades?  

Em busca de incluir modelos de ensino mais inclusivos e práticos para diferentes realidades, as universidades oferecem hoje algumas opções:

  • Tecnólogos

Uma das soluções que facilitou bastante a possibilidade de obter o diploma de graduação é o crescimento dos cursos superiores tecnológicos.

Tratam-se de cursos de menor duração (2 ou 3 anos) cuja matriz curricular é pensada de forma mais enxuta, com foco nas demandas do mercado de trabalho. Diferentemente dos cursos de Bacharelado, que incluem uma ampla base teórica, os tecnólogos permitem que o aluno se capacite de forma ideal para o mercado de trabalho em um modelo mais rápido e voltado para a prática.

Na hora de pesquisar os cursos disponíveis na instituição de ensino, vale conhecer as opções de tecnólogo oferecidas! Você pode encontrar um ideal para o seu perfil.

  • Ensino a Distância (EAD)

Os cursos a distância aproveitam as vantagens da tecnologia para solucionar, ao mesmo tempo, dois dos principais impedimentos para a entrada em uma universidade: as dificuldades financeiras e de tempo. Na graduação EAD, as aulas são realizadas de forma online, disponibilizadas em uma plataforma virtual de ensino da instituição. 

O modelo contempla tarefas e atividades a cumprir como nos cursos presenciais, mas a   rotina é mais flexível  , já que os conteúdos ficam à disposição do aluno na plataforma.

  • Cursos presenciais em horários estratégicos

Para quem prefere frequentar as aulas na universidade, também há possibilidades. As instituições de ensino costumam oferecer, hoje, determinados cursos de sua grade em horários facilitados*, principalmente no turno da noite, permitindo que alunos assistam às aulas depois dos compromissos da rotina durante o dia.

*A exceção são os cursos da área da Saúde, que, por conta do volume de conteúdo e aulas, demandam grades um pouco mais amplas, que frequentemente ocupam também turnos do dia.

Ou seja: antes de pensar que não é possível conciliar as duas rotinas, conheça mais de perto as condições oferecidas pelas instituições de ensino.

Se o encaixe entre os horários for possível, tudo será uma questão de organização!

  É possível conciliar a graduação com a rotina de trabalho?  

Indo direto ao ponto: sim, é possível conciliar os estudos da universidade com o trabalho. O grande segredo está em desenvolver habilidades de   organização, disciplina e autonomia  . É preciso que o aluno compreenda que o sucesso de seus estudos dependerá dos seus esforços e exigirá um período de dedicação que durará todo o curso, o que pode significar sacrificar alguns fins de semana de lazer ou menos tempo para momentos pessoais. 

É a partir desse objetivo que todos os esforços ocorrerão com mais facilidade, compreendendo que o foco durante os anos do curso são necessários e compensarão no futuro próximo. Para tornar a jornada ainda mais viável, há algumas dicas:

  • Formular cronogramas de estudo

Para rotinas corridas e muito atarefadas, organização nunca será demais! Por isso, é indicado formular cronogramas de estudo com base nos horários disponíveis e os prazos das atividades de todas as disciplinas, de forma a manter registradas e distribuídas todas as responsabilidades que precisam ser cumpridas.

  • Contar com uma rede de apoio no trabalho e na família

Mesmo que os esforços para a conclusão do curso sejam individuais, contar com a compreensão e o apoio dos que estão à sua volta com certeza torna a rotina mais leve, com menos cobranças a todo momento.

É importante esclarecer para a família a importância desse momento para você e como ele exigirá seu foco e muitas vezes o seu tempo livre, para que todos estejam alinhados com o seu objetivo e compreendam as restrições que ele traz temporariamente.

Além disso, quando o trabalho faz parte da rotina, é válido conversar abertamente com a empresa sobre as demandas de estudo, para contar com a compreensão dos supervisores sempre que necessário. Quando a relação é transparente e confiável, há maneiras de levar as duas coisas de forma equilibrada.

  • Compreender o seu momento

Por fim, o mais importante: ter certeza dos seus objetivos para manter o foco e a dedicação mesmo diante das dificuldades. Há dias que serão mais corridos ou cansativos? Sim, eles inevitavelmente virão. Mas basta lembrar que todos eles são momentâneos e necessários para que você chegue um pouco mais perto do seu objetivo final: obter o diploma de graduação que você deseja. E acredite: os esforços valem a pena!

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

ENEM, vestibular presencial ou redação online? Como ingressar na sua primeira graduação
01/02/2023

ENEM, vestibular presencial ou redação online? Como ingressar na sua primeira graduação

Como escolher o melhor curso de Medicina?
19/07/2021

Como escolher o melhor curso de Medicina?

Tecnologia em prol do aprendizado de qualidade
08/11/2022

Tecnologia em prol do aprendizado de qualidade